Lendo a Bíblia TODA em um ano - 27/03/2018 - 86º Dia

q


Bem vindos ao 85º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Ontem iniciamos o livro de I Samuel e já começamos a ser muito abençoados por ele.

Hoje vamos dar prosseguimento a este livro belíssimo...

Você já é um seguidor do blog?? Já apertou em seguir?? Caso ainda não seja corre lá, e aperta em seguir agora mesmo...

Lembrando que todos os nossos seguidores estarão recebendo nos próximos dias o ebook  totalmente gratuito ESTABILIDADE EMOCIONAL.

Bem dados os recados, vamooos para os estudos!!


Hoje vamos estudar I Samuel 4, 5, 6 e 7 

I Samuel 4 - Icabode "E se foi a Glória do Senhor de Israel"


Então os filisteus lutaram e Israel foi derrotado; cada homem fugiu para sua tenda. O massacre foi muito grande: Israel perdeu trinta mil homens de infantaria.

A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.

O tempo de conquista já tinha passado, mas Israel ainda estava ás voltas com os "EUs", os filisteus derrotaram os israelitas, em um só dia 4 mil caíram no campo de batalha.

Acreditaram que se a arca estivessem com eles venceriam a batalha, mandaram trazer a arca, mas mesmo assim perderam a batalha, desta vez 30 mil homens morreram.

Perceba que diferente de Josué, que nunca saia para a guerra sem receber de Deus uma estratégia, que dependia de Deus, agora os israelitas vão tomando decisões sem questionar a Deus em nenhum momento, e vivendo inúmeras perdas.

Alguém pode perguntar, se a arca estava ali, porque perderam? Porque a presença de Deus é amor, mas é justiça também. A arca estava nos ombros de Hofni e Finéias que estavam na prática do pecado.

A arca de Deus foi tomada, e Hofni e Finéias morreram no mesmo dia, e a esposa de Finéias que estava grávida, ao saber que a arca tinha sido roubada e que seu esposo tinha morrido, sente dores de parto, e morre na hora do parto, coloca no menino o nome de Icabode, ou seja, "Se foi a Glória de Israel".

Agora perceba o que faz Siló ser Siló, é a arca, tire a arca de Siló.

Muitos Silós já não tem mais a arca, a presença manifesta do Espírito Santo, dizem Icabode, e se foi a Glória de Deus.

Hoje Deus quer restaurar a sua presença, sua Glória em sua vida. 

Aprenda a depender de Deus, o que adianta trazer a arca sem buscar de Deus a estratégia? Diga hoje como Moisés...

Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco não nos envies.



Abra mão de tudo aquilo que afasta a presença de Deus do seu Siló, o que adianta um Siló sem a arca.


I Samuel 5 - Temor ao Senhor

Então reuniram todos os governantes dos filisteus e disseram: "Levem embora a arca do deus de Israel; que ela volte ao seu lugar; caso contrário ela matará a nós e a nosso povo". Pois havia pânico mortal em toda a cidade; a mão de Deus pesava muito sobre ela.
Aqueles que não morreram foram afligidos com tumores, e o clamor da cidade subiu até o céu.
1 Samuel 5:11,12

Perceba que durante muito tempo a arca da aliança, representada pela presença de Deus, serviu como proteção para Israel, tanto que ao perder a guerra, mandaram pegar a Arca em Siló para os proteger de uma derrota.

Agora para os inimigos de Israel, a arca tornou-se símbolo de destruição. Colocaram a arca ao lado do deus Dagom, mas no outro dia Dagom estava com o rosto caído diante da arca.

Levantaram Dagom e colocaram de volta no seu lugar, mas no outro dia estava novamente caído e desta vez suas mãos e cabeça estavam quebradas e estava sob a soleira, só o seu corpo ficou no lugar.

Depois disso Asdode, centro de adoração ao deus Dagom, foi acometida com tumores, seus habitantes começaram a sofrer com tumores.

Foi aí que rejeitaram a arca, veja...


Quando os homens de Asdode viram o que estava acontecendo, disseram: "A arca do deus de Israel não deve ficar aqui conosco, pois a mão dele pesa sobre nós e sobre nosso deus Dagom".


Veja o terror que foi a presença de Deus para os inimigos de Israel, resolveram tirar a arca de Asdode e levar para Gate, mas jovens e velhos passaram por uma epidemia de tumores. 

De Gate enviaram a arca para Ecrom, mas o povo de Ecrom que certamente já tinha escutado o que tinha acontecido nas demais cidades gritaram...

Então enviaram a arca de Deus para Ecrom. Quando a arca de deus estava entrando na cidade de Ecrom, o povo começou a gritar: "Eles trouxeram a arca do deus de Israel para cá afim de matar a nós e a nosso povo".

Então reuniram todos os governantes dos filisteus e disseram: "Levem embora a arca do deus de Israel; que ela volte ao seu lugar; caso contrário ela matará a nós e a nosso povo". Pois havia pânico mortal em toda a cidade; a mão de Deus pesava muito sobre ela.

Aqueles que não morreram foram afligidos com tumores, e o clamor da cidade subiu até o céu.

Conheça estas cidades no mapa de Israel...


Veja que os filisteus estavam instalados na terra de Canaã, em um lugar privilegiado, ao lado do mar Mediterrâneo. Construíram ali cinco cidades principais: Asdode, Gaza, Ascolom, Gate e Ecrom. Cada cidade era independente possuindo o seu próprio rei, mas quando iam para a guerra, as cinco cidades se uniam.

Durante muito tempo os filisteus foram o povo mais poderoso de Canaã, porque eram os únicos que sabiam criar armas de ferro.

Mas seu poder bélico não surpreendia do Deus de Israel, o Deus de Israel trouxe terror para os filisteus, que pediam para voltar a arca para o seu devido lugar.

As nações precisam temer o Deus de Israel, estamos vivendo um tempo conhecido como a dispensação da Graça, e muitos acham que neste tempo tudo é permitido, mas precisamos temer ao Deus que é Graça, mas é justiça também, que não tolera a injustiça. 

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Um dos textos que Deus fala muito comigo é o da figueira infrutífera, que foi alcançada pela graça, mas esta graça tinha prazo de validade de 01 ano, veja...

Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’

"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a".

Estamos em um texto do novo testamento, Jesus está contando esta parábola, e sim estamos falando de Graça, afinal a figueira recebeu tempo, mas esta graça tinha um prazo de um ano.

Deus nos dá tempo sim, mas este tempo irá sim terminar e o dia e hora que acabará ninguém sabe...

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.

Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.


Muitos ficam procrastinando mudanças, todo o ano prometem mudar, mas não mudam, e ano após ano, Deus vem procurar frutos e não encontra, uma hora este tempo acabará e que neste momento possamos estar preparados.

 Assim como caiu temor sobre as cidades dos filisteus, esta verdade deve trazer temor para nós, crendo que a presença de Deus trás graça sim, mas trará justiça também.



I Samuel 6 - Deus Santo

Deus, contudo, feriu alguns dos homens de Bete-Semes, matando setenta deles, por terem olhado para dentro da arca do Senhor. O povo chorou por causa da grande matança que o Senhor fizera,

e os homens de Bete-Semes perguntaram: "Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? "


Os filisteus fizeram uma prova veja...

Se ela for para seu próprio território, na direção de Bete-Semes, então foi o Senhor quem trouxe essa grande desgraça sobre nós. Mas, se ela não for, então saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu e que isso aconteceu conosco por acaso".



A arca foi direto para Bete-Semes, ao chegar lá 70 homens são mortos por olhar para dentro dela, mandam um recado para a cidade de Quiriate-Jearim pedindo para virem buscar a arca, pois temem ficar com ela e mais gente morrer.

A arca que representava a presença de Deus, não podia ser vista, do contrário morreriam, como aconteceu com estes 70 homens.

Posso imaginar o que moveu estes homens a olharem para a arca, e sem dúvida Deus quis nos revelar esta Glória, para isto entregou Jesus, para descortinar o véu do templo e podermos contemplar esta Glória (Lucas 23.45).

Hoje podemos contemplar a sua Glória, conhecer os seus mistérios e muitas vezes abrimos mão deste privilégio, 70 homens deram a sua vida para olhar a arca e hoje nós podemos e muitas vezes abrimos mão desta oportunidade, a oportunidade de contemplar a Glória de Deus.


Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.




I Samuel 7 - 

E disseram a Samuel: "Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus".

Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu.

Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.

Por 20 anos a arca ficou em Quiriate-Jearim, o povo neste momento voltou-se para o Senhor.

Sob a orientação de Samuel o povo de Israel abriu mão dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagraram-se ao Senhor e passaram a prestar culto somente a Deus.

Reuniram-se em Mispá, e ali reconheceram seu pecado e Samuel intercedeu por eles, neste dia os filisteus souberam que todo o povo de Israel estava reunido em Mispá e levantaram-se contra eles, mas agora a história foi outra pois o povo tinha se arrependido e tinha se voltado para Deus, veja...

Assim os filisteus foram dominados e não voltaram a invadir o território israelita. A mão do Senhor opôs-se aos filisteus durante toda a vida de Samuel.

As cidades que os filisteus haviam conquistado, foram devolvidas a Israel, desde Ecrom até Gate. Israel libertou os territórios ao redor delas do poder dos filisteus. E houve também paz entre Israel e os amorreus.



Deus usou Samuel para trazer libertação a Israel, para reformar esta nação.

Veja sofreram tantos anos nas mãos destes "Eus", e agora ao abandonar a prática do pecado, ao colocar Deus como centro da nação, ao voltar-se para Deus, são libertos do jugo dos filisteus!

Não precisam ter sofrido tanto tempo era só terem se posicionado antes!

A pergunta do dia, é vai chorar mais quanto tempo nas mãos de um filisteu?? É tempo de nos posicionarmos no Senhor e desfrutarmos da liberdade Dele em todas as áreas da nossa vida.

Com sinceridade reconheça este "Eu", em sua vida que precisa ser derrotado e receba de Deus a liberdade em seu espírito, voltando-se para Deus, se posicionando diante Dele.


Vamos orar???

Senhor neste dia peço que haja manifestação do teu Espírito Santo, em meu Siló, o que adianta ser Siló, se não tem a presença? Que a tua presença cause temor em meu coração, não quero abusar da tua graça, mas quero estar pronta quando o Senhor me chamar, quero produzir frutos dignos de arrependimento. Senhor quero ainda desfrutar da liberdade conquistada em Cristo na cruz de poder entrar confiantemente no Santo dos Santos e contemplar a Tua Glória, não quero estar em outro lugar que não seja diante da Tua Glória. Hoje me posiciono diante de Ti para derrubar todo "Eu" que possa subjugar a minha vida, em nome de Jesus, Amém

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii








Veja outras devocionais aqui

comentários