Lendo a Bíblia TODA em um ano - 28/01/2018 - 28º Dia


Enfim chegamos ao dia 28º do nosso projeto!

Hoje vamos iniciar o livro de Êxodo (saída), estamos no fim do primeiro mês do ano e já estudamos dois livros da Bíblia, MEUS PARABÉNS!!! 

Gênesis 🆗
🆗


Café com vida diária tem sido uma benção em minha vida e na sua? 

Defina este projeto com uma palavra nos comentários!

Faça como 135 seguidores deste projeto e aperte em seguir este blog, para ser o primeiro a receber todas as nossas devocionais.

Agora vamos lá!!!



Hoje vamos estudar Êxodo 1, 2, 3 e 4

Êxodo 1 - Crescendo na aflição

Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.


Deus usa José para preservar a vida do povo de Israel, a nação escolhida pelo próprio Deus.

A bíblia vai dizer, que com o tempo o povo de Israel, cresceu demais, prosperou muito no Egito, passou o reinado do Faraó que levantou José e veio um reinado que não conhecia José.

Este novo rei não sabia do legado de José, não entendeu que o Egito estava de pé porque um homem usado por Deus preservou a nação, por isso começa a desprezar, a oprimir, a afligir o povo de Israel, o povo de Deus.

Quero tirar uns minutos, neste primeiro capítulo de Êxodo para falar sobre LEGADO, como líderes precisamos respeitar o legado de quem nos antecedeu. 

Quantos lideres assumindo trabalhos locais, falando mal de quem o antecedeu, não respeitando a história de quem veio antes dele.

A bíblia diz que uns plantam, outros regam, mas quem dá o crescimento É DEUS! 

O líder precisa entender que se ele tem algo para regar, cuidar, é porque alguém muitas vezes em lágrimas, pagando um preço muito alto, PLANTOU, jogou sementes que frutificaram a 100 por 1, e agora alguém que vê o trabalha crescer em suas mãos, despreza o trabalho de quem veio antes dele plantando, preste atenção neste texto.

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.


Quantos líderes chegam em suas lideranças pisando naqueles que vieram antes deles, mas vamos aprender com o apóstolo Paulo.

Paulo diz "eu plantei, o Apolo veio regando, mas quem está dando o crescimento É O PRÓPRIO DEUS, É O NOME DELE QUE TEM QUE SER RECONHECIDO" pare de buscar reconhecimento para si mesmo, IMPORTA QUE JESUS CRESÇA! 

Paulo está dizendo, o que planta e o que rega não é nada, mas sim DEUS que dá o crescimento, UAU que ensinamento não é mesmo?


Vamos ao contexto do texto?

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros



Apóstolo Paulo está dizendo, quem planta e rega são UM,  não existe um maior e menor, simplesmente são UM.

A igreja de Coríntio, estava vivendo um tempo de invejas, contendas e divisões, a igreja estava dividida entre Paulo e Apolo, e Paulo está dizendo "EI NÓS SOMOS SÓ MINISTROS, SOMOS SOMENTE SERVOS, UM NÃO É MAIOR QUE O OUTRO, NÃO SOMOS NADA, MAIOR É O QUE DÁ O CRESCIMENTO CRISO, OLHEM PARA CRISTO!"

Perceba que Paulo não vem diminuindo o trabalho de Apolo, ele entenda a importância, e consegue perceber que é como um passar de tocha!!

Por favor, respeite os líderes que vieram antes de você, plantando, muitas vezes em lágrimas, para alguém tivesse o que regar! Não faça como este rei, que despreza a história de José e tenta apegar sua memória e seu legado.

Não se autopromova, seus frutos falarão por você, seus frutos revelarão quem você é, você precisa apagar o legado passado, para mostrar o que está fazendo, e mais do que isso! Entenda que O QUE REGA E O QUE PLANTA NÃO É COISA ALGUMA, e sim Deus que dá o CRESCIMENTO.

AGORA PERCEBA...


QUANTO MAIS AFLIGIAM O POVO DE ISRAEL, MAIS ELES CRESCIAM, ALELUIA!!!

Em tempo de aflição, em que pessoas e coisas vem para nos afligir, precisamos decidir não ficar pelo caminho, mas nos levantarmos em PODER, e crescer.

Decida crescer na terra da sua aflição!

Anderson Freire escreveu uma canção que fala sobre como a Igreja tem sido afligida a tanto tempo, mas ainda assim SÓ CRESCE! Vamos ver um trecho...

Tentaram acabar com a base da Igreja
Sem ela a Terra não povoaria o céu
Ela não teria força pra adorar
Não haveria missionário em todo lugar
Mas o plano não deu certo (não, não)

Tentaram nos calar matando alguns irmãos
Mas nada adiantou surgiram mais cristãos
Louvando como Paulo e Silas na prisão
Movendo o grande céu estremecendo chão, assumindo a missão

O plano do Senhor, é o que prevaleceu
Há quase dois mil anos a Igreja só cresceu
Jesus é a cabeça, e nos ensina a trabalhar
A base é muito forte, nada pode abalar

É tempo de como exército com toda a armadura de Deus (Efésios 6), nos levantarmos em poder, não permitindo que as aflições nos impeçam de cumprir a MISSÃO.

Já faz algum tempo que tenho lema em meu ministério, quero compartilhar com você.

A minha chamada está muito acima da minha dor!
Eu simplesmente não tenho tempo!

E mais do que isso, é tempo de não deixarmos os nossos soldados para trás, NÃO ABRA MÃO de um ferido, não desista, quantas vezes precisar ir até o chão para o pegar vá, mas não abra mão, precisamos chegar JUNTOS!

Quero ainda ressaltar mais um ponto que me marcou neste texto, o rei levanta parteiras para matar os filhos que eram gerados pelo povo de Israel, mas elas não o ouviram, elas se recusaram a matar o povo de Deus.

O inferno tem lutado para que se levantam parteiras da morte, pessoas que matam sonhos gerados, ministérios, com atitudes e palavras.

Mas tem alguém dizendo EU NÃO VOU MATAR AQUILO QUE ESTÁ NASCENDO, eu não vou impedir alguém de gerar, de produzir, de crescer!

Eu não mato sonhos, projetos, e ministérios, eu luto para preservá-los em vida.

Que tipo de parteira você é? Seja um incentivados de sonhos, projetos e ministérios, decida não abortar ninguém.

Mais do que isso, o Senhor tem levantado parteiras para cuidar daqueles que estão sendo gerados em Cristo, quantas vezes Deus salva, mas porque algumas parteiras se recusam a cuidar, estes bebês espirituais não resistem e morrem, É TEMPO DE SERMOS PARTEIRAS DA VIDA E NÃO DA MORTE, de cuidar daqueles que estão gerados no Reino do Senhor.


Gênesis 2 - Projeto de Deus não morre

Aqui começa a história de Moisés, um homem que Deus tinha um projeto FANTÁSTICO, libertar o povo de Israel.

Moisés, em plano perfeito de Deus, é criado pela sua mãe, e em seguida adotado pela filha de faraó.

Um dia Moisés vê um hebreu, alguém do seu povo, ser ferido por egípcio e por um impulso ele mata este egípcio.

Perceba, mais tarde este homem depois de estar diante da Glória de Deus, é considerado O HOMEM MAIS MANSO DA TERRA.

Deus muda o caráter, Deus transforma o coração, mas para isso é necessário termos um encontro com a sua Glória.

Moisés olha para os dois lados, não vê ninguém e mata o egípcio, mas o seu ato veio ÁS CLARAS.

A bíblia que não há oculto que um dia não venha ás claras.

Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

Quantos como Acã escondendo capas, ocultando erros, e fazendo seu exército perder Batalhas, por causa de pecados ocultos (Leia Josué 7.11-20).

Moisés foge, quando percebe que foi descoberto, quantos fugindo por perceber terem sua nudez exposta, como Adão e Eva no Éden, que se escondem ao perceber que estavam nus.

Mas eu quero te dizer neste dia, que Deus NÃO DESISTIRÁ DE VOCÊ, assim como Ele foi ao encontro de Adão e Eva, perguntando "Onde estás" (Gênesis 3.9), hoje ele também está á sua procura.

Vá até aquele que pode cobrir a sua nudez, e te dar uma nova história, um caráter transformado.



Êxodo 3 - Um chamado

Moisés chega ao monte de Deus, monte Horebe, como pastor de Ovelhas, sai dali pastor de uma nação.

Deus chama a Moisés pelo nome pelo nome e ele responde EIS-ME AQUI!

Deus viu que Moisés se aproximava e disse ESPERE, TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS, PORQUE O LUGAR QUE VOCÊ VAI PISAR É SANTO.

Para nos aproximarmos da Glória de Deus precisaremos muitas vezes abandonar, abrir mão, nos esvaziarmos de muitas coisas.

Deus disse "EU TE VISTO A AFLIÇÃO DO MEU POVO, E EU TENHO ESCUTADO O SEU CLAMOR, CONHECI AS SUAS DORES", creia que Deus te ouve e Deus te vê em sua aflição e mais DEUS CONHECE SUAS DORES, você não está sozinho!

Deus diz ainda que vai tirar o povo do Egito e levar para uma terra que mana leite e mel. Creia que em meio á sua aflição DEUS ESTÁ PREPARANDO UM TEMPO DE DESCANSO.

 Diante do chamado Moisés questiona "QUEM SOU EU PARA ESTA MISSÃO", Deus responde "Certamente estarei contigo".

Quantas vezes Deus nos chama ao ministério e nos sentimos incapazes... Creia DEUS ESTÁ CONTIGO!

Nós não somos, mas DEUS É, DEUS É TUDO EM NÓS! Como disse Jesus "SEM MIM NADA PODEIS FAZER" (João 15.5)

Agora, veja que tremendo!!
Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.

Deus está dizendo "Eu estou fazendo uma promessa, eu tenho um projeto, vou tirar meu povo do Egito, vou tirá-los de uma terra de aflição, mas tem um tempo, não vai ser agora, primeiro nesta terra de aflição, mostrarei as minhas maravilhas."

Quando recebemos de Deus uma promessa, achamos que é para JÁ, mas Deus tem um tempo, e seu tempo é perfeito, e o mais lindo é que ao longo deste tempo, Deus está fazendo maravilhas em meio ás suas aflições.

quando sairdes, não saireis vazios,


Uhlll, você não vai sair da terra da aflição VAZIO, a sua bagagem será extraordinária, e isso te fará CRESCER! 

Quantas vezes eu já passei por uma terra de aflição, mas nunca sai vazia, a bagagem que levamos destes momentos é muito grande, e pode ajudar outros tantos que como nós um dia passamos, estão hoje passando por aflições.

Agora por favor, considere comigo, CUIDADO COM O QUE COLOCA NA SUA BAGAGEM AO SAIR DA TERRA DA AFLIÇÃO.

Algumas coisas precisamos deixar lá, não podemos levar em nossa bagagem ressentimentos, rejeição, baixa estima, falta de perdão, vamoooos dê uma geral nessa bagagem e a encha somente daquilo que te fará crescer, que te edifica.

Aprenda a examinar a sua bagagem!


Êxodo 4 - O que você tem na mão?

E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.

Muitas vezes sentimos que não temos o bastante para sermos usados por Deus, mas Deus usa o que temos na mão...

Respondeu Jesus: "Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer".
Eles lhe disseram: "Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes".



Para Jesus cinco pães é uma padaria, e dois peixes uma padaria.

Deus usa o que temos em nossas mãos!
Deus potencializa o que temos!

Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.


Pedro era indouto e iletrado, não era como Paulo, que foi criado aos pés de Gamaliel, estudado, mas foi um ícone do seu tempo, um ganhador de almas em potencial, em Atos 3, ele vai dizer "não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho te dou, LEVANTA E ANDA", o que Pedro tinha? PODER DE DEUS (Atos 3.6)

Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Deus pergunta a Moisés, "quem fez a boca??? EU SEREI TUA BOCA."

CREIA QUE DEUS HOJE QUER TE USAR COMO BOCA DELE EM SUA CASA, NO SEU BAIRRO, NO SEU TRABALHO, E ELE TE ENSINARÁ COMO E O QUE VOCÊ DEVE FALAR.

mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.

Alguém pode se perguntar, "porquê DEUS endureceu o coração de Faraó?" Para revelar a sua GLÓRIA.

Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente".
Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela".

Creia, que Deus está revelando a sua Glória na terra da sua aflição, o recado de Jesus ás irmãs de Lazaro ainda está de pé, CALMA É PARA A GLÓRIA DE DEUS!


Vamos orar???

Senhor Jesus, eu quero crescer na terra da minha aflição, mude a minha natureza a cada dia, para que possa ser cada dia mais parecido contigo. Ensina-me a entender que tem um tempo para que as tuas promessas na minha vida! Senhor neste dia, examino a minha bagagem, quero levar uma bagagem cheia de coisas que edificam e me façam crescer. Deus potencializa aquilo que está em minhas mãos Deus neste dia, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixe de ouvir!



Até amanhã 💜💜💜



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos





Veja outras devocionais aqui

comentários