Lendo a Bíblia TODA em um ano - 28/03/2018 - 87º Dia


Bem vindos ao 86º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Estamos estudando o livro de I Samuel, e é imprescindível que o estudemos, porque este livro vai detalhar como se deu a história de Israel desde que deixou de ser um governo Teocrático, para ser um governo monárquico.


Hoje vamos estudar I Samuel 8, 9, 10

I Samuel 8 - Você não é todo mundo

E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações".
1 Samuel 8:5


Tanto Eli como Samuel tiveram a mesma frustração, a frustração de ensinar uma nação e perder a sua própria casa.

O pivô do fim do ministério de Eli foi sem dúvida seus filhos, que permaneciam servindo ao Deus de Israel em pecado. Eli não os afasta permite que sigam com o serviço sacerdotal na prática do pecado.

Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu.



Agora veja que Samuel também não obtêm sucesso com os seus filhos. 

Quando Samuel envelhece levanta seus filhos como juízes sobre Israel. O filho mais velho de Samuel chamava-se Joel e o segundo Abias, e julgavam em Berseba, mas diz a palavra que aceitaram suborno e perverteram a justiça.

 OS filhos de Samuel tornaram-se líderes corrompidos, apegados a bens materiais, e injustos.

Como mãe tudo o que desejo é que meus filhos tenham a mim e meu esposo como espelho e que na verdade possam ser ainda melhor do que fui.

Tenho dito aqui que nenhum sucesso ministerial ou Profissional compensará o fracasso da família e de fato acredito nisto, o que adianta ganhar o mundo todo e perder a nossa casa? A nossa família deve ser o nosso primeiro e mais importante ministério, para que não soframos as dores de Eli e Samuel.

Agora Samuel está envelhecendo o povo rejeita a liderança dos seus filhos, uma vez que não seguiram os passos do pai, na verdade eles se preocupam em ser liderados por Joel e Abias.

Neste momento eles olham para as outras nações e desejam ser como elas.

Uma das frases que mais ouvi em minha infância pela minha mãe foi "você não é todo mundo", dizia "mãe, mas está todo mundo fazendo! Todo mundo vai! Todo mundo tem!", e ela sempre me olhava seriamente e dizia "você não é todo mundo."

Israel não era todo mundo, na verdade era uma nação escolhida entre todo o mundo para ser abençoada e conduzida pelo próprio Deus.

Quando Samuel percebe que a nação quer ser como as demais nações fica triste, mas Deus responde...

foi a mim que rejeitaram como rei.
1 Samuel 8:7

Até aqui o governo de Israel é Teocrático, ou seja, Deus está no governo, a nação responde diretamente a Deus, mas agora a nação de Israel diz "queremos trocar este governo direto, por o governo de homem".

Lembro de uma altura da minha vida, que onde ia tinha um profeta entregando revelação, e se tivessem 9 pessoas no lugar, as novas recebiam mensagem profética menos eu.

Um dia fiquei tão incomodada com aquilo que questionei a Deus "Deus porque só eu não recebo palavra profética?" e Deus respondeu "Porque com você eu falo pessoalmente".

Naquele dia fui movida pelo mesmo sentimento do povo de Israel, queria como todos também receber uma mensagem profética, na verdade não entendia porque não era como os demais, e Deus disse "com você eu mesmo falo".

Deus disse "Eu mesmo lidero a nação", só que Israel rejeita esta liderança e diz "não queremos sua liderança direta, queremos homens sobre nós como as outras nações", seria como dizer "não quero mais te ouvir pessoalmente, use homens para falar comigo".

Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".
1 Samuel 8:20

O próprio Deus saia na frente de Israel combatendo suas batalhas, quantas e quantas vezes Deus disse...

Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ".


Mas Israel está dizendo, queremos um homem na frente da Batalha.

Percebemos muito esta conduta, quando muitos não consideram a pessoa de Cristo suficiente, e a substituem por rosas, toalhas, garrafas de água e etc.

Com tristeza também percebemos pessoas valorizando mais a presença de homens em alguns eventos do que a presença do próprio Deus.

Quantas pessoas trocando a pessoa Deus, por coisas ou pessoas, sem que percebam rejeitam a Deus diariamente.

Que neste dia Deus possa ser suficiente em nossas vidas.




I Samuel 9 - Deus escolhe um rei

"Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim".
Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: "Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo".
1 Samuel 9:16,17

Deus escolhe Saul para ser o rei de Israel, e segundo a Palavra, ele tinha porte de rei, era o homens mais alto de Israel.

Quero destacar algo hoje muito importante no ofício profético de Samuel, quando foi entregar a mensagem que Saul seria rei, mandou o servo dele ir na frente, entregou a profecia somente para Saul (I Samuel 9.27).

Sinto um desconforto muito grande quando percebo que uma palavra profética é usada com efeito sensacionalista! Quando o destaque do culto é um homem e não Deus algo está errado. 

Se a Palavra profética é para a Igreja como um todo, creio que deve ser entregue no altar sim, mas se é para uma pessoa específica, pode ser entregue no secreto, a sós como fez Samuel.

Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.


Termino aqui este destaque...

Saul como muitos outros homens, sente-se pequeno diante da chamada.


Saul respondeu: "Acaso não sou eu um benjamita, da menor das tribos de Israel, e não é o meu clã o mais insignificante de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que então estás me dizendo tudo isso? "
1 Samuel 9:21

Saul afirma ser pequeno e insignificante, mas Deus o escolhe mesmo assim.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,
para que ninguém se vanglorie diante dele.

Quantas vezes questionamos o nosso chamado por como Saul nos sentirmos insignificantes e pequenos, mas saiba que Deus te escolhe neste dia para ser tudo em sua vida.

Somos realmente pequenos, mas Deus é grande.
Somos fracos, mas Deus é forte.
Ele é TUDO em nós.



I Samuel 10 - Um novo homem

O Espírito do Senhor se apossará de você, e com eles você profetizará em transe, e será um novo homem.



Quando o Espírito se apossa de um homem, esse homem precisa tornar-se um novo homem, ou seja precisa gerar mudança.

Quando se virou para afastar-se de Samuel, Deus mudou o coração de Saul, e todos esses sinais se cumpriram naquele dia.



Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.


Neste mesmo texto vemos as marcas de alguém que vive pelo Espírito, e fica notório que passa a ser de fato um novo homem, veja...


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,


mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.



Neste texto Saul é ungido rei de Israel.

Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: "O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.
1 Samuel 10:1


Mas a liderança de Saul não tem plena aceitação, veja...

Mas alguns homens ímpios disseram: Como pode este homem nos livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo.
1 Samuel 10:27

Precisamos abrir mão da necessidade aprovação, nem todo mundo nos aprovará, nem Cristo teve aprovação plena do seu ministério, que se dirá nós veja...

Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.


Veja que os seus não o recebem, se um estranho questiona o nosso ministério, não machuca tanto, afinal não nos conhece, mas quanta dor deve ter sido para Jesus perceber que os seus o rejeitaram, não o receberam, não o reconheceram como Messias, como libertador.

Neste momento precisamos fazer como Saul, que se fez de surdo, cuidado a quem você vai dar ouvidos? Se for ouvir alguém, escute o céu, escute a Palavra de Deus! Rejeite toda a Palavra lançada sobre a sua vida que não concorda com a Palavra de Deus.


Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia declaro que o Senhor é suficiente em minha vida. Reconheço que sou pequeno, fraco, mas sei que és grande e forte em minha vida, então, neste dia te peço, seja tudo em mim! Deus me dê um novo coração, um novo caráter, quero ser guiado pelo Teu Espírito. Quero como Saul me fazer de surdo para vozes que não concordam com a Tua Palavra, em nome de Jesus, Amém.

Deixo vocês com este vídeo lindoo
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii







Veja outras devocionais aqui

comentários