Lendo a Bíblia TODA em um ano - 26/03/2018 - 85º Dia


Bem vindos ao 84º dia do Projeto Café com Vida Diária!!!

Ontem estudamos o livro de Rute, e hoje iniciaremos I Samuel.

Até o momento estamos assim:

Gênesis 🆗, Jó 🆗, Êxodo 🆗, Levítico 🆗, Números 🆗, Deuteronômio 🆗, Josué 🆗, Juízes 🆗, Rute 🆗.

Vamos fechar este mês com I Samuel, vamos encerrar este livro no dia 03/04/2018.

Entãoo vamoos lá!!!



Hoje vamos estudar I Samuel 1, 2 e 3

I Samuel 1 - Transformando o meu Ramá em Siló

Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia.




Perceba que este não tinha sido o primeiro ano que Elcana, Ana e Penina iam a Siló, na verdade eles o faziam ano após ano. Siló era um centro de adoração a Deus, é onde ficava a arca do Senhor.

Vemos aqui uma família em crise, Ana tinha o amor de Elcana, mas era amargura, perturbada de espírito porque era estéril, Penina tinha filhos, mas era amargurada porque não tinha o amor de Elcana, e por sua vez Elcana era infeliz porque não sentia que seu amor bastava para Ana...

Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos"


Veja que ninguém está feliz nesta família, ninguém está satisfeito com o que tem.

A ingratidão, e falta de contentamento é como câncer quando mal resolvido, precisamos ser gratos pelo o que temos, e aprender como temos dito inúmeras vezes, a sermos felizes em toda e qualquer situação, do contrário esta área mal resolvida da nossa vida irá estragar as demais que estão boas.

A Ana não conseguia alegrar-se com o amor de Elcana, e Penina não conseguia alegrar-se com os filhos, e por sua vez Elcana não conseguia alegrar-se com a amargura de Ana, o casamento deles aparentemente estava sendo atingido.

Todo o ano Ana saia de Ramá e ia para Siló, amarga, mas voltava amarga, Penina saia rixosa e voltava rixosa, Elcana ia mal amado e voltava mal amado.

A bíblia diz que "estamos rodeados pelo um grande número de testemunhas" (Hebreus 12.1), e acredite existem pessoas que não vão para o nosso Siló, porque não entendem o que tem de errado, nos vem ano após ano, indo para Siló, mas o Ramá não muda, continua a mesma coisa.

Em um ano Ana foi para Siló disposta a mudar o seu Ramá, veja...

e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.


Ela derramou seu coração diante de Deus, deixou em Siló toda amargura de alma, e seu Ramá foi transformado.

Eli respondeu: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu".

Ela disse: "Espero que sejas benevolente para com tua serva! " Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido.

Veja que Ana volta para Ramá em paz, ela comeu, e seu rosto não estava mais abatido, antes ela não comia e ficava amargurada.

O que aprendo aqui, é que gente amargura e perturbada de espírito NÃO GERA, Ana agora estava liberada para gerar.

A questão agora já nem era o filho, porque ela prometeu que o devolveria a Deus, e devolveu, Samuel foi dedicado ao Senhor, mas a questão é que Ana não aguentava mais sair ano após ano de ramá e ir para Siló para não mudar nada, ela estava determinada a mudar.

Quantos estão como Ana, Elcana e Penina, ano após ano estão saindo de Ramá e vão para Siló (Igreja), mas sua vida não muda, o ramá não muda, sai perturbado de espírito e volta do mesmo jeito, sai amargurado e volta do mesmo jeito, sai mal amado e volta do mesmo jeito.

Decida hoje mudar o seu ramá em Siló.


I Samuel 2 - O perigo da omissão

O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.


Deus nos surpreende, faz muito além do que podemos imaginar, Ana não somente teve um filho, mas teve O filho, Samuel foi sacerdote, Juiz e profeta, e além de Samuel teve 3 filhos e duas filhas.

Ao abrir mão da amargura e pertubação de espírito em Siló, seu Ramá foi totalmente transformado, sua madre foi aberta e viveu o novo de Deus.

Somente poderemos ver nosso Ramá transformado, quando aprendermos a deixar em Siló todas as dores, tem um hino muito conhecido que fala sobre isto...

"Quando tudo perante o Senhor estiver, e todo o teu ser ele controlar, só então hás de ver que o Senhor tem poder, quando tudo deixares no altar."


Este capítulo fala também da omissão de um pai, a omissão do profeta Eli.

Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro.

Por isso lhes perguntou: "Por que vocês fazem estas coisas? De todo o povo ouço a respeito do mal que vocês fazem.
Não, meus filhos; não é bom o que escuto se espalhando entre o povo do Senhor.
Se um homem pecar contra outro homem, os juízes poderão intervir em seu favor; mas, se pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? " Seus filhos, contudo, não deram atenção à repreensão de seu pai

Eli não trava seus filhos, é omisso e esta omissão acaba custando muito caro.


E o que acontecer a seus dois filhos, Hofni e Finéias, será um sinal para você: os dois morrerão no mesmo dia.

Quantos pais perdendo seus filhos para o mundo, para os vícios, o pecado, porque são omissos, não sabem dizer NÃO.

Os pais precisam exercer autoridade na vida dos seus filhos, devem impor limites, e corrigir enquanto é tempo, a omissão custa caro.

Não tenha medo de dizer NÃO, não tenha medo de impor limites, não tenha medo de corrigir seu filho em amor, sem ferir sua alma, mas mostrando que não abrirá mão dele, de que não abrirá mal da sua alma.

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.


I Samuel 3 - Dias de Eli

O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram freqüentes.


Precisamos ter cuidado para não viver os Dias de Eli, onde o Senhor raramente falava e as visões não eram frequentes.

Quantos estão vivendo como nos dias de Eli, não conseguem ouvir mais as voz de Deus com frequência, e não tem visão espiritual, estão cegos espiritualmente.

Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar


Muitos estão assim... mas hoje Deus quer restaurar a sua visão espiritual, abrir seus ouvidos para voltar a reconhecer a sua voz.

Por sua vez Deus fala com Samuel a primeira vez, o chama duas vezes mas Samuel não identifica a sua voz, e acredita ser Eli que está o chamando, na terceira vez Eli entende que Deus quer falar com Samuel e o orienta diga "fala Senhor que o teu servo ouve".

Veja que Eli sabe o que fazer, ele ensina, mas não não vive, e quantos estão assim... sabem o que fazer, ensinam, mas não vivem.

Samuel escuta então a voz de Deus pela primeira vez, e isso é reconhecido por todos, todos vem que ele tem intimidade com Deus, o reconhecem como profeta.

Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.



Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia quero transformar o meu Ramá em Siló, quero deixar aos seus pés tudo o que pode me impedir de gerar no reino espiritual. Me ajude a corrigir os meus filhos em amor, não me permita cometer o pecado da omissão. Senhor Jesus, neste dia não quero viver como nos dias de Eli, dias em que sua voz era raramente ouvida, e as visões não eram frequentes, quero ouvir sua voz todos os dias, e quero ter visão do teu Reino, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii















Veja outras devocionais aqui

comentários