Lendo a Bíblia TODA em um ano - 16/01/2018 - 16º Dia


Chegamos ao 16º dia do nosso projeto e hoje vamos iniciar o livro de Jó!

Alguém vai dizer, mas não seria Êxodo? Não
Porque estamos estudando a bíblia em ordem cronológica, acredito que fica mais fácil o entendimento.

A maioria dos teólogos cristão aceitam que Jó seja um dos primeiros livros escritos da bíblia, alguns dizem inclusive que pode ter sido o primeiro livro, antes mesmo de Gênesis.

Jó viveu possivelmente próximo à geração de Abraão, a suposta idade de Jó é próxima á média de idade de Tera, pai de Abraão.

Duas passagens de Jó (veja Jó 1.5 e Jó 42.8), mostram um costume do tempo dos patriarcas, que é fazer sacrifícios a Deus. 

Um dos maiores argumentos é o fato de que o livro foi escrito antes da Lei de Moisés é que em todos os diálogos entre Jó e seus amigos, em que Jó por várias vezes é acusado de pecar, e afirmam que seu pecado é consequência deste pecado, em nenhum momento citam lei ou mandamento de Moisés.

O livro de Jó fala do dilúvio (Jó 22.15-17), alguns teólogos usam este fato como evidência de que Jó viveu próximo a este tempo.

Usam ainda como defesa o fato de que no livro de Jó são usados nomes contemporâneos a Abraão, a exemplo de Tema citado em Jó 6.19, em Gênesis 25.13-15 vai dizer que era filho de Ismael.

Usam ainda o fato de que um dos amigos de Jó, Elifaz, era temanita, descendente de Teman, filho de Esaú (veja Gênesis 36.15).

Bildade, outro amigo de Jó, que participa dos diálogos, era suíta, descendente de Abraão e Quetura (Gênesis 25.2).

Por fim, Jó 32.2 fala de Baraquel, o buzita, Gênesis 22.21 vai dizer que Buz era sobrinho de Abraão.

Então embora Jó na bíblia abra a seção de livros poéticos, que ficam localizados no meio da bíblia, existem muitas evidências de que ele tenha sido escrito bem antes, ou como disse acima seja um dos primeiros livros a ser escrito na bíblia.

Outra questão é que o livro de Jó não se trata de um mito, de fato aconteceu, é uma história real, pois é mencionada em Ezequiel 14.20 e Tiago 5.11 como real (não deixe de ler todas as referências e marcar com lápis de cor em sua bíblia).

Na verdade, muitos ficam somente no capítulo 1 de Jó, no máximo vão até o 2, e desta maneira não percebem a humanidade de Jó, de como lidou com seu sofrimento, muitas vezes como eu e você lidamos.

No final de 2017 dediquei uma semana a estudar este livro e por várias vezes me vi na pessoa de Jó, em seus posicionamentos, entãoo, seja BEM VINDO ao 16º dia do nosso projeto, nos próximos
 dias vamos mergulhar neste livro tão lindo e profundo que é o livro de Jó.

Vamoooos lá!!!!


Hoje vamos estudar Jó 1, 2, 3 e 4

Jó 1 - Orgulho de um Pai

A bíblia vai dizer que Jó tinha inúmeras qualidades, era íntegro, justo, temia a Deus, e evitava o mal.

A bíblia é clara em mostrar que quem inicia o diálogo foi o próprio Deus, veja;

Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".



Os pais e mães corujas deste blog vão entender o que vou dizer com mais clareza. É comum um pai desejar ressaltar o quanto seus filhos são bons em algo, principalmente, nos primeiros dias, como por exemplo "meu filho já está andando", "veja já sabe dizer mamãe e papai", "observe ele dizendo tchau".

Meu esposo começou a ensinar teclado para a nossa filha mais velha de 6 anos, bem, todos que chegam aqui em casa precisam passar pelo quarto da Bia para saber como já está evoluindo no instrumento, e ele fica de longe com o olho brilhando e babando por sua filha.

Imagino Deus como Pai exatamente assim "Perceba meu filho Jó, é um ótimoo filho, meu orgulho".

Isso me faz lembrar de como Deus fala de Jesus no dia do seu batismo:

Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

A pergunta que quero fazer neste inicio do estudo de Jó para nós, é o que o céu está dizendo a nosso respeito??

Existem muitas pessoas preocupadas com os que os homens vão falar de si, e não consideram o que Deus está dizendo de si, é isto que realmente importa. 

Precisamos sim cuidar da nossa imagem, afinal estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1), e ai daquele por quem vem o escândalo (Lucas 17.1), mas principalmente precisamos ser motivados a encher nosso Pai do céu de orgulho.

Então vamos, pare alguns segundos e pense o que Deus diria a seu respeito!! Eu também pararei aqui...

Outro ponto, que me chama a atenção é que satanás conhece Jó, e alguém pode perguntar, mas não poderia conhecer??? 

Eu respondo que não! Satanás é limitado, não tem os atributos de Deus, não é Onipresente (está em todos os luares), não é Onisciente (tem conhecimento de tudo), não é Onipotente (tem todo o poder), então depende diretamente dos anjos que com ele caíram, hoje demônios.

Veja o que aconteceu em Atos 19.13-16

Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! "

Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus.
Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? "
Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.

Perceba, que os demônios não conheciam, não respeitaram os filhos de Ceva, mas Jó era conhecido, era respeitado.

Acredite, existem muitas pessoas respeitadas na terra, que o nome é muito conhecido na terra, mas não é temido e respeitado no mundo espiritual.

Voltando ao texto, aqui satanás sugere que Jó somente é fiel, por causa dos bens, e porque Deus tinha o prosperado em tudo, satanás pede então para tocar em tudo que Jó tinha, em todos os seus bens.

Primeira prova: O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.
Jó 1:12

Em um só dia Jó perdeu TUDO o que tinha:

Tinha ele sete filhos e três filhas,
e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas parelhas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.
Jó 1:2,3

Jó respondeu a esta primeira prova de uma maneira inspiradora:

 disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".

Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.


Agora seja sincero comigo, se perdesse meus filhos, e anunciasse "não vou mais ministrar a Palavra, na verdade estou abandonando a Deus", eu os decepcionaria? O que esperam de mim? o que esperam de um filho de Deus? 

Desde cedo somos ensinados a ser perseverantes, não é mesmo? Esperamos que em tempos de dor, nosso discurso seja adequado ás nossas atitudes.

Então, podemos dizer que Jó passou pela primeira prova como um filho de Deus, como um valente de Deus, como eu e você devemos passar.


Jó 2 - Pele por pele

"Pele por pele! ", respondeu Satanás. "Um homem dará tudo o que tem por sua vida.

Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "



Satanás afirma que o homem não pode ser fiel a Deus diante da enfermidade, Deus que conhecia a estrutura de Jó, Deus sabia o final desta história, ele permite que satanás toque no corpo de Jó.

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.



Jó se torna uma chagas viva, feridas terríveis apareceram da sola dos pés ao alto da cabeça, ele sentou-se em cinzas, e coçava suas feridas.

Sua esposa que teve como uma só carne, todas as perdas que Jó teve, vendo seu esposo nesta situação, já tinham perdido tudo e agora vê seu esposo inteiramente ferido, o aconselha;

Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! "


Aprendo duas coisas aqui:

1º Jó perde os filhos, e todos os bens, mas satanás não toca na mulher de Jó, aqui vemos a importância que Deus dá ao casamento.

Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".

2º A resposta de Jó á sua mulher foi;

Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
Habacuque 3:17,18


Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece.


Não podemos servir a Deus somente quando tudo está bom, mas devemos nos manter fiéis, quando algo não sair como esperávamos, Jó nos dá uma aula de FIDELIDADE e PERSEVERANÇA.

Chegam agora os amigos de Jó, quando o avistam á distância não o reconhecem tal era o estado de Jó, e começam a chorar alto, rasgam as vestes e colocam terra em suas cabeças, depois sentam no chão com Jó e por setes dias não conseguem dizer nada, pois viam como era grande o seu sofrimento, esta narrativa se cala por sete dias, sete dias de silêncio.

Porém, podemos afirmar, que Jó passou pela segunda prova com sucesso! Mais uma vez manteve-se fiel.

Jó 3 - Jó quebra o silêncio.

Mas, chega o terceiro capítulo.. muitos não chegam neste capítulo, e não percebem o quanto Jó é humano, e sofre como nós sofremos, lida como nós lidamos com o sofrimento.

Muitas vezes, no primeiro dia da prova somos fiéis, no segundo dia, mas o problema é que no decorrer do tempo, vamos perdendo as forças não é mesmo?? Vem comigo!!

Depois de sete dias em silêncio, finalmente Jó quebra o silêncio amaldiçoando o dia que nasceu;

Depois disso Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento,

dizendo:
"Pereça o dia do meu nascimento e a noite em que se disse: ‘Nasceu um menino! ’


E aqui Jó começa uma série de questionamentos:

1 - Porque eu nasci?

"Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre?

Por que houve joelhos para me receberem e seios para me amamentarem?


Por que não me sepultaram como criança abortada, como um bebê que nunca viu a luz do dia?

Não tenho paz, nem tranqüilidade, nem descanso; somente inquietação"
Jó 3:26

Você já passou por uma dor tão intensa a tal ponto de desejar nunca ter nascido? Alguns chegam a pedir para Jesus os levar logo, tal como Elias depois de fazer fogo cair no céu...
"Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "

 Muitas pessoas se cansam de viver! Mas para essas pessoas tenho o mesmo recado que o céu deu para Elias;
De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".


"Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".
Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.
1 Reis 19:7,8

Quantas pessoas em momentos de dor, decidem parar de se alimentar, se afastam da casa de Deus, param de ler a bíblia e orar, e vão ficando cada vez mais enfraquecidas, a ordem para você hoje é LEVANTE E COMA, se alimente e avance em direção ao monte de Deus.

Perceba que Jó está sendo humano, e começa a lidar com a dor, como muitas vezes eu e você já lidamos.


Jó 4 - Discurso confirmado com atitudes

Suas palavras davam firmeza aos que tropeçavam; você fortaleceu joelhos vacilantes.
Mas agora que se vê em dificuldade, você se desanima; quando você é atingido, fica prostrado.

Perceba Jó está sendo acusado de não viver o que prega, Elifaz está dizendo "você fortaleceu tantos, e agora que chegou a sua vez é atingido?"

Perceba que Elifaz fala isso depois de ver Jó quebrar um silêncio de sete dias, amaldiçoando o dia que nasceu!

Quantas vezes cometemos este erro, nosso discurso, não corresponde com nossas atitudes! Nossa família e amigos esperam  ver que nosso evangelho vai além das Palavras!

Agora Elifaz faz um questionamento a Jó que quero tomar a liberdade de responder á luz da Palavra...

"Reflita agora: Qual foi o inocente que chegou a perecer? Onde foi que os íntegros sofreram destruição?

ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5:45

Atenção, somos do céu, mas estamos na terra, e na terra adoecemos, sentimos frio e calor, sentimos fome, ficamos velhos e morremos, vemos pessoas queridas partir, existem assaltos, certas coisas simplesmente acontecem é natural...

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".


E ainda temos uma promessa...

estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".


Vamos orar???

"Senhor Jesus, que eu possa ser um filho de quem possa se orgulhar. Ajude-me a manter-me fiel em meio ás adversidades da vida e a não esquecer que não importa a tempestade o Senhor sempre estará comigo! Em nome de Jesus, amém!"

Deixo vocês com este vídeo lindoo!



Até amanhã 💜💜💜


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos








Veja outras devocionais aqui

comentários

  1. 💡📖Não podemos servir a Deus somente quando tudo está bom, mas devemos nos manter fiéis, quando algo não sair como esperávamos, Jó nos dá uma aula de FIDELIDADE e PERSEVERANÇA.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite sara mais uma etapa comecamos em genesis e estamos em jo .Que o senhor nos ajude nessa jornada.bjs ate amanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Neide, concluímos o primeiro livro e estou muito impactada com tudo o que Deus está fazendo neste projeto 🙌 Deus te abençoe, vamos juntas

      Excluir
  3. Que maravilha!Já estamos no livro de Jo. Muito bom aprendermos a palavra juntinhas...Que Deus te abençoe varoa! Bjs com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Andreya, tem sido simplesmente tremendo, vamos juntas, beijinhos

      Excluir