Lendo a Bíblia TODA em um ano - 13/01/2018 - 13º Dia


Hoje é o 13º dia do projeto!

Sejam todos bem vindooos!

Preparados para mais um dia?

Vamooos lá!


Hoje vamos estudar Gênesis 40, 41 e 42

Gênesis 40 - Nossa esperança precisa estar em DEUS e não em homens.

Lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;


José prosperou na prisão, onde José chegava era abençoado, em nenhum momento Deus o desamparou, assim como jamais irá te desamparar, não importa a circunstância, creia que Deus está contigo.

Um dia o copeiro e o padeiro de Faraó foram presos, ambos sonham no mesmo dia e ficam perturbados por não ter a interpretação, Deus usa José para interpretar os sonhos.

Em resumo, o padeiro seria morto em 3 dias e o copeiro seria colocado em liberdade em 3 dias, é quando ele pede ao copeiro para se lembrar dele, e o ajudar a sair da prisão.

O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.


Quantas vezes recebemos promessas de homens, confiamos que homens irão nos ajudar, e simplesmente nos decepcionamos, não é mesmo? Por isso a nossa esperança deve estar exclusivamente em Deus! Sua esperança não pode estar em seu patrão, seu líder, um partido político, deposite a sua esperança em DEUS, ELE jamais te decepcionará.

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Salmos 121:2


Gênesis 41 - Efraim, é tempo de crescer

José foi vendido por seus irmãos com 17 anos, e agora aos 30 anos finalmente torna-se o príncipe do Egito, é solto da prisão para liderar o Egito, estava somente abaixo de Faraó.

Tinham passado 13 anos, e quantas coisas José aprendeu nestes 13 anos, vamos recapitular alguns pontos que aprendemos com ele? 

Aprendemos que não é para qualquer pessoa que contamos os nossos sonhos, precisamos sonhar com quem sonha conosco.

Aprendemos que ao sair de uma situação que nos faz mal, precisamos sair completos, não podemos deixar capa para trás, do contrário isso pode nos lançar em prisões emocionais e espirituais.

Aprendemos que não podemos depositar nossa esperança em homens, mas somente em Deus, Ele nunca nos decepcionará.

Este José chega á liderança do Egito, não era mais o menino de 17 anos, e agora ele casa e tem dois filhos.

E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.

E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

Quero ressaltar o significado EFRAIM, Deus me fez CRESCER, em tempo de aflição, precisamos decidir crescer, é um tempo de aprendizado, então não murmure, somente respire fundo e APRENDA. Não pergunte para  Deus PORQUÊ, mas sim PARA QUÊ, o que devo aprender?

José também nos dá uma super aula de finanças!

Veja que no sonho de Faraó haveriam 7 anos de fartura e em seguida 7 anos de escassez, e Deus dá sabedoria a José para administrar esta situação.

José faz uma reserva no tempo de fartura, e com isso passou muito bem pelos 7 anos de escassez.

Existem pessoas que gastam tudo que ganham, e quando algo de ruim acontece, não tem reservas e acabam quebrando.

Outros gastam além do que ganham, trazendo sérias consequências sob a sua vida financeira.

Mas José nos ensina a administrar as nossas finanças, GUARDE, RESERVE, não gaste tudo o que ganha, desta maneira no dia da adversidade estará preparado.

É como a história da formiga, que fez reserva o verão todo, a cigarra por sua vez somente cantava, quando veio a chuva a formiga tinha reserva e pode desfrutar em sua casa, mas a cigarra passou aperto, e se não fosse a bondade da formiga teria morrido, lembra dessa historinha?

A Bíblia tem todas as respostas que precisamos, e nos ensina tudo o que precisamos saber para viver uma vida em paz, e hoje nos deu uma aula de finanças, lindo isso né?


Gênesis 42 - A dor do reencontro

Chegaram os 7 anos de fome, e esta fome atingiu toda a terra, mas o Egito por intermédio de José estava preparada para a crise.

Jacó ao ser atingido pela fome, enviou os 10 filhos ao Egito para comprar mantimento, somente ficou com o irmão de José, Benjamim, pois tinha medo que acontecesse algo com ele. Benjamim era o filho caçula gerado pela amada de Jacó.

José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.

José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles


Aqui depois de 13 anos José reencontra com seus irmãos, imagine o quão difícil para ele deve ter sido este reencontro, a bíblia descreve este momento dramático.

E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido.

E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.
E retirou-se deles e chorou.


Assim começa o processo de perdão entre esses irmãos, aqui Deus começa a sarar esta família, o reencontro era necessário.

Quantas vezes passamos por momentos tão dolorosos, que pensamos NUNCA mais quero passar por isso, nunca mais quero conviver com algo assim, mas você vê a mesma situação repetir-se outra vez, precisa voltar ao mesmo lugar...

Lembra-se de como Deus fez Jacó voltar para casa, e como teve que resolver sua questão com seu irmão Esaú? Naquele caso Jacó precisava ser perdoado, e aqui José precisa PERDOAR, mas em ambos os casos, Deus não aceita lacunas na história deles, Deus quer que tenhamos saúde emocional.

José chora, sente dor, reencontrar seus irmãos é doloroso, mas também é necessário.

Como mãe de bebês, é difícil explicar como uma vacina que doí, pode fazer bem! É exatamente isso perdoar DOÍ, mas faz bem, quando perdoamos temos saúde emocional, física (muitas pessoas sofrem com doenças psicossomáticas, frutos de doenças em sua alma) e espiritual.

É TEMPO DE PERDOAR!


Vamos orar???

"Senhor neste dia, quero depositar a minha esperança somente em Ti. Ajuda-me a crescer em meios ás aflições que tenha que passar. Ajuda-me a reencontrar áreas da minha vida que precisam ser resolvidas, hoje eu decido ser feliz, ser livre, decido perdoar, em nome de Jesus, amém."

Deixo você com este vídeo lindooo!


Até amanhã 💜💜💜


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos











Veja outras devocionais aqui

comentários

  1. Bom dia!!! Achei muito bom esse projeto, pois ler a bíblia para mim era algo difícil. Eu gosto de ler, mais sempre me dar sono e as vezes não entendo o que estou lendo. Assim fica mais fácil e agradável ler a bíblia. Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu, é uma alegria poder estudar a Bíblia com vocês, vocês são presentes de Deus em minha vida, entãooo vamos juntas, lendo a bíblia toda em um ano, beijinhooos

      Excluir
  2. Bom dia!!! Achei muito bom esse projeto, pois ler a bíblia para mim era algo difícil. Eu gosto de ler, mais sempre me dar sono e as vezes não entendo o que estou lendo. Assim fica mais fácil e agradável ler a bíblia. Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu, é uma alegria poder estudar a Bíblia com vocês, vocês são presentes de Deus em minha vida, entãooo vamos juntas, lendo a bíblia toda em um ano, beijinhooos

      Excluir
  3. Precisamos nos deixar ser tratados pelo Espirito santo. Pq afliçoes as vezes sao retidas em nosso coraçao, e pensamos em ter perdoado mas retemod o perdao.
    Muito bom esse estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, sem dúvida é tempo de perdoar, "assim como perdoamos os nossos devedores", beijinhooos

      Excluir
  4. Precisamos nos deixar ser tratados pelo Espirito santo. Pq afliçoes as vezes sao retidas em nosso coraçao, e pensamos em ter perdoado mas retemod o perdao.
    Muito bom esse estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, sem dúvida é tempo de perdoar, "assim como perdoamos os nossos devedores", beijinhooos

      Excluir
  5. Minha esperança está no meu Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! louvo a Deus pela sua vida.

    ResponderExcluir