Lendo a Bíblia TODA em um ano - 24/03/2018 - 83º Dia


Bem vindos ao 82º dia do Projeto Café com Vida Diária...

Hoje vamos terminar o livro de Juízes, mais um livro concluído, meus parabéns a todos...

Hoje estamos assim...

Gênesis 🆗
Jó 🆗
Êxodo 🆗
Levítico 🆗
Números 🆗
Deuteronômio 🆗
Josué 🆗
Juízes 🆗

Amanhã vamos estudar o livro de Rute, como só tem 4 capítulos, o estudaremos em um dia, este livro é tão extraordinário, que dedico um capítulo inteiro do meu primeiro livro "Eu tive onde chorar, uma jornada de 30 dias para a cura emocional", a ele, vai ser tremendoo poder o rever com vocês!

Então vamos lá, encerrar mais um livro que muitoo me ensinou, e ensinará, sou sempre muito ministrada em Juízes...


Hoje vamos estudar Juízes 19, 20 e 21 

Juízes 19 - Um casamento em ruínas

Mas ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para a casa do seu pai, em Belém de Judá. Quatro meses depois,

seu marido foi convencê-la a voltar


Este capítulo inicia falando de um casamento em crise, e crise esta gravíssima.

A bíblia relata que um levita toma uma concubina de Belém de Judá para si, as concubinas de um modo geral eram escravas, eram compradas para o serviço de esposa, eram tratadas como esposa, a exemplo de Agar (concubina de Sara), Bila (concubina de Raquel) e Zilpa (concubina de Lia), foram servas que se tornaram concubinas (Gênesis 16 e 30).

Quero neste dia fazer uma correlação, neste primeiro momento com o Levita e concubina, com Cristo e a Igreja.

Cristo nos comprou, e hoje somos sua noiva (Apocalipse 19.7)! Assim como levita toma, adquire esta esta concubina para ser sua, a Igreja também foi tomada para ser noiva de Cristo, no entanto, a concubina deste texto foi INFIEL.

A concubina não foi fiel ao levita, o deixou e voltou para a casa do Pai, retrocedeu.

Quantas vezes como noiva, somos infiéis ao noivo, trocando por tantas coisas, o deixando esperar para nossos encontros diários.

Não dedicando tempo a ser preparada e adornada por intermédio da Palavra, da oração e da consagração, não preservando as vestes brancas, sem mácula, sem ruga... como noiva hoje VOCÊ ESTÁ PREPARADO (a) PARA JESUS TE LEVAR AGORA??

Fecho aqui esta correlação, porque infelizmente este levita não trata a concubina como Cristo trata Igreja.

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
Efésios 5:25-28

Este levita infelizmente não agiu assim, e o fim foi trágico, assombrosamente trágico.

Ele espera 4 meses para ir atrás da sua concubina, talvez por orgulho, por estar ferido com sua infidelidade, por estar ressentido.

Disse ontem e volto a repetir, um dos maiores problemas do casamento é porque não obedecemos a seguinte determinação...

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,

e não dêem lugar ao diabo.


A ordem é resolva NO MESMO DIA, não leve o mal para outro dia.

Dizem que o tempo é o maior remédio, mas se fosse assim ninguém precisaria entrar na sala do médico, era só passar um tempo na fila de espera do consultório e seríamos curados.

Na verdade o tempo pode ser fatal, alguém que hoje está com uma gripe e não se trata, pode se tornar uma pneumonia e dependendo da gravidade levar a óbito.

Tem remédio para as suas feridas HOJE, a questão é quando irá aplicar em sua ferida... alguns como eu por muitos anos fiz, até aceitam o remédio de Deus, mas quando a ferida está cicatrizando voltam e arrancam as cascas, impedindo assim que a ferida seja curada.

O levita esperou 4 meses para lutar por sua concubina, no entanto, ao chegar lá foi bem recebido, aparentemente seu sogro o via como um bom partido.

A mulher o levou para dentro da casa do seu pai, e quando seu pai o viu, alegrou-se.

O sogro dele, pai da moça, o convenceu a ficar ali; e ele permaneceu com eles três dias; todos eles comendo, bebendo e dormindo ali.


Quantas famílias sofrendo pelas rupturas de casamentos, quantos filhos chorando a separação dos seus pais, este sogro se alegra com a possibilidade da restauração do casamento da sua filha, e neste dia eu quero profetizar restauração sobre todos os casamentos feridos que acompanham este projeto.

Então, quando o homem, com a sua concubina e com o seu servo, levantaram-se para partir, o seu sogro, pai da moça, disse outra vez: "Veja, o dia está quase acabando, é quase noite; passe a noite aqui. Fique e alegre-se. Amanhã de madrugada vocês poderão levantar-se e ir para casa".

Não desejando ficar outra noite, o homem partiu rumo a Jebus, isto é, Jerusalém, com dois jumentos selados e com a sua concubina.
Quando estavam perto de Jebus e já se findava o dia, o servo disse a seu senhor: "Venha. Vamos parar nesta cidade dos jebuseus e passar a noite aqui".
O seu senhor respondeu: "Não. Não vamos entrar numa cidade estrangeira, cujo povo não seja israelita. Iremos para Gibeá".


Minha mãe sempre disse "quando não se ouve conselho, o corpo padece", e neste caso, como padeceu...

O sogro disse "está ficando tarde, deixe para ir amanhã bem cedo", mas o levita não atendeu seu pedido.

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.


Agora o servo do Levita dá mais um conselho ao levita que não é atendido, mas desta vez é coerente sua decisão... o servo quer passar a noite em Jebus, mas o levita diz "vamos passar a noite em uma cidade de Israel, ou seja, com o nosso povo, vamos para Gibeá."


O que o levita não esperava era ser ferido pelo seu povo! O que não esperamos é que aconteça na nossa casa, é na nossa Igreja, não é mesmo?? 

Mas normalmente o lugar que somos mais feridos é dentro da nossa casa, no meio da nossa igreja, e porquê? Porque doí mais, porque se fossemos feridos pelos os de fora não machucaria tanto, o inferno sabendo disso usa o que doí mais, mas o que precisamos saber é o que tenho dito inúmeras vezes.

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.


Pessoas deixam-se usar pelo inferno, mas nossa briga não é contra quem é usado, mas contra quem está usando para nos ferir.

Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


O levita é ferido pelo seu povo! 

Ali entraram para passar a noite. Foram sentar-se na praça da cidade. E ninguém os convidou para passarem a noite em casa.

Naquela noite um homem idoso procedente dos montes de Efraim e que estava morando em Gibeá ( os homens do lugar eram benjamitas ), voltou do seu trabalho no campo.
Quando viu o viajante na praça da cidade, o homem idoso perguntou: "Para onde você está indo? De onde vem? "


Quantas vezes os dentro não nos veem, não notam nossa dor, não nos ajudam, e de onde menos esperamos é que vem a cobertura, a exemplo de Cristo, veja...

Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

No entanto, temos um consolo, O Deus Emanuel está conosco, e estará até á consumação dos séculos, Aleluia... Ele nunca nos deixará só! Deus nos vê em nossas dores.

Veja agora que terrível, que final assombroso para este casamento.

Homens batem na porta o senhor que deu cobertura ao Levita, e exigem que ele mande o levita para que tenham relações com ele, a reação do levita foi esta...

Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram.
Ao romper do dia a mulher voltou para a casa onde o seu senhor estava hospedado, caiu junto à porta e ali ficou até o dia clarear.
Quando o seu senhor se levantou de manhã, abriu a porta da casa e saiu para prosseguir viagem, lá estava a sua concubina, caída à entrada da casa, com as mãos na soleira da porta.
Ele lhe disse: "Levante-se, vamos! " Não houve resposta. Então o homem a pôs em seu jumento e foi para casa.


O levita não protege a concubina, na verdade ele a entrega á morte...

Quantas vezes nossos cônjuges são feridos na alma, no espírito, e até no corpo, porque não os protegemos.

O texto acima diz que os maridos devem proteger suas esposas como protegem ao seu próprio corpo, e ninguém machuca sua própria carne, tanto é que se ele se espelhasse na pessoa de Cristo, Ele teria se entregado por ela...

Era para sermos feridos, maltratados, humilhados, no entanto, Cristo entregou-se em nosso lugar (Isaías 53.3-5).

A concubina foi ferida a noite toda, ao romper do dia caiu na porta onde estava o levita, ele abre a porta, a chama para ir embora, mas ela não responde, estava morta!

É tempo de protegermos nossos cônjuges enquanto ainda dá tempo, porque pode chegar um dia em que vamos desejar os levar para casa, mas não teremos resposta!

Ao chegar em casa o levita corta sua concubina em 12 pedaços e envia como recado para as 12 tribos, veja decadência do povo de Israel pós morte de Moisés e de Josué...

O capítulo 19 inicia assim....

Naquela época não havia rei em Israel


Veja o quanto é perigoso a falta de governo, de cobertura, de proteção espiritual, e muitos hoje tem líderes mas decidem andar sozinhos, afirmam que não precisam de liderança, de alguém para cuidar, os nutrir, no entanto veja o quanto é importante.

Onde não há profecia, o povo se corrompe


Que neste dia Deus nos ajude a proteger o nosso casamento.



Juízes 20 - Israel matando Israel

Naquele dia vinte e cinco mil benjamitas que portavam espada morreram, todos eles soldados valentes.

Seiscentos homens, porém, viraram as costas e fugiram para o deserto, para a rocha de Rimom, onde ficaram durante quatro meses.
Os israelitas voltaram a Benjamim e passaram todas as cidades à espada, matando inclusive os animais e tudo o que encontraram nelas. E incendiaram todas as cidades por onde passaram.

O recado do levita chegou a todo Israel, e levantaram-se para punir a tribo de Benjamim pelo o que tinha acontecido com a concubina.

Veja o próprio povo fere o seu povo, Israel mata e fere a si mesmo, enquanto deviam ter escutado a Palavra de Deus, deveriam ter se unido para colocar seus inimigos para fora, deveriam guardar a lei do Senhor, ao invés disso estão em verdadeira crise, em guerra nacional.

Quantas pessoas assim, em guerra com os da sua casa, com o Corpo, ferindo o seu próprio corpo, e isso é porque somente conhecemos a verdade, mas colocamos muito pouco desta verdade em prática.

Deus quer trazer paz á nossa casa, ao Corpo de Cristo, mas para isso precisamos viver na íntegra o evangelho do Reino.

Israel não precisa dos inimigos para tomar sua promessa, eles mesmos fazem isso, eles mesmos entregam.

Existem pessoas culpando satanás, demônios de dores que estão vivendo, quando eles mesmos provocaram estas dores, satanás nem precisou fazer nada.

É tempo de protegermos nossa terra, cuidarmos das promessas que Deus tem nos dado, não basta possuir já disse no passado, é preciso CUIDAR.


Juízes 21 - A dor da separação

Os israelitas prantearam pelos seus irmãos benjamitas. "Hoje uma tribo foi eliminada de Israel", diziam.


Toda separação doí, fere, machuca, toda divisão trás consequências.

O povo de Israel sente falta da tribo de Benjamim e arrumam meios de que Benjamim volte a ser restabelecida como tribo.


Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir.
Marcos 3:25

Minha oração neste dia é que Deus feche as lacunas em nossa casa, em nossos relacionamentos, e que possamos viver em paz, e crescer em unidade, porque é na unidade que Deus libera a sua benção.

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.


É na unidade que Deus trabalha, que possamos abrir mão neste dia tudo aquilo que nos separa, que abre lacunas em nossos relacionamentos.

Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.


A bíblia diz que duas pessoas não podem andar juntas se não tiver acordo (Amós 3.3), que haja acordo em nossos relacionamentos, e que estejamos prontos a perdoar, a abrir mão de toda a raiz de amargura e ressentimento.

Alguém pergunta, perdoar um ABUSADOR, perdoar Benjamim? E eu respondo SIM, porque Jesus morreu pelo molestado, mas da mesma maneira morreu pelo abusador e a ordem é...

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,



Se Cristo ama, eu preciso amar, se Cristo perdoa, eu preciso perdoar!

Acredite que posso falar com autoridade deste assunto, pois em minha infância vivi a dor de ser abusada sexualmente, e hoje PERDOOU os meus agressores, e peço que se ainda estão presos que Deus os liberte, porque quero os encontrar no céu.

Não estou falando que deve aceitar o abuso, a agressão, não é isso, estou dizendo que precisa desejar que o abusador e o agressor seja livre, orar para que seja assim! 

Não se submeta sob nenhum aspecto a abusos sexuais e agressões, procure ajuda e proteção, não permita que te calem, mas também não permita que a dor do abuso e da agressão te aprisione.

Mais ainda nem por um minuto se esqueça que Deus morreu por você, mas também morreu pelo ladrão da cruz, que ouviu de Jesus "hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23.43).

Como mãe isto ficou mais fácil de entender, imagine que tem 3 filhos, dois são motivo de alegria e orgulho, mas outro só te causa desgosto e decepção, qual deles amarás mais? Como mãe afirmo que amarei os 3 da mesma maneira.

Ouvi um dia a história de um pastor que foi evangelizar em um presidio e enquanto aguardava os portões se abrirem puxou assunto com uma mulher que também aguardava, ele perguntou "veio visitar alguém?", ela respondeu "sim, vim ver o meu menino", quando abriram o portão o pastor descobriu que o menino daquela senhora estava em uma unidade de segurança máxima, e era um dos piores bandidos daquele presídio.

Não importa o que ele fizesse, ele seria sempre o menino daquela senhora! E assim somos nós para Deus, sempre seremos seus meninos, e Deus não desiste de nós, quem somos nós para desistir???

Perdoe hoje mesmo, seja movido pelo coração de Jesus hoje mesmo, abra mão de toda divisão, toda separação, lacuna e que possa ter unidade em seus relacionamentos, para que Deus possa liberar benção sobre sua vida.


Vamos orar???

Deus neste dia quero proteger meu casamento, proteger meu cônjuge de todo mal. Ajude-me a ter unidade em todos os meus relacionamentos, e que neste dia toda a lacuna aberta seja fechada, que o Senhor possa trazer unidade e que nesta unidade possa liberar sua benção, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo
Não deixe de ver...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii










Veja outras devocionais aqui

comentários