Lendo a Bíblia TODA em um ano - 03/05/2018 - 123º Dia


Bem vindos ao 122º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Estamos praticamente na metade do livro de Salmos e sem dúvida a cada capítulo somos renovados em nossa fé, em nossa esperança, tem nos enriquecido de uma forma extraordinária.

Vamos estudar ao longo de todo o mês praticamente o livro de Salmos, encerraremos somente no dia 30/05/2018, então vamos aproveitar este tempo de refrigério que Deus tem nos dado por intermédio da sua Palavra.

Lembrando que estamos lendo a bíblia TODA em um ano de forma prática e didática em ordem cronológica, logo depois de Salmos iniciaremos o estudo do livro de I Reis..

Então vamooos lá!!!


Hoje vamos estudar Salmos 67, 68 e 69

Salmos 67 - Resplandeça sobre nos o seu rosto

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, Pausa

para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações.



Segundo alguns estudiosos este salmo era um cântico entoado no contexto da festa da colheita (Êxodo 23.16), o povo de Israel reuniam-se para celebrar a colheita atribuída a Deus.

Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe!



Antes de falar em colheita, este Salmo inicia pedindo que Deus resplandecesse seu rosto, e para isto era necessário INTIMIDADE, aproximação da Glória de Deus, veja...

Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.

Quando Arão e todos os israelitas viram Moisés, com o rosto resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele.

Quem anda com Deus, quem conversa com Deus e tem intimidade com Ele, seu rosto resplandecesse e a colheita é consequência... quem anda com Deus prospera em todas as áreas da sua vida.

Quando chegamos no Novo testamento, no entanto, vamos ver em II Coríntios uma denúncia contra Moisés.


Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.



Muitos com véu sobre o rosto com medo que percebam que a Glória não tem resplandecido mais, mas hoje Deus está pedindo "tire o véu", e permita que Deus faça seu rosto novamente resplandecer, ande com o sol da justiça, e desfrute de uma grande colheita em todas as áreas da sua vida.

"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.





Salmos 68 - Recomeço

Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação.

Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida.


Deus é o Deus do recomeço, quando um filho perde seu pai e fica órfão, alguém diz "É o fim", mas Deus diz "EU sou Pai para os órfãos", e quantos filhos órfãos de pais vivos não é mesmo?

Quando a mulher perde seu esposo, alguém diz "É o fim", mas Deus diz "Eu sou o defensor da viúva".

Quando alguém é abandonado, solitário, alguém diz "É o fim!", mas Deus dá um lar para o solitário, faz com o que o solitário habite em família.

Isso mesmo, Deus sempre tem um recomeço, todas as vezes que alguém diz "É o fim", Deus diz "É o começo", então ainda que pareça neste dia que é o fim, descanse na certeza que seu Deus é o Deus dos recomeços, e pode escrever uma história NOVA e LINDA hoje em sua vida.


Salmos 69 - Pelo pescoço 

Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Nas profundezas lamacentas eu me afundo, não tenho onde firmar os pés. Entrei em águas profundas; as correntezas me arrastam.

Davi afirma que as águas estão já no seu pescoço, ou seja, estava no seu limite, sentia como se estivesse em uma profundeza lamacenta, não conseguia firmar os seus pés,  sentia que estava afundando, que correntezas o estavam arrastando.

Quem nunca sentiu-se assim? Mas Davi concluiu seu Salmo dizendo...

Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move,

pois Deus salvará Sião


Quem sabe como Davi você sente que está no seu limite, tem estado cansado, sentindo que quanto mais mexe-se, mais afunda, acalme seu coração neste dia na certeza de que seu Redentor vive e irá te salvar, Ele não vai te deixar.

Quero ainda destacar este versículo messiânico...

o zelo pela tua casa me consome


Muitos anos depois os discípulos de Jesus lembram desta citação e a atribuem a Jesus veja...


No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro.

Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! "
Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá".

O zelo de Jesus faz com que fizesse um chicote com cordas e expulsasse cambistas que faziam da casa do seu Pai um mercado.

Quero aplicar este texto hoje de duas maneiras...

1 - Deus não nos divide...

o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes

Enquanto templo do Espírito Santo, quantas mesas Ele hoje teria que derrubar dentro de você? Mesas que ocupam o espaço que é DELE?

Para sermos hoje cheios da Plenitude da presença de Deus, precisamos primeiro nos esvaziarmos de tudo aquilo que ocupa o espaço Dele em nós, mesas precisam ser derrubadas.

2 - Mercado na casa de Deus

Estes animais eram vendidos na porta do templo, porque pessoas vinham de longe, e viajavam por lugares áridos, perigosos, por isso preferiam comprar seus animais para o sacrifício na porta do templo com estes cambistas.

Parecia plausível não é? Mas então porque Jesus enche-se de zelo e derruba as mesas e diz "parem de fazer a casa do meu Pai de mercado?"

É que com o tempo o foco não era mais o templo o sacrifício, mas os negócios, as vendas, o foco foi corrompido, a visão foi mudada.

Se Jesus estivesse aqui hoje certamente viraria muitas mesas!! Toalhas, águas, rosas, sendo vendidas, ministrações, canções, sendo vendidas, em nome de discursos camuflados de boas intenções, mas no fundo tudo é sobre si mesmos, tornaram-se amantes de si mesmos.

Que o zelo da casa de Deus encha os nossos corações neste dia, e que a Palavra de Deus possa ser o centro, e não o comércio de homens, de dons, talentos e amuletos, A CRUZ É SUFICIENTE para nós.

Que Deus nos ajude!


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia resplandeça o seu rosto sobre mim, não quero usar uma capa, mas quero poder revelar a todos a Tua Glória em mim. Deus continua escrevendo em minha vida a sua história, cuidando de cada detalhe. Quando estiver no limite, seja a minha saída, e me faça ver a tua salvação, quero ainda virar todas as mesas que possam estar ocupando o Teu espaço em minha vida, ocupe todos os lugares do meu coração, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii


Veja outras devocionais aqui

comentários