Lendo a Bíblia TODA em um ano - 19/03/2018 - 78º Dia


Bem vindos ao 77º dia do Projeto Café com Vida Diária

Hoje vamos iniciar o livro de Juízes, um livro que fala sobre um ciclo de pecado recorrente, e de um tempo em que a nação de Israel não tinha rei.

O povo se afastava de Deus, como consequência seus inimigos os atacavam, neste momento voltavam-se para Deus, Deus os ouvia levantava um juiz para libertar o povo, mas logo o ciclo voltava, o povo novamente pecava e se afastava de Deus.

Alguém pode dizer, "o povo de Israel não avança, está sempre no mesmo lugar", e muitas vezes percebemos que áreas da nossa vida ficam exatamente assim, paralisadas no mesmo lugar por anos, mas quero profetizar que enquanto estudamos o livro de Juízes Deus destravará áreas da nossa vida que por anos ficaram travadas, e viveremos o novo de Deus.

É tempo de pararmos de chorar pelas mesmas coisas, de pedirmos perdão a Deus anos e anos e anos pelas mesmas coisas, é tempo de AVANÇAR, em direção a um tempo extraordinário que Deus tem para nós.

Então vamos este novo tempo em nossas vidas, vamos lá??? 

Pegue sua bíblia de letra grande, seu caderno de estudo, um lápis de cor de sua preferência, uma xícara de café, chá ou quem sabe um suco refrescante, e vamos iniciar o estudo de mais um livro.


Hoje vamos estudar Juízes 1, 2, 3 e 4 

Juízes 1 - O que você não domina te dominará

Quando Israel se tornou forte, impôs trabalhos forçados aos cananeus, mas não os expulsou completamente.


Juízes inicia relembrando de um problema plantado pelo povo de Israel, problema este plantado com sementes de desobediência, e por todo o livro de Juízes veremos a colheita desta semeadura.

Deus mandou que expulsassem completamente todos os "eus", mas ao contrário disso como vimos no livro de Josué, ao entrar na terra da promessa, decidiram negociar com os "eus", daquela terra, "vocês nos servem e assim os deixaremos ficar, farão trabalhos forçados."

Não podemos permitir que nenhum "Eu", fique nesta terra, porque aquilo que não dominarmos, certamente irá nos dominar.

Até o final deste mês irei disponibilizar para todos os seguidores do blog o livro estabilidade emocional (se ainda não apertar em seguir corre lá que ainda dá tempo), e o personagem central deste livro será Davi.

Davi foi um homem que dominou leão, urso, gigante, mas não conseguiu dominar a si mesmo, não conseguiu dominar seu "eu" e acabou pecando com Bete-Seba, assassinando Urias o marido dela, mentindo, enganando, ou seja, aquilo que não dominou, o dominou.

O que você precisa dominar hoje?? Não negocie nem por um minuto, decida hoje mesmo, expulsar completamente todos os "eus", do contrário aquilo que não dominar, te dominará!



Juízes 2 - NÃO FAÇAM ACORDO, com os povos desta terra


vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão os altares deles. Por quê vocês não me obedeceram?
Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês".
Quando o anjo do Senhor acabou de falar a todos os israelitas, o povo chorou em alta voz,


Veja a confirmação do que afirmei acima, aquilo que não domino, me dominará!

Deus avisou, "não negociem com seus inimigos, não os deixem na terra, mas agora que deixaram eles serão os seus adversários, eles os dominarão".

É neste momento que Deus levantava juízes para salvar o povo da opressão dos seus adversários, Deus ouvia os gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam.

No entanto, era só o juiz morrer que o povo voltava para caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, adorando outros deuses.

Ou seja, Deus levantava Líderes, para exortar o povo, cuidar do povo, ensinar, mas quando ficavam longe destes líderes esqueciam de tudo o que aprenderam, do que ouviram.

Quantos hoje também se comportam assim, vão para a casa de Deus, e Deus usa um líder do altar para orientar, ensinar, aconselhar, no momento em que estão ali, determinam "VOU MUDAR, NUNCA MAIS SEREI ASSIM", mas quando se afastam da casa de Deus, de perto destes líderes se esquecem de tudo, e até fazem pior do que estavam fazendo.

São pessoas que precisam de muletas espirituais, não conseguem andar sozinhos, quando estão sozinhos caem...

Hoje Deus quer que você possa cumprir suas promessas diante Dele em sua casa!

Você é o que faz, quando ninguém está te vendo, o que faz quando seus líderes, os irmãos da Igreja não estão vendo! Quando o Juiz não estiver mais lá, ainda assim você se manterá fiel.


Juízes 3 - Morando com muitos "Eus"

Os israelitas viviam entre os cananeus, os hititas, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

Tomaram as filhas deles em casamento e deram suas filhas aos filhos deles, e prestaram culto aos deuses deles.
Os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, pois esqueceram-se do Senhor seu Deus e prestaram culto aos baalins e aos postes sagrados.

Como consequência Deus entregou Israel nas mãos do rei da Mesopotâmia, e ele oprimiu Israel por 8 anos.

Perceba que existem lutas que vem por que vem, afinal Jesus avisou "no mundo tereis aflições" (João 16.33), mas ele promete vitória frente a estas aflições...

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

Agora existem Batalhas provocadas, lutas que vem fruto de desobediência, perceba que o povo de Israel provocou uma dor de 8 anos.

Esta dor poderia ter sido evitada, esta batalha poderia não ter sido provocada!

Quando a Batalha vem porque vem, é natural do mundo, Deus nos promete proteção, não nos atingirá, mesmo depois de tudo permanecemos inabaláveis (Efésios 6.13).

Mas o que dizer quando provocamos batalhas que nos abalam, nos atingem, que roubam nossas forças, nossa alegria e paz?

Mas o povo clamou ao Senhor, e Deus levantou um libertador, Otoniel, o irmão mais novo de Calebe. Deus não desiste de nós, e quantas vezes você clamar, Deus te ouvirá!  Mas com isso atrasamos os projetos de Deus em nossa vida e passamos por situações dolorosas que podíamos ter evitado.

A terra depois de Otoniel teve paz por 40 anos, até que Otoniel morreu, e aí volta o ciclo novamente!

O povo de Israel fez o que o Senhor reprovava, e Deus os entregou na mão do rei de Moabe.

Durante 40 anos seguiram a liderança de Otoniel, mas ele morreu, e quando os olhos do líder não estavam mais sobre eles caem outra vez, e a paz acaba, provocam uma nova batalha.

Enquanto estou escrevendo estou vigiando a Ana andando de patins e Davi brincando de bicicleta, e Pedro correndo atrás dos dois (risos).

A Ana e Davi inventaram a brincadeira da Ana segurar a Bicicleta de Davi e ele a empurrar no patins, lógico que não deu certo, deu um tombo, mas graças a Deus não foi nada, só arrancou deles boas gargalhadas, mas avisei "cuidado com essa brincadeira".

Resolveram tentar de novo, e claro que não deu certo novamente a Bia caiu no chão, desta vez machucou, ela disse "mamãe esta doeu", eu respondi "você vai precisar cair mais quantas vezes para entender que não dará certo esta brincadeira?"

Bem, a Ana entendeu e mudaram a brincadeira ...

Mas em Juízes veremos o povo de Israel caindo vez após vez, se machucarem vez após vez, vão provocar inúmeras batalhas, sem mudança.

A pergunta do dia é até quando??? Vai se machucar mais quantas vezes para entender que precisa mudar?

O rei de Moabe se levanta contra Israel, novamente eles clamam a Deus, Ele ouve e levanta mais um libertador, levanta Eúde, matam cerca de 10 mil moabitas, e a terra teve paz por 80 anos.

Depois de Eúde Deus levanta Sangar, filho de Anata, que mata 600 filisteus, ele também foi levantado como libertador de Israel.

Veja que sempre que o povo de Israel se volta para Deus, Deus se volta os libertando dos seus inimigos e dando para eles um tempo de paz.



Juízes 4 - Volte á tamareira.

Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época.

Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.
Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: "O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.
Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom mulher, e os entregará em suas mãos".



Depois da morte de Eúde, novamente os israelitas se afastam de Deus, e novamente provocam uma batalha, agora contra Jabom, rei de Canaã, que reinava em Hazor.

Desta vez Deus levanta uma mulher, Débora, que não abria mão da tamareira, e na Tamareira Deus dava direção, e Deus a usava como resposta para uma nação.

Literalmente Débora ficava o dia todo ouvindo problemas, resolvendo problemas, escuto algumas pessoas dizendo "só me procuram para trazer problemas", pois esta era a vida de Débora, e era assim porque reconheciam nela unção, sabedoria, que era especial.

Então quando alguém te procurar para trazer um problema louve ao Senhor, porque alguém está reconhecendo em você autoridade, esta reconhecendo que é RESPOSTA.

Existem muitas pessoas que ao invés de ser resposta, são problema, como Jonas que trouxe a tempestade para toda uma tripulação, veja...

Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês".


Minha oração é que neste dia Deus te levante como resposta para muitos!

Baraque reconhece tanto em Débora que ela é resposta, tem autoridade, que se recusa a entrar na batalha sem ela, "Se você não for eu não vou".

Debaixo da tamareira Deus dá estratégia a Débora para acabar com um sofrimento de 20 anos, por 20 anos Jabim oprimiu cruelmente o povo de Israel.

Debaixo da tamareira Deus tem estratégia, o problema é que muitos tem deixado a tamareira e estão vivendo por anos e anos situações dolorosas, cruéis, volte HOJE MESMO para a tamareira, para um lugar de encontro com Deus, porque hoje Deus tem estratégia para você!

No ponto alto da batalha, Sísera o capitão do exército de Jabim foge a pé para a tenda de Jael, mulher do queneu Héber, pois havia entre Jabom e o rei de Hazor um acordo de paz.

No entanto, Sísera não sabia que Jael não era mulher de dividir sua tenda com inimigo algum.

Sísera orienta Jael "Se alguém passar e perguntar se há alguém aqui responda que não", ou seja, viva de aparência, minta, viva uma mentira, diga que está tudo bem sem estar, mas Jael não aceita essa proposta, ela não quer viver de aparência.

Tem estaca na tenda de Jael, ela pega uma estaca da tenda e mata o inimigo, mata Sísera.

Tem estaca na sua tenda, não aceite dividir o espaço da sua tenda com nenhum inimigo, hoje Deus te dá vitória!

Volte á tamareira, ao lugar secreto entre você e Deus, lá Deus tem estratégia.




Vamos orar???

Senhor  Jesus neste dia não quero semear sementes de desobediência, não quero ser dominado e sim dominar o meu "Eu", me dê estabilidade emocional. Decido neste dia não fazer acordo com nenhum inimigo da minha alma, com o pecado, mas lutarei para os expulsar completamente. Não aceito dividir a minha terra com "EUs" que me ferem e me machucam. Hoje digo que não abrirei mão da tamareira, do meu secreto contigo, te peço que me dês estratégias para vencer batalhas, e acima de tudo determino não dividir minha tenda, mas levantarei a estaca e vigiarei a minha tenda, a minha casa, de todo e qualquer inimigo, em nome de Jesus, amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver de jeito NENHUM...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii













Veja outras devocionais aqui

comentários