Lendo a Bíblia TODA em um ano - 20/03/2018 - 79º Dia


Bem vindos ao 78º dia do projeto Café com Vida Diária!!!

Ontem iniciamos o livro de Juízes, e já começou me marcando profundamente...

Vamos aproveitar porque este livro encerra no dia 24/03 isso mesmoo, daqui a 4 dias.

Para mim é sempre uma grande alegria poder os ter aqui comigo...

Hoje vamos estudar mais quatro capítulos de Juízes, leia primeiro os capítulos e depois faça a devocional...

Então vamos lá???


Hoje vamos estudar Juízes 5, 6, 7 e 8 

Juízes 5 - Desperta Débora, Levanta Baraque

Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.


Perceba, Débora declara que Israel tinha desistido, tinha perdido a esperança, até que ela se levanta como mãe da nação.

Existe um movimento muito lindo no Brasil e inclusive este final de semana estive ministrando em um, chamado "Desperta Débora."

Mães reúnem-se para orar pelos seus filhos biológicos, adotivos e espirituais.

Mas perceba, Débora levanta-se como mãe de toda uma nação, ela chora por toda uma nação, cuida de toda a nação, importa-se por toda nação.

O apóstolo Paulo vai comparar sua dor, ao de uma mãe em dores de parto veja...

Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

É tempo de como o apóstolo Paulo gerarmos Cristo em nossas cidades, em nossa nação, sentir dor até que Cristo seja gerado no Brasil.

Precisamos nos levantar como mães da nação, como alguém que ama e cuida da sua cidade!

Débora faz uma canção e em sua canção ela canta...

DESPERTA DÉBORA e LEVANTA BARAQUE...Quero hoje falar as esposas e maridos, a mães e pais!!
É tempo de como mães e esposas nos despertarmos, voltarmos como disse ontem para as tamareiras, e buscarmos de Deus estratégias, para sermos resposta para nossos Baraques, e não ser aquelas que provocam batalhas.

Como mãe desperte, antes que perca sua flecha, mas prepare essa flecha para tocar em muitas gerações, que seus filhos toquem em muitas gerações.

É tempo de você como marido e pai se levantar, e lutar pela sua casa, pela sua família, satanás está fazendo de tudo para destruir seu lar, levante-se e lute, proteja sua família com a Palavra de Deus.

Depois que Débora despertou e Baraque se levantou, a terra teve paz durante 40 anos, você que está cansado por causa das batalhas que tem enfrentado em sua casa, creia que Deus é poderoso para te dar um tempo de descanso, de refrigério.





Juízes 6 - Reconhecendo e vencendo os midianitas

De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.

Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.
Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos.
Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la.
Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.


Creio que um dos maiores problemas hoje dentro das famílias é não conseguir reconhecer os midianitas da sua casa, estão lutando uns contra os outros dentro da própria casa, da própria família, quando Deus já nos alertou...

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.


Tem muita Jael, tacando a estaca da tenda na cabeça do marido, e enquanto isso o verdadeiro inimigo fica escondido bagunçando tudo.

Tem muito Baraque levanto-se para ferir a esposa, ao invés de colocar seus adversários para correr.

Primeira coisa que precisamos fazer como família é reconhecer o Midianita da nossa casa, o que tem provocado dores, tristezas, pertubação de espírito.

A segunda coisa que precisamos, é aprender a lidar com os Midianitas que lutam para destruir nossas famílias...

Este texto diz que a reação do povo de Israel foi esconder-se nas montanhas, cavernas e fortalezas, enquanto isso seus inimigos invadiam suas terras, destruíam suas plantações, matavam seus animais, e eles foram ficando cada vez mais empobrecidos.

Quantos diante dos ataques escondem-se, recuam, permitem que seus inimigos destruam a sua plantação, devastem sua família, mas hoje Deus te levantará para colocar esses Midianitas para correr.

Novamente o povo clamou ao Senhor e novamente Deus os ouviu e desta vez levanta Gideão, mas antes de o levantar restaura a sua identidade em Cristo, veja...

Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".

Perceba Gideão está como toda a nação, escondido, malhando trigo em um tanque de prensar uvas, mas ali Deus o encontra, e quem sabe hoje você está acuado vendo seus inimigos devastarem tudo o que é seu, mas hoje Deus também irá te levantar.

Josué é chamado de "Poderoso Guerreiro", não me parece que alguém que se acha um poderoso guerreiro precisa se esconder em um lagar, então o que está acontecendo? Deus está restaurando a identidade de Gideão, Ele está dizendo "Você não é um medroso, um fraco, você é um Poderoso Guerreiro, haja como tal, pare de se esconder e reaja!"

Josué escuta "O Senhor é contigo Poderoso Guerreiro", e responde:

"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".

Veja os questionamentos de Gideão, se o Senhor estava conosco porque tudo isso aconteceu? Onde o Senhor estava? O povo se afasta de Deus, e agora Gideão responsabiliza Deus por tudo o que estava acontecendo.

Quantas vezes nos comportamos assim! Nos afastamos de Deus, agimos contra a sua vontade, e quando tudo dá errado perguntamos "onde está?", e Ele responde "do lado de fora, onde você me colocou, você não me deixou cuidar da sua vida."

Gideão sente que Deus os abandonou, quando na verdade a Nação de Israel abandonou a Deus. 

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês


Gideão sente-se pequeno diante do desafio proposto, sente que não tem os recursos necessários para vencer aquela batalha.

"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".

"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".


Quantas vezes nos sentimos assim, como se não fossemos capazes, nos sentimos pequenos diante dos gigantes que levantam-se contra nós... mas existe uma promessa "EU ESTAREI COM VOCÊS".

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,
para que ninguém se vanglorie diante dele.


Agora veja que antes de Gideão levantar-se para combater os Medianitas da nação, ele primeiro derruba os inimigos da sua própria casa...

Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: "Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado que está ao lado do altar.


Tem gente querendo ganhar o mundo todo, derrubar Midianita da casa do outro, e esquece de cuidar primeiro da sua casa, da sua família.

Resultado de imagem para família


Juízes 7 - Os 300 de Gideão

E o Senhor disse a Gideão: "Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou,

anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade". Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.
Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: "Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá".
Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o Senhor lhe disse: "Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber".
O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.
O Senhor disse a Gideão: "Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens"

Quantas vezes nos sentimos pequenos diante dos Medianitas que nos atormentam, e nos esquecemos que é Deus quem nos dá a vitória.

Deus afirma que Josué tinha muita gente, e de 22 mil homens, depois do processo seletivo ficam somente 300 homens para Batalhar, mas Deus deu a vitória, e agora ninguém poderia dizer que ganharam pela força do exército, mas sem dúvida a vitória veio de Deus.

Hoje aquilo que acha que é pequeno, Deus fará grande, e o que alguém disse que é fraco, Deus fará forte, creia que hoje Deus te dará a vitória.



Juízes 8 - O ciclo se repete

Logo depois que Gideão morreu, os israelitas voltaram a prostituir-se com os baalins, cultuando-os. Ergueram Baal-Berite como seu deus, e

não se lembraram do Senhor, do seu Deus, que os tinha livrado das mãos dos seus inimigos em redor.
Também não foram bondosos com a família de Jerubaal, isto é, Gideão, reconhecendo todo o bem que ele tinha feito por Israel.

Novamente o povo de Israel, depois da morte do líder Gideão esquece-se de Deus.

O pecado recorrente, e como dito ontem, o céu pergunta "até quando?" Hoje Deus está desejando que viva uma vida de fidelidade, não apenas perto dos seus líderes, da Igreja, mas no secreto do seu lar, onde somente os olhos de Deus te veem, decida permanecer FIEL A DEUS!


Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia eu quero despertar, e me levantar na minha casa, na minha família. Hoje eu reconheço e venço os midianitas que estão lutando contra a minha vida e minha família, não recuarei, não me esconderei, mas me levantarei na Tua força. Senhor, eu creio que aquilo que para mim é pouco em suas mãos é muito, e aquilo que é pequeno em suas mãos será grande, não coloco minha confiança no tamanho do exército, mas na certeza de que estás comigo nesta batalha. Senhor me ajude a ser fiel no esconderijo da minha casa, onde só os teus olhos me vêem, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo...
Não deixem de ver...




Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii










Veja outras devocionais aqui

comentários