Lendo a Bíblia TODA em um ano - 25/03/2018 - 84º Dia


Bem vindos ao 83º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Ontem encerramos o livro de Juízes e hoje vamos estudar o livro de Rute, amanhã iniciaremos o livro de I Samuel.

Em 03 meses estudamos todo o Pentateuco, o livro de Jó e iniciamos os livros históricos, vamos em frente que temos muito ainda pela frente, muitooo a aprender, muito a ser ministrado por Deus.

Estarei daqui a pouco ministrando na Taquara e sigo contando com suas orações.

 Tenho lutado para não deixar faltar nenhum conteúdo em nossas devocionais, mesmo entre agendas apertadas, e gostaria muito que me deixassem aqui algum testemunho do que Deus tem feito em sua vida por intermédio deste projeto que Deus nos deu.

E agora vamos lá estudar este livro tão rico, que é o livro de Rute!

Vamooos lá!!!


Rute 1 - Não há pão na casa do pão???

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.


Veja que contraditório, Belém significa "Casa do pão", houve fome na Casa do pão???

Não há pão em Belém e por isso Elimeleque sai de Belém e morre em Moabe, não somente ele, mas seus dois filhos também morrem.

A questão é que hoje a Igreja é a casa do pão, o lugar onde somos alimentados, e a pergunta é não há pão na casa do pão? Creio que sim, que em muitos altares da nossa nação tem saído pão fresco, a questão é que muitos não querem comer.

Muitas vezes entramos em algum estabelecimento comercial e o vendedor pergunta "Deseja algo?", e alguém responde "Só estou vendo", é assim que muitos estão na casa do pão, só vendo, e ver não sacia a fome, é necessário comer deste pão.

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre


Sair da casa do pão é sentença e morte!
Haja o que houver jamais saia da casa do pão, do lugar onde você é nutrido, alimentado, Elimeleque morre em Moabe.

Seus filhos Malom e Quiliom, ao chegar em Moabe se casaram com Orfa e Rute e depois de morar por quase 10 anos em Moabe também morreram.

Agora Noemi fica sozinha, sem seus dois filhos e seu marido, Noemi está vivendo em Moabe, longe da casa do Pão, um tempo de perda, longe da casa do pão tudo o que teremos são dores e perdas.

Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Noemi decidi voltar para Belém, para a casa do pão, e ela iria levar suas noras, mas no caminho Noemi resolve liberar suas noras.

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.

E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.

A sogra normalmente é vista como uma pessoa que pega no pé da nora, que implica com a nora, mas Noemi aparentemente era uma boa sogra, a tal ponto de quando ela liberar suas noras, as duas chorarem e determinarem que voltariam com ela, que queriam estar ao lado dela, veja o exemplo de Noemi.

Noemi era alguém que todo mundo queria estar perto, que era indispensável na vida das pessoas.

Você é alguém que atrai? Alguém que todo mundo quer acompanhar? Ou as pessoas querem te evitar, quem sabe nem você mesmo está conseguindo se suportar.

Precisamos ser a exemplo de Dorcas, homens e mulheres, que mesmo depois de mortos, a vida prega, alguém que é tão imprescindível que o a Igreja chama Pedro para ressuscitar.

Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas.

Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: "Tabita, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se de pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva.

O que as pessoas diriam diante da tua lápide, que legado você está deixando nesta terra? O legado de Dorcas era tão caro que a Igreja não abriu mão dela, Pedro a ressuscitou. 

Orfa volta, mas Rute não aceitou abrir mão da sua sogra, ela faz uma das afirmações mais lindas da Bíblia usada em inúmeros convites de casamento veja...

Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!



Veja uma moabita abrindo mão dos seus deuses, pelo Deus da sua sogra, palavras apenas falam, o exemplo arrasta.

Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.


Orfa então decide voltar, mas Rute insiste e fica.

De Gênesis a Apocalipse não se ouve falar mais de Orfa, no entanto, Rute marca seu tempo, faz história, uma moabita torna-se mãe de Obede, pai de Jessé, pai de Davi, da linhagem de Jesus Cristo. 

Uma moabita ganha um livro dentro da Palavra de Deus com seu nome, uma moabita convertida que decidiu não voltar, sua vida ensina e inspira até hoje!

Quem fica marca a história, quem fica tem legado!
Muitos tem voltado, retrocedido, mas neste dia, decida FICAR! Não abra mão da sua família, ministério, sonhos e projetos, fique na terra que o Senhor te deu.

Ao chegar em Belém, Noemi diz "não me chamem Noemi, me chamem de Mara, porque grande é amargura da minha alma".

Muitas pessoas ficam, voltam, não recuam, no entanto, ficam AMARGAS, estragam diante das dores.

Um dia uma moça me disse "Sara eu tinha tudo para deixar meu esposo, mas eu fiquei, FIQUEI MAS NÃO AMO MAIS", ou seja, ficou mas amargou, estragou.

O perigo de estragar em uma área da vida, é que essa área comprometerá todas as demais áreas...

O que adianta ficar se vai amargar????

Alguém diz "Tinha tudo para sair desta Igreja, mas eu fiquei, fiquei mas não me envolvo mais, não ministro mais, não ajudo mais", ou seja, amargou, estragou, o que adianta??

A dor do luto é necessária da vida da pessoa, o choro é de suma importância, no entanto, Deus deseja nos restaurar, um dia precisamos acordar dispostos a entregar a Deus as cinzas e receber o óleo de alegria.

Se ficou, DECIDA SER FELIZ, decida que as dores do passado, não roubarei as alegrias do seu presente e as conquistas do seu futuro.

Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.


Creia que neste ano Deus te fará viver a maior colheita da sua vida, mas para isso você terá que se comprometer a não amargar diante das dores, não estragar diante das dores, do contrário irá comprometer toda a sua colheita.


Rute 2 - De sobra a punhado

Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia.
O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio! "
E disse ela: "Continue eu a ser bem acolhida, meu senhor! O senhor me deu ânimo e encorajou sua serva — e eu sequer sou como uma de suas servas! "
Na hora da refeição, Boaz lhe disse: "Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe-o no vinagre". Quando ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz lhe ofereceu grãos tostados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou.



Rute ficou então escolhe lutar.
Havia uma ordem dada por Deus para Israel, veja...


Quando vocês estiverem fazendo a colheita de sua lavoura e deixarem um feixe de trigo para trás, não voltem para apanhá-lo. Deixem-no para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

Rute estava disposta, e levanta-se para pegar as sobras que caíam da colheita!

Muitas pessoas dizem "Ficar porquê? Tudo o que tenho é sobra, ele (a) só me dá sobras... e tudo o que tenho na vida são sobras".

Pois aprenda hoje que quem não está disposto a pegar sobras, também nunca viverá a plenitude da Seara.

Quem não sabe se alegrar no pouco, nunca conseguirá desfrutar de muito (Lucas 16.10).

É poucoo, mas é meuu!!! Não vou abrir mão, e na verdade me alegrarei, decido ser feliz em toda e qualquer situação.

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece.

Não amargue nas sobras, não abra mão daquilo que aparentemente é sobra, é um tempo, seja fiel ao Senhor neste tempo, DECIDA SER FELIZ HOJE!

Veja que a fidelidade de Rute no tempo de escassez, de sobra, fez com que Deus a fizesse crescer!

Rute foi de sobra para punhado!!!

Quando ela se levantou para recolher, Boaz deu estas ordens a seus servos: "Mesmo que ela recolha entre os feixes, não a repreendam!
Pelo contrário, quando estiverem colhendo, tirem para ela algumas espigas dos feixes e deixem-nas cair para que ela as recolha, e não a impeçam".

Veja a fidelidade de Rute a fez crescer!
Seja fiel hoje em toda e qualquer situação.
Sorria não importa o tempo que está vivendo.
Decida não amargar, mas seja feliz em todas as situações.


Rute 3 - O Remidor

Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade.
Boaz, aquele com cujas servas você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.
Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".
Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".



Veja a obediência de Rute para com a sua sogra, a humildade de OUVIR, de receber conselhos!

Como moabita Rute não conhecia as leis de Israel, mas Noemi ensina a ela a lei do Levirato...

Se dois irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a sua viúva não se casará com alguém de fora da família. O irmão do marido se casará com ela e cumprirá com ela o dever de cunhado.

O primeiro filho que ela tiver levará o nome do irmão falecido, para que o seu nome não seja apagado de Israel.
Se, todavia, ele não quiser casar-se com a mulher do seu irmão, ela irá aos líderes do lugar, à porta da cidade, e dirá: "O irmão do meu marido está se recusando a dar continuidade ao nome do seu irmão em Israel. Ele não quer cumprir para comigo o dever de cunhado".
Os líderes da cidade o convocarão e conversarão com ele. Se ele insistir em dizer: "Não quero me casar com ela",
a viúva do seu irmão se aproximará dele, na presença dos líderes, tirará uma das sandálias dele, cuspirá no seu rosto e dirá: "É isso que se faz com o homem que não perpetua a descendência do seu irmão".
E a descendência daquele homem será conhecida em Israel como a família do descalçado.

Veja que Noemi orienta Rute a descobrir os pés de Boaz, o remidor da sua família, Boaz pertencia ao clã de Elimeleque, marido de Noemi.

Boaz entendeu o recado de Rute, o sinal de Rute ao descobrir os seus pés e responde...

Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!

Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.
Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã".

Veja que Boaz afirma que todos reconheciam que Rute era uma mulher virtuosa.




Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.




Deus é o nosso Resgatador, o remidor, resgatador, cobria, protegia, aquele que precisa de proteção, Deus nos protege, nos cobre, DEUS NOS VÊ! Veja como Deus cuida de Agar e Ismael no deserto depois de Moisés a mando de Sara ter a mandado embora... Deus não nos deixa só!



Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!




Boaz está disposto a resgatar Rute, mas ele precisava seguir á risca a Lei do Levirato, e tinha um parente mais próximo que ele de Noemi, então ele afirma "se ele não te regatar, eu resgatarei, mas você não ficará só".



Rute 4 - De punhado a Dona da Seara


Boaz, porém, lhe disse: "No dia em que você adquirir as terras de Noemi e da moabita Rute, estará adquirindo também a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança".
Diante disso, o resgatador respondeu: "Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a você mesmo. Eu não poderei fazê-lo! "

( Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel. )
Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a você mesmo! ", ele também tirou a sandália.
Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: "Vocês hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom.
Também estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso! "


Veja de sobra a punhado, e de punhado agora Rute torna-se Dona da Seara.

Aleluiaa!
Vale a pena ser fiel!!

O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "


Veja que as mulheres reconhecem diante de Noemi, que Rute, sua nora, a amava, e que era melhor para ela do que sete filhos.

É tempo de cuidarmos da nossa família, existem pessoas dispostas a cuidar dos de fora, mas esquecem dos de dentro.

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

A fidelidade de Rute, fez com que marcasse sua história e deixasse um legado incrível, legado este que fala alto até hoje, como aprendo ao olhar para Rute.


As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.



Decida FICAR hoje, não retroceda, não desanime!
Decida ainda não amargar diante de situações difíceis!
Seja fiel nas sobras, crendo que Deus fará cair punhado e a seu tempo te fará viver a melhor colheita da sua vida!



Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia decido FICAR, não vou retroceder, não vou desistir. Decido ainda não amargar diante das dores, das perdas, mas me levantarei com a sua força. Quero ainda me alegrar em toda e qualquer situação, quero ser feliz no pouco ou no muito. Eu te louvo porque sei que o Senhor é o meu remidor, e que tem se levantado em meu favor, muito obrigada por isso Jesus. Em nome de Jesus!

Deixo vocês com este vídeo lindooo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii




Veja outras devocionais aqui

comentários