Lendo a Bíblia TODA em um ano - 23/03/2018 - 82º Dia


Bem vindos ao 81º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Amanhã encerraremos o livro de Juízes, e no dia 25/03/2018 dedicaremos ao estudo do livro de Rute, um livro de somente 4 capítulos, vamos o estudar em um dia só.

Hoje estarei ministrando na Igreja Batista da Lagoinha em Teresópolis, em um encontro de Mulheres, peço que orem para que haja conversão, cura, reconciliação, para que Deus faça algo sobrenatural.

Como prometido minhas ministrações não afetarão o projeto, vamooos juntos até o final...

Entãoo vamoos lá!!!


Hoje vamos estudar Juízes 16, 17 e 18

Juízes 16 - De onde vem a sua força?

Disse, pois, Dalila a Sansão: "Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado".


Veja a instabilidade de Sansão, em 3 capítulos o vemos com 3 mulheres, primeiro a filisteia que acaba queimada viva, inicia o capítulo 16 com uma prostituta, e em seguida apaixona-se por Dalila.

Precisamos conhecer nossos pontos vulneráveis, para que possamos nos colocar na brecha nesta área, vigiar um pouco mais nesta área, precisamos diagnosticar áreas da nossa vida que precisam de maior atenção, e isso tem que ser feito com sinceridade, do contrário estaremos sempre expostos... sem dúvida Sansão precisava ter cuidado com mulheres.

Sansão mais uma vez está exposto, desta vez á Dalila, e ela é contratada para descobrir de onde vinha a força de Sansão.

Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: "Subam mais esta vez; pois ele me contou todo o segredo". Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata.

Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.
Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado.


Sansão revela seu segredo, o segredo da sua força, dorme no colo do inimigo, sem o reconhecer, dorme com o inimigo sem perceber, acorda com a Síndrome He Man "Eu tenho a força", ele afirma "ME livrarei", mas não sabia que o Senhor já o tinha deixado.

Muitos não percebem que se afastaram de Deus, simplesmente acostumam-se com a distância, ficam enfraquecidos.

A nossa força vem de Deus, longe Dele estamos totalmente vulneráveis.

O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação. Salmos 118:14

Veja agora a consequência de um homem que perde a sua força, e se torna vulnerável aos seus inimigos...

Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão.



1. Furam os seus olhos

Perdem a visão espiritual, não conseguem mais perceber o Reino, não reconhecem mais Deus em seus caminhos.

2. São presos a algemas

Algemas no mundo espiritual os prendem, e estas algemas são pesadas, sobrecarregam, causam cansaço, enfraquecimento.

3. Puseram para girar em um moinho

Ou seja, a vida fica paralisada, a pessoa anda, anda, mas não sai do lugar, estão sempre no mesmo ponto, sempre chorando pelas mesmas coisas, sofrendo pelas mesmas coisas.

MAS O CABELO DA SUA CABEÇA VOLTOU A CRESCER...

Agora os filisteus fazem uma festa ao seu deus Dagom para agradecer por terem capturado Sansão, eles atribuíam a Dagom esta vitória.

Sansão que nasceu com um projeto lindíssimo, agora tornou-se piada para seus inimigos, seus inimigos riam-se dele...

Com o coração cheio de alegria, gritaram: "Tragam-nos Sansão para nos divertir! " E mandaram trazer Sansão da prisão, e ele os divertia



Sansão que sempre foi cheio de si, impulsivo, que sempre resolvia tudo com a força do braço, agora dependia de um moço, para o conduzir, estava totalmente vulnerável...

Sansão pede ao moço que o coloque entre duas colunas, e ali faz uma oração lindíssima...

E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! "



Isso mesmo, ele pede a Deus mais uma chance, uma nova oportunidade, e Deus o atende, Deus devolve a sua força, e veja...

Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.



Sansão nasceu para libertar o povo de Israel do governo dos filisteus, e a Palavra afirma que Sansão liderou Israel por 20 anos, mas em sua morte Sansão fez mais do que em toda a sua vida.

A minha pergunta é o que você está fazendo com a sua vida? Onde tem colocado a sua força? O que tem feito com o que Deus te deu? 

Quero encerrar este capítulo falando sobre legado! Sansão nasceu para dar certo, tinha tudo para ter um legado maravilhoso, mas sinceramente você consegue pensar em Sansão sem lembrar de Dalila?? Teve sua história marcada pelas suas escolhas! Você é a soma das escolhas que faz em sua vida... quais tem sido as suas escolhas? 

Faça hoje a oração de Sansão, "Deus me dê mais uma chance, uma nova oportunidade, para recomeçar, e acertar as áreas da minha vida que preciso acertar."


Juízes 17 - Cuidado com os atalhos

O jovem levita concordou em ficar com Mica, e tornou-se como um dos seus filhos.

Mica acolheu o levita, e o jovem se tornou seu sacerdote, e ficou morando em sua casa.
E Mica disse: "Agora sei que o Senhor me tratará com bondade, pois esse levita se tornou meu sacerdote".

Neste tempo não havia rei em Israel, cada um fazia o que queria, os levitas não tinham herança, pois segundo Moisés a sua herança era o próprio Senhor (Josué 14.3/Números 18.24)

Por não terem herança as demais tribos deveriam cuidar deles, mas este levita estava aparentemente desamparado, procurando um lugar para dormir, um emprego, o que dá a entender que a ordem de Moisés não estava sendo cumprida.

O levita chega á casa de Mica, um homem que tinha roubado sua própria mãe, e depois de ela ter amaldiçoado aquele que a tinha roubado, resolve assumir que tinha sido ele.

Quando ele conta á sua mãe que tinha sido ele que tinha tomado dela os 13 kilos de prata, ela o abençoa na tentativa de cortar as maldições lançadas, não satisfeita ela manda fazer com parte desta prata roubada um ídolo ao Senhor para que cortasse a maldição sobre o seu filho.

Mica fez então um santuário em casa, fez uma veste sacerdotal, levantou um dos seus filhos para ser sacerdote, fez ídolos da família.

Perceba o quanto Israel estava perdido, depois de Moisés e Josué, eles ficaram neste ciclo, perdiam-se, afastavam-se, caiam nas mãos dos seus inimigos, Deus levantava um libertador e em seguida perdiam-se de novo...

Deus foi claro, para ser sacerdote tinha que ser da linhagem de Arão (Números 8.19), Mica era Efraimita, mas ainda assim tinha levantado seu filho para ser um sacerdote...

O levita certamente conhecia as regras mas era uma proposta oportuna...

Quero falar hoje sobre o perigo dos atalhos, nem sempre o que parece brilhante é de Deus...

Ao longo da nossa vida, muitos atalhos irão aparecer, situações que aparentemente parecerão oportunas, mas precisamos ter a convicção que é Deus quem está preparado esta porta, que não é só um atalho!

Quantos pegam atalhos, um caminho mais fácil, oportuno, e com isso acabam se afastando da rota de Deus para as suas vidas.

Peço ainda que tenha cuidado, o fato de estar dando certo algo não significa que está tendo a aprovação de Deus, e o fato de algo estar dando errado, não significa que você saiu da rota de Deus.

Veja este caso...

Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.

Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.
"Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’


Não sabemos o nome deste homem, ele é conhecido como o "tolo", o "insensato", para ele tudo estava indo muito bem, estava prosperando, aparentemente estava tudo certo, quem sabe disso "Deus está me fazendo prosperar", quando no final percebeu que perdeu a própria alma.

Mas veja este outro caso...

Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,

e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.
Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.
A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.


Aparentemente é uma história de dor, afinal a mãe está se despedindo do seu bebê, sem saber o que poderia acontecer com ele, mas Deus tinha um plano em toda aquela dificuldade. Deus tinha um projeto enorme na vida daquele menino, este menino é Moisés, usado para libertar o povo do jugo do Egito e conduzir o povo de Deus por 40 anos no deserto.

Quero te orientar a que tenha cuidado em seu caminho, cuidado por onde entra, onde aceita ser acolhido, porque o que aparenta ser oportuno bom, no final pode ser somente um atalho que te leve a um fim de dor.

Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.




Juízes 18 - Quem dá mais???

Eles lhe responderam: "Silêncio! Não diga nada. Venha conosco, e seja nosso pai e sacerdote. Não será melhor para você servir como sacerdote uma tribo e um clã de Israel do que apenas a família de um só homem? "
Então o sacerdote se alegrou, apanhou o manto sacerdotal, os ídolos da família e a imagem esculpida e se juntou à tropa.
Juízes 18:19,20

A tribo de Dã que já devia como as demais tribos estar estabelecida, ainda está conquistando sua herança e ao entrar nos montes de Efraim, chegam á casa de Mica e fazem um convite ao Levita, que agora é sacerdote ordenado por Mica.

Venha e seja nosso sacerdote, o que é melhor servir só um homem, ou toda uma tribo?

Novamente o levita só está vendo mais uma oportunidade, seria o que chamamos hoje de uma promoção!

No mundo você deve viver para CRESCER e isso não importa a que custo somente cresça, no mundo, vale tudo para galgar um lugar maior.

No reino de Deus você deve DESCER, o próprio Deus desceu na pessoa de Jesus Cristo (Filipenses 2.5), se fez servo. O que João Batista vai declarar é que "importa que Ele cresça e que eu diminua" (João 3.30)... 

Não é quem dá mais, porque nem tudo é GANHAR, na verdade o evangelho fala sobre PERDER...

Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.


No evangelho do Reino quem quer ganhar, precisa estar disposto a perder... o último é o primeiro (Mateus 20.16).

Não podemos ser regidos por quem dá mais... mas sim pela vontade de Deus para nós, que é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL (Romanos 12.2).

Isso significa que somos totalmente dependentes de Deus e não temos nenhuma capacidade de tomar decisões sem a sua orientação.

Lembre-se de Ló,  que tomou decisões somente por aparência e acabou perdendo sua esposa na cidade escolhida (Gênesis 19.26).

Decida hoje não tomar nenhuma decisão sem que Deus confirme claramente que esta é vontade Dele para a sua vida.

Não haja como se sua vida estivesse em um Leilão, porque não está, ela já foi comprada e por um preço muito alto, não foi prata e nem ouro, mas pelo sangue precioso de Jesus, você não está á venda (I Pedro 1.18-19)!


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia declaro que não quero desperdiçar minha vida, desperdiçar a minha força, me ajude a fortalecer os pontos vulneráveis da minha vida, a vigiar para não cair na mão dos meus inimigos. Senhor Deus peço ainda que me ajudes a não pegar atalhos, não importa o quanto o caminho possa ser oportuno, ainda que o outro seja mais longo, mais difícil e estreito, ainda assim escolho andar contigo, prefiro o deserto contigo que os palácios sem Ti. Deus sei que não estou em leilão, que já fui comprado pelo sangue do Cordeiro, então não quero tomar decisões respaldado em aparências, mas quero andar segundo a sua vontade para a minha vida, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixe de assistir de JEITO NENHUM...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii
















Veja outras devocionais aqui

comentários