Lendo a Bíblia TODA em um ano - 19/05/2018 - 139º Dia


Bem vindo ao 139º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Então hoje chegou o dia do Encontro Distrital de Pré-Adolescentes do Distrito de Cabo Frio, será um encontro de meninas, conto com suas orações, meu desejo é que Deus coloque uma marca profunda nesta nova geração.

Amanhã pela manhã estarei na segunda IMW de Nova Iguaçu encontro de casais, e á noite ministrando para famílias na IMW Pilar, que seja um dia marcado pelo Poder de Deus.

Vamos para mais uma dia de estudo de Salmos, já estamos na reta final.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar Salmos 115, 116, 117 e 118

Salmos 115 - Deus não te divide

Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.


Israel foi proibido de ter outros deuses além de Deus, foram severamente advertidos a não praticar idolatria, veja...

Não terás outros deuses diante de mim;
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

No Salmo em questão o Salmista fala sobre homens que aparentemente estavam trocando Deus por outros deuses.

Muitas pessoas afirmam não praticar idolatria, mas na verdade podemos idolatrar pessoas e coisas, tudo aquilo que está ocupando o lugar de Deus em nossa vida torna-se um ídolo.

Muitos fazem da televisão, computador, celulares, redes sociais ídolos.

Outros transformam pessoas em ídolos, abrem mão do relacionamento com Deus por pessoas, ou ainda afirmam não ter tempo para Deus por estar demasiadamente envolvidos em seus relacionamentos com outras pessoas, mas a ordem é...

Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.

Com Deus é TUDO ou NADA, Deus não nos divide com ninguém, exige um relacionamento intenso, não aceita o relacionamento morno (Apocalipse 3.16), mais do que isso Ele tem ciúmes de nós (Tiago 4.5).

O quanto do seu tempo Deus tem? O quanto dos seus pensamentos Ele tem? O quanto do seu coração Deus tem?

Meu filho, dê-me o seu coração

Acima de tudo e de todos Deus precisa ser o primeiro em nossas vidas!

Tire do lugar de Deus tudo aquilo que pode estar ocupando o lugar Dele em sua vida neste dia.



Salmos 116 - Tome o cálice

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.

Como Deus tem falado comigo sobre a necessidade de tomar o cálice!

O evangelho de Cristo consiste em participar da cruz de Cristo...

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.
Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?

Jesus estava descendo do Getsemane quando soldados foram atrás Dele, e ao se identificar, Pedro corta a orelha de um dos soldados chamado Malco, Jesus devolve e faz uma pergunta que durante muito tempo ficou em minha cabeça.

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco. )
Jesus, porém, ordenou a Pedro: "Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? "

Momentos antes Jesus pede que se possível o Pai afastasse o cálice.

"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".

Mas agora Jesus pergunta a Pedro "você achou que não beberia o cálice do meu Pai", ou seja, "você acha que não faria a sua vontade?"

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Jesus afirma que aquele que não bebe o cálice não tem vida em si mesmo, não desfruta da vida abundante em Cristo Jesus.

Logo precisamos tomar o cálice da salvação todos os dias, cumprir a vontade do Pai ainda que doa, ainda que machuque, que possamos como Cristo dizer todos os dias "que seja feita a Tua vontade".

Na verdade é assim que Jesus nos ensina a orar em Lucas 11.2...

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.

Quem não é capaz de fazer a vontade de Deus, de beber o cálice da salvação do Pai, não consegue desfrutar da vida de Deus.

Que neste dia possamos tomar o cálice da salvação e desfrutar desta vida abundante, diga diante de toda e qualquer situação "QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE".

Quantas vezes em lágrimas preciso negar a mim mesma, as minhas vontades e decidir por beber o cálice, fazer a vontade de Deus, e na verdade nisto consiste o verdadeiro evangelho, que Deus nos ajude.


Salmos 117 - Louve ao Senhor

Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.
Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.


Este é o menor capítulo da Bíblia com somente dois versículos.

Trata-se de um convite a que louvemos a Deus por sua benignidade e sua verdade que dura para sempre.

A verdade de Deus dura para sempre, o que era verdade para Deus ontem, será hoje e será para sempre.

Como é terrível confiar na Palavra de alguém que a verdade oscila, você fica inseguro e não consegue confiar plenamente, essa pessoa não tem credibilidade diante de nós, não é mesmo?

O que  o Salmista afirma é que Deus não mudará o que diz, pode confiar, sua verdade simplesmente não mudará, Ele era, é e sempre será o mesmo.

Em qualquer tempo, em qualquer momento, simplesmente Deus será Deus.

Deus é bom o tempo todo, ainda que não possamos entender, sabemos que sua verdade não mudou, e Ele afirma...

Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.


Esta verdade não muda, então não importa o tempo, o momento que está passando, lembre-se de que Deus é bom o tempo todo, sua Palavra não muda, o que prometeu ontem, vale para hoje e valerá amanhã, confie em seu amor e em sua benignidade.



Salmos 118 - Pedra rejeitada

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.

Este é um Salmo Messiânico, um Salmo que aponta para Cristo, que se cumpre em Cristo, veja o texto abaixo...


Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

A cabeça de esquina ou ainda a pedra angular em outra tradução, era uma pedra imprescindível utilizada nas construções antigas.

A pedra angular era caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício a ser construído, ela formava um ângulo reto entre duas duas paredes, fazia essa conexão.

Todo o edifício dependia da pedra angular na cabeça da esquina, esta pedra definia onde as demais pedras deveriam ser alinhadas, ou seja, da pedra angular dependia toda a construção, nos dias de hoje a pedra angular seria tão vital quanto o alicerce de um prédio, se o alicerce não for bem feito, o prédio desaba.

No passado não existia cimento, as construções eram feitas com pedras, e a pedra angular se apoiava toda a construção, dele dependiam todas as outras pedras que viriam.

Era feito um processo de seleção da pedra angular no inicio da construção, e muitas pedras eram rejeitadas, por não ter aparência, porte de pedra angular.

Este texto compara Cristo com a pedra angular, ou ainda nesta versão cabeça da esquina, que foi rejeitada pelos edificadores, pelos construtores.

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Esta pedra que foi rejeitada, desprezada tornou-se a pedra angular, vital para o Corpo de Cristo.

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.
Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Não adianta edificar algo se Cristo não for o centro, se Cristo não for a pedra angular, simplesmente vai desabar.

Somente em Cristo edificadores famílias saradas, ministérios sarados, somente em Cristo a pedra angular poderemos edificar um edifício duradouro.

Quantas famílias desmoronando, casamentos acabando, porque Cristo não é o centro, porque Cristo não foi colocado como pedra angular.

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Cristo precisa ser a primeira pedra, e somente sobre esta rocha, esta pedra angular poderemos ter certeza que nossa edificação não cairá.

No passado Cristo foi rejeitado como pedra angular e ainda hoje muitos tem descartado, ignorado a necessidade de ter Cristo como pedra angular de suas famílias, ministérios, vida profissional... decida hoje mesmo colocar Cristo como centro da sua vida, e então pode vir o que vier sua edificação não será abalada.



Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero te dar o lugar de Honra em minha vida, acima de tudo e de todos, assuma o primeiro lugar em todas as áreas da minha vida. Decido tomar o cálice da salvação custe o que custar, não importa o tempo ou momento, que se cumpra em mim a Tua vontade. Eu te louvo neste dia porque a Tua Palavra é para sempre, o Senhor é bom o tempo todo, o que o Senhor disse ontem, vale para hoje, e valerá amanhã. Neste dia quero que sejas a pedra angular de todas as áreas da minha vida, seja o centro, seja Tudo em mim, em nome de Jesus Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii





Veja outras devocionais aqui

comentários