Lendo a Bíblia TODA em um ano - 22/03/2018 - 81º Dia


Bem vindos ao 80º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Hoje volto para uma série de ministrações, hoje estarei em Caxias na IMW Lote XV, amanhã estarei em Tereópolis na Igreja Batista da Lagoinha, sábado estarei em Comendador Soares e domingo estarei na IMW de Boiúna, na Taquara, sigo contando com suas orações.

Estamos estudando o livro de Juízes e para mim tem sido tremendo, como Deus tem falado comigo neste livro belíssimo, e temos que aproveitar porque ele encerra em dois dias,  dia 24/03/2018 terminaremos mais um livro.

Dia 25 estudaremos o livro de Rute, todos os seus 4 capítulos, isso mesmo, dedicaremos todo o dia 25 a meditar neste livro simplesmente extraordinário.

Não fique pelo caminho, quero te ver no final, tem alguém em dia aí??? Grita "EU" nos comentários, e desde já meus parabéns!

Agora vamos lá!


Hoje vamos estudar Juízes 13, 14 e 15

Juízes 13 - O clamor de um pai

Então Manoá orou ao Senhor: "Senhor, eu te imploro que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer".


O ciclo se repete, novamente os israelitas voltam a pecar, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus, e eles sofreram na mão deles por 40 anos, 40 anos de sofrimento provocado por eles mesmos.

Deus por mais uma vez levanta um libertador, Manoá do clã da tribo de Dã, tinha uma mulher estéril, mas Deus abre a sua madre, e ela tem um bebê, que tornou-se um dos personagens mais conhecidos da Bíblia, Sansão.

Um anjo avisa a esposa de Manoá que ela vai ter um filho, mas que ele viria com um propósito, Deus o usaria para libertar o povo de Israel dos filisteus.

Quando a mulher de Manoá conta para ele que teria um filho especial, para uma missão especial, Manoá implora que o mensageiro volte para ensinar como criar seu filho, Deus o atende, veja...

perguntou: "És tu o que falaste com a minha mulher? " "Sim", disse ele.

"Quando as suas palavras se cumprirem", Manoá perguntou, "como devemos criar o menino? O que ele deverá fazer"

Manoá compreendia que este filho não era seu, ele somente cuidaria dele para Deus, ele somente seria um mordomo, e sua preocupação é "como devo o criar? afinal ele é de Deus".

A pouco tempo tive a alegria de cuidar de um dos meus sobrinhos, e a minha preocupação é "Qual a rotina? Qual a hora e quantidade dos remédios? O que pode e não pode comer?" 

Muitos pais hoje esquecem que seus filhos não são seus, e não se preocupam com a forma como o Pai quer que cuide deles... 

Já citei este texto em outros momentos, mas vejo este texto como uma carta que o Pai entregou aqueles que cuidariam dos seus filhos...


Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Deuteronômio 6:5-9

E isso que escuto quando faço a pergunta de Manoá, "como devo criar meus filhos?"

Decida criar seus filhos hoje como para o Senhor, quantas vezes fez a pergunta de Manoá?? Que este seja o nosso clamor neste dia como pais e mães "Ensina-nos Senhor a criar nossos filhos, de uma maneira que Glorifique o teu nome".




João 14 - Comedor de Mel de Leão Morto

O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera.
Então foi conversar com a mulher de quem gostava.
Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel.
Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão.
Juízes 14:6-9

Seus pais tinham a expectativa de Sansão crescer e libertar os israelitas do jugo dos filisteus, mas a Bíblia relata neste capítulo que Sansão chega em casa e diz que se apaixonou por uma filistéia.

Existem pessoas que se apaixonam por filisteus, ao invés de expulsar da terra, se enamoram, alimentam leões, ninam ursos e dormem com gigantes.

No caminho para Timna, um leão o ataca, com a ajuda de Deus ele mata o leão, alguns dias depois quando voltou para casar-se com a filistéia, saiu do caminho para ver o cadáver do leão morto, e encontrou dentro dele mel, ele pegou o mel comeu e ainda deu para seus pais.

Existem muitas pessoas agindo como Sansão, matam o leão e depois voltam para comer mel de leão morto! Matou para quê voltar?? 

São pessoas que não saem do lugar, estão sempre retrocedendo... Resolvem situações, matam verdadeiros leões e depois tornam para comer mel desse leão que já estava morto, decida avançar hoje!!

Perceba que ele não come o mel sozinho, dá também para seus pais que não sabendo a origem do mel comem! Existem pessoas que ao voltar para leões que já tinham matado, não apenas sofrem, mas fazem sofrer suas famílias, suas decisões não afetam só sua vida, mas afetam toda a sua família, então mude não só por você, mas também para não prejudicar aqueles que ama.

Quantos filhos chorando baixinho, ao ver seus pés brigando vez após vez pelo o mesmo leão, matam e depois voltam no mesmo leão morto!

Decida parar de sofrer hoje mesmo, decida não fazer mais sua família sofrer, pare de voltar a leões mortos, matouu??? avance... 


Juízes 15 - Vingança


Sansão lhes disse: "Já que fizeram isso, não sossegarei enquanto não me vingar de vocês".

Sansão era muito impulsivo, vingativo, faltava em sua liderança estabilidade emocional (para saber mais sobre este assunto torne-se um seguidor deste blog, e receberá um e-book totalmente gratuito onde nos aprofundamos neste tema).

Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.

E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.
Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.
Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma.

Quando os convidados de Sansão perceberam que não conseguiriam decifrar o enigma ameaçaram a esposa de Sansão de a queimar viva e queimar a casa do seu pai. Ela com medo arranca de Sansão a resposta, e informa os convidados, Sansão mata 30 ascalonitas para pagar sua promessa.

Sansão com raiva não volta para sua esposa, vai para a casa do seu pai, por conta disso, o pai da moça a entrega para o companheiro de Sansão, um amigo que o acompanhou no seu casamento.

Perceba este casamento em crise, por falta de transparência, diálogo e de estabilidade emocional.

A esposa de Sansão não foi transparente com ele, podia ter falado para ele o que estava acontecendo, que estava sendo ameaçada, certamente seu esposo a protegeria, mas ela omitiu e esta omissão, esta falta de transparência e de diálogo no casamento trouxe um final trágico, ela acabou queimada viva com o seu pai!

Ela entrega o segredo para não ser morta, e acaba morta do mesmo jeito.

O que não pode faltar em um casamento é transparência, diálogo, é muito perigoso a omissão, muitos dizem "não estou mentindo, estou omitindo", cuidado o fim pode ser trágico, a base de um relacionamento é a confiança, a transparência, sinceridade.

Sansão ao perceber que foi traído volta para a casa dos seus pais, não vai para casa resolver com sua esposa, e como resultado disso perdeu o casamento.

A bíblia nos ensina...

não se ponha o sol sobre a vossa ira.

OU SEJA RESOLVA! NÃO DURMA SEM RESOLVER O  PROBLEMA COM O SEU ESPOSO (A).

Outro erro é querer envolver pai, mãe, família em assuntos conjugais, nossos problemas conjugais devem ser resolvidos a sós diante de Deus...

Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Não fale mal do seu cônjuge para sua família, proteja seu casamento!

Voltar para casa, sair de perto da sua esposa custou o casamento de Sansão, e tem custado o casamento de muitos.

Quando Sansão descobre que sua esposa tinha sido dada para seu companheiro, se vinga...

E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.

E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.

Esta atitude provoca a morte da sua esposa e do seu sogro.

A vingança é um veneno, é como colocar combustível em cima do que já está pegando fogo, a bíblia diz que somos pacificadores.

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.


O pacificador não coloca combustível em uma questão, coloca água, "a palavra branda ameniza o furor, mas a dura suscita ira" (Provérbios 15.1).

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.

Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


Quantos casamentos acabando pelos mesmos motivos de Sansão?? Decida hoje tomar as decisões certas com o seu casamento, o proteja de todo ataque externo, tenha estabilidade emocional, transparência, não haja por impulso, decida retribuir o mal com o bem.

DECIDA SER FELIZ EM SEU CASAMENTO HOJE!


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia faço o clamor de Manoá, me ensine a criar meus filhos para a Tua Glória. Decido hoje, que ao matar um leão não voltarei atrás, mas avançarei rumo á vida plena que tem para mim e minha família. Abro mão neste dia de toda vingança, protejo meu casamento de todos os perigos externos, e para isso te peço estabilidade emocional, me ajude a ser transparente com meu cônjuge, proteja minha família neste dia, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixe de assistir!




Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii







.



Veja outras devocionais aqui

comentários