Lendo a Bíblia TODA em um ano - 30/03/2018 - 89º Dia


Bem vindos ao 88º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Estamos a somente a um dia de fechar mais um mês do ano, e não sei para vocês, mas para mim 2018 está voando!
🆗
Em 03 meses nosso plano de leitura da bíblia em ordem cronológica em um ano está assim:

Gênesis 🆗
Jó 🆗
Êxodo 🆗
Levítico 🆗
Números 🆗
Deuteronômio 🆗
Josué 🆗
Juízes 🆗
Rute 🆗

E iniciamos o livro de I Samuel que encerrará no dia 03 de abril, ou seja, em somente 04 dias.

Faltam somente 30 livros para encerrarmos o Antigo Testamento.

Lembrando que por conta de agendas nossa live deste mês será no meu canal de youtube no dia 03 de abril ás 21.30horas, claro com muitos presentes para os seguidores do blog, para mais informações veja a introdução feita na devocional de ontem (29/03/2018).

Entãooo vamos lá!!


Hoje vamos estudar I Samuel 14, 15 e 16

I Samuel 14 - Saia do Buraco

Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos".
Disse seu escudeiro: "Faze tudo o que tiveres em mente; eu irei contigo".

Os filisteus dominando Israel, e Israel escondido, acuado, com medo! 

Foi quando Jônatas fala com o escudeiro "Não quero continuar aqui escondido, vou sair, creio no Poder de Deus, creio que Ele pode salvar com muitos ou com poucos, estou cheiooo de coragem".

Alguém poderia dizer "É loucura, você acha que vai ganhar o mundo?? Olha o tamanho do exército... fala baixooo! MAS O ESCUDEIRO DISSE "EU TAMBÉM VOU".

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.


Alguém disse que "uma andorinha não faz verão", bem neste caso duas andorinhas fizeram a estação inteira (risos), com  ajuda de Deus a andorinha faz verão, inverno, outono (ha ha ha).

Um bispo que amava muito e me marcou foi o Senhor Bispo Jessé Teixeira de Carvalho, e ele vai dizer...

"Certamente a minoria consagrada irá impactar a maioria dispersa" 

Os filisteus ao ver Jônatas e seu escudeiro dizem...

Então os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: "Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde estavam escondidos".


Jônatas faz um propósito com o seu escudeiro, se os filisteus os mandassem subir seria sinal de que Deus estava com eles e daria a vitória.

E gritaram para Jônatas e seu escudeiro: "Subam até aqui e lhes daremos uma lição". Diante disso, Jônatas disse a seu escudeiro: "Siga-me; o Senhor os entregou nas mãos de Israel".


Veja, Deus confirma a decisão de Jônatas de sair do buraco, de parar de se esconder, Deus aprecia a sua coragem, e confirma a vitória.

Deus estava vendo toda a nação escolhida escondida, acuada, quando do céu vê a motivação do coração, a coragem de Jônatas, e é isso que Deus precisa de FÉ, A FÉ PROVOCA MILAGRES!

Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? "


Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.


Jônatas escalou, usando as mãos e os pés, e o escudeiro o seguiu, confiou na visão de Jônatas! Certamente era um líder em potencial, um influenciador, pois fez um escudeiro sair de um buraco para desafiar um exército de inimigos.

Hoje Deus vai te levantar como Jônatas para tirar muitos de buracos, de cavernas, para encher de coragem o coração de alguém, para motivar um coração cansado e enfraquecido.

Os dois formaram uma dupla dinâmica, Jônatas derrubava o inimigo, o escudeiro matava, Jônatas derrubava, o escudeiro matava, naquele primeiro ataque, em uma pequena área de terra, os dois mataram cerca de vinte homens.

Que neste dia Deus levante um fiel escudeiro para caminhar contigo, para sonhar com você, abraçar a sua visão!
Deus faz o mar abrir para Moisés, o sol parar para Josué, e agora faz o chão tremer para Jônatas, e fará o que for necessário para te dar a vitória!

O chão tremeu e houve pânico terrível sobre todo o exército, tanto os que estavam no acampamento, como os que estavam no campo.

Quando Saul viu o exército filisteu se dispersando, mandou contar os soldados de Israel para ver quem estava faltando, quem não estava escondido, quem foi que saiu do buraco, e descobriu que tinha sido seu filho Jônatas e o seu escudeiro.

Então Saul e todos os soldados resolvem parar de se esconder, se reúnem e saem para a Batalha, só que quando resolvem sair para a batalha, percebem que a Batalha já está a todo vapor, o próprio Deus está lutando contra os filisteus. 

Saul e seus soldados encontram os filisteus ferindo um aos outros com suas espadas, agora veja...

Por isso no dia da batalha nenhum soldado de Saul e Jônatas tinha espada ou lança nas mãos, exceto o próprio Saul e seu filho Jônatas.


Alguém podia dizer "não podemos lutar contra eles, eles tem espadas, nós não", mas Deus pega aquilo que os inimigos tem e você não e usa contra eles mesmos.

O improvável, o impossível, o inatingível naquele dia aconteceu, Deus deu a vitória a Israel, e tudo começou porque alguém de dentro de um buraco disse "não vou me esconder mais, vou me levantar, vou reagir".

Que neste dia possamos reagir frente aos desafios da vida, crendo que Deus é o Deus do impossível!


I Samuel 15 - Obedecer é melhor que sacrificar

Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal".

Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".


Alguém vai dizer que "os fins justificam os meios", mas no céu, os meios são tão importantes como os fins! 

Deus está de olho no seu início, no meio e no fim, Ele simplesmente te vê!

Deus entregou os amalequitas na mão de Israel e a ordem foi "Destruam tudo", mas eles resolveram levar ovelhas e bois do despojo para consagrar a Deus, a resposta foi...

"OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR", a desobediência a um comando de Deus é tão grave quanto o pecado da feitiçaria, o rebelde, o desobediente é comparado a um feiticeiro.

É tempo de entendermos que os FINS DIANTE DE DEUS NUNCA JUSTIFICARAM OS MEIOS, se Deus falou simplesmente OBEDEÇA!



I Samuel 16 - Deus vê coração

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".





Deus rejeita Saul, e escolhe um rei segundo o seu coração, um rei que não tinha aparência, mas tinha CORAÇÃO.

Atrás das malhadas, no secreto Deus forjava o coração de um rei!

Ninguém via Davi matando leões e ursos, mas Deus o via, e o forjava, o moldava, o preparava para ser o Rei da nação escolhida.

Deus manda Samuel ir até Jessé para ungir o rei, começa o desfile de filhos, e Samuel se surpreende com a aparência destes moços, mas Deus ensina o profeta "SAMUEL NÃO VEJO COMO VOCÊ, O HOMEM VÊ APARÊNCIA, MAS EU OLHO O CORAÇÃO, A DISPOSIÇÃO DO CORAÇÃO".

Um a um, os filhos de Jessé foram sendo reprovados, sete filhos reprovados, quando terminou Samuel pergunta se não tinha mais, Jessé disse que tinha ainda o caçula que cuidava das ovelhas, Samuel diz "NINGUÉM VAI COMER ENQUANTO ELE NÃO VIER".

Davi não tinha sido convidado para aquele sacrifício, mas Deus pára todo o roteiro para dizer "ENQUANTO DAVI NÃO CHEGAR, NINGUÉM VAI COMER."

Davi é ungido rei de Israel, mas ainda não tinha chegado o tempo, ,ele não se vangloria, não atropela os tempos, ENTENDA, NÃO É PORQUE TEM UNÇÃO, QUE TEM CHAMADO, QUE É HORA DE EXECUTAR, DEUS TEM SEU TEMPO!

Davi foi ungido rei, mas serve a Saul tocando harpa para expulsar o espírito que o perturbava, e o serve como seu escudeiro!

Quem não serve para servir, também não serve para liderar.

Davi foi apresentar-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro.

Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: "Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele".
E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.


Davi podia ter dito "Eu tenho a unção, eu tenho a força, fui chamado por Deus para ser rei, EUUUU VOU servir de harpista e escudeiro?? EUUU sou grande demais para isso!" Mas Ele serve, aguarda o tempo de Deus na sua vida.

Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;

e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".


Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia decido sair de buracos espirituais e viver o extraordinário de Deus em minha vida! Senhor eu quero te obedecer custe o que custar, entendo que o Senhor valoriza mais a obediência que os sacrifícios. Senhor Jesus, quero ainda que neste dia possa ser um homem (mulher) segundo o seu coração, e quero entender que a unção me habilita a servir, que se não sirvo para servir, também não servirei para liderar, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver...













Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii




Veja outras devocionais aqui

comentários