Lendo a Bíblia TODA em um ano - 31/03/2018 - 90º Dia


Bem vindos ao 89º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Hoje tenho duas ministrações, uma agora á tarde em Papucaia e á noite estou em Xérem, Mantiquira, conto com suas orações!

Como tenho dito por mais corrido que seja, e acreditem que é, não abro mão deste momento de jeito nenhum, pois este é sem dúvida o segredo do meu ministério "meu tempo a sós com Deus", poder compartilhar este tempo com vocês é maravilhoso.

Estamos como a somente 3 dias de encerrar I Samuel, e tem sido simplesmente tremendoo o seu estudo...

Entãooo vamos lá!!!


Hoje vamos estudar I Samuel 17, 18, 19 e 20 

I Samuel 17 - Vencendo Golias

Golias parou e gritou às tropas de Israel: "Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo.

Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão".
E acrescentou: "Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo".

Durante 40 dias os filisteus receberam esta proposta, ao vencer Gigante Golias os filisteus seriam seus escravos, mas se Golias vencesse Israel tornar-se-ia escravo dos Filisteus, ou seja, o futuro das nações na mão de um só homem.

Gigantes diariamente levantam-se contra nós e a proposta é exatamente a mesma, "se eu vencer eu te domino, mas se me vencer irá me dominar."

Quantas famílias dominadas pelo gigante da falta de respeito, da falta de perdão, do ressentimento, do ciúme e tantos outros...

Davi foi a mando do seu pai levar suprimentos e saber como seus irmãos estavam, ele deixou suas ovelhas com outro pastor e foi ao campo de Batalha e ao chegar lá viu o povo de Israel sendo humilhado por Golias e ficou indignado!

Porém quando decidimos reagir frente a um Gigante, opositores, situações levantam-se tentando nos deter, o primeiro opositor de Davi foi dentro da sua própria casa, certamente se fosse fora não machucaria tanto, mas foi de dentro da sua própria família.

Eliabe o irmão mais velho de Davi, ao perceber que Davi estava disposto a acabar com Golias tenta o diminuir, veja...


Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha".

E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar? "
Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.

Eliabe praticamente diz "Coloque-se no seu lugar, você não passa de um pastorzinho de poucas ovelhas".

Quantas vezes pessoas levantam-se para dizer "você não vai conseguir, você não vai vencer, é um projeto muito grande para você",  e quando isso acontece dentro da nossa casa machuca demais.

Mas este opositor não derruba Davi, a crítica não pára Davi, ele vivia uma vida da propósitos.

Agora Davi enfrenta o segundo opositor, a liderança da nação não acredita em Davi e também procura o diminuir, veja...


Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele".

Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade".
Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,
eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".

Quantas pessoas desistem porque sentem que seus líderes não acreditam neles, alguns afirmam "Meus líderes não me vêem", mas Davi não precisava da aprovação da família e nem da sua liderança, Davi era bem resolvido, ele tinha legado, DAVI SABIA QUEM ERA, ele não permitia que pessoas externas o definissem.

QUEM ME DEFINE É DEUS, sou o que Deus diz que sou, faço o que a Bíblia diz que faço, e posso o que a bíblia diz que posso.

Davi conta os bastidores da sua vida para Saul, situações que só ele e Deus sabiam, ele disse "Saul eu tenho legado, venci leões e ursos, e da mesma maneira vou vencer este gigante."

Agora Davi precisa vencer o terceiro opositor, Saul tenta colocar a armadura dele em Davi, quantas pessoas querem que vivamos suas histórias, seu jeito de ver, seu jeito de fazer, mas Deus tem uma forma individual de trabalhar com cada um, uma história para cada um, não é porque deu certo com alguém que vai dar certo para mim, veja...


Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça.

Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo,
e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.

Davi agora estava pronto para derrubar o gigante, e para isso conta não somente de uma funda e cinco pedras, mas na verdade o maior trunfo que tinha nas mãos era saber quem lhe daria a vitória, ele sabia que venceria aquela Batalha, pois DEUS ENTREGARIA O GIGANTE EM SUAS MÃOS.

Outro opositor que pode aparecer diante do gigante é depender da funda, acreditar na força do braço, na capacidade intelectual. Davi sabia a vitória viria de Deus.



E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".

Quantas vezes paramos diante de opositores, nem chegamos perto do gigante efetivamente, mas hoje Deus quer que vençamos todos os opositores, e que vençamos cada gigante que se levante contra nós! Decida avançar, decida não paralisar!



I Samuel 18 - Guarde o seu coração da inveja

todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas.
Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares".
Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? "
Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.
1 Samuel 18:6-9

Davi com a benção de Deus, destaca-se a cada batalha e o povo reconhecia isso...

As mulheres cantavam uma canção que fazia o coração de Saul encher-se de inveja.

Inveja é um sentimento maligno fruto de uma insatisfação pessoal.

Uma pessoa invejosa não está satisfeita com o que tem, com o que é, nada que tem é suficiente, o do outro é sempre melhor.

A bíblia fala que a inveja é destrutiva, muitas pessoas são destruídas pela inveja, veja...

a inveja destrói o tolo.
Jó 5:2

A Bíblia afirma que quem anda no espírito não sente inveja, veja...

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:25,26

Mais do que isso a inveja adoece, existem pessoas doentes por causa da inveja.

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30

Quem ama não tem inveja, quem é movido pelo amor de Deus não tem dificuldade de ver o outro crescer.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
1 Coríntios 13:4

Precisamos ser bem resolvidos com o que temos e somos.

Se o outro cresce devo me alegrar com ele, porque como corpo cresço junto!

Precisamos do contentamento do céu, e nunca devemos ser movidos por inveja.

Nesse dia abra mão de toda a inveja, e alegre-se com o sucesso, a honra que aqueles que estão recebendo á sua volta, do contrário terá uma alma adoecida o resto da vida.

Quantas igrejas em guerra por causa da inveja, tenho dito e repito Jesus não morreu para nos dar uma carreira, importa que Cristo cresça, e não importa quem Deus usará para isso!



I Samuel 19 - Escapando das lanças

Saul tentou encravá-lo na parede com sua lança, mas Davi desviou-se e a lança encravou na parede
1 Samuel 19:10

Quantas lanças são lançadas diariamente sobre a nossa vida.

Precisamos, no entanto, da capacidade de Davi de escapar das lanças.

Existem pessoas que são vulneráveis, qualquer lança os pára, desanima, mas hoje Deus quer te ensinar a desviar da lança e isso é possível com a armadura de Deus.

O escudo da fé (Efésios 6.16) neutraliza o poder da lança que vem para te paralisar.

A fé é imprescindível na vida do filho de Deus, o justo vive pela fé (Hebreus 10.38) o problema é em quê você tem depositado a sua fé.

A lança só tem o efeito que você permite que tenha, proteja seu coração, sua mente, sua alma com a Palavra e nenhuma lança terá espaço para te perfurar.

Quando o homem mau lançar a lança, aquilo que crê, o escudo da fé prevalecerá, a Palavra de Deus te definirá, e te sustentará de pé, te fará escapar, lança nenhuma te atingirá.

Não seja presa fácil, prepare-se para escapar!

Não permita que nenhuma lança te paralise.

Mais do que isso, faça do Senhor o seu esconderijo, esconda-se diariamente no Senhor e viverá estas promessas...

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Salmos 91:1-7



I Samuel 20 - O valor da amizade

Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas, com o rosto no chão. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas.
E ele disse a Davi: "Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do Senhor, dizendo: ‘O Senhor para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes’ ".
Então Davi partiu
1 Samuel 20:41-43

O poder de uma amizade, em I Samuel vemos a história linda de uma aliança, de um amigo que protegeu o seu amigo, a amizade de Jônatas e Davi.

Estamos vivendo um tempo em que cada vez menos alianças de amizade são feitas.

As amizades são superficiais , temos 5000 amigos no Facebook, mas na vida real não podemos contar com nenhum, choramos sozinhos.

A Bíblia fala do poder da amizade...

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.
Provérbios 17:17

Precisamos construir laços de amizade sinceras, profundas...

Algumas pessoas foram feridas e por isso não conseguem confiar, entregar-se mais, eu mesma já fui assim, mas Deus me ensinou a necessidade de ter aliança de amizades.

Acredite não existe o amigo perfeito na terra, você não é amigo perfeito, você erra, o único que é perfeito, que nunca vai te ferir é Jesus.

Deus nos ensina com os amigos, o valor do perdão.

Os amigos são ferramentas usadas por Deus para nos lapidar.

Já fui ferida sim, e acreditei que pessoas eram minhas amigas, quando na verdade me feriam no escuro, mas aprendi que quem não está hoje do meu lado, na verdade nunca esteve.

Aprendi que não posso perder o que nunca tive.

Mas existem amigos mais chegados que irmãos, que estão sempre do meu lado, nos ferimos, perdoamos, nos abraçamos e seguimos em aliança até á eternidade.

É tempo de construirmos alianças de amizade, em uma geração rasa, faça algo inédito seja profundo.


Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
Eclesiastes 4:10



Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia decido não paralisar diante dos opositores, e nem diante de nenhum gigante. Decido ser feliz com o que tenho e o que sou, e mais do que isso quero comemorar o crescimento daqueles que estão á minha volta! Importa que o Reino de Deus se estabeleça e não importa quem Deus usará para isso. Senhor me livre das lanças que possam ser atiradas contra mim. Ajude-me a fazer boas alianças, bons amigos que estejam ao meu lado nos dias difíceis, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindooo
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii






Veja outras devocionais aqui

comentários