Lendo a Bíblia TODA em um ano - 12/01/2018 - 12º Dia


Chegamos ao 12º dia do Projeto!!

Parabéns a todos por terem chegado até aqui!

Hoje quero agradecer aos 85 seguidores deste blog, estamos agora bem perto da nossa meta que é terminar este mês com 100 seguidores.

Você já apertou em SEGUIR este blog? Corre, porque já estamos no final do ebook e está lindooo, todos os nosso seguidores vão receber GRATUITAMENTE!

Além de como seguidor, será sempre o primeiro a receber as nossas publicações.

Agora vamos lá!


Hoje vamos estudar Gênesis 37, 38 e 39

Gênesis 37 - Abrindo mão da necessidade de aceitação

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice;
Gênesis 37:3

Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Gênesis 37:4

Seus irmãos, pois, o invejavam; 
Gênesis 37:11a


José foi o primeiro filho de Raquel, o amor da vida de Jacó, e a bíblia é clara em dizer que Jacó o preferia e não escondia isso dos demais filhos, veja que ele dá uma túnica para José, mas não dá para os demais.

Como mãe tenho a seguinte política, se não posso dar algo para um dos meus filhos, nenhum dos outros receberá, não é assim que pensa também?

Jacó, no entanto, não tinha o mesmo pensamento e isso provocava nos demais filhos inveja.

Certamente tentaram buscar aceitação do seu pai, mas ao perceber que nada mudava a preferência de Jacó por José, o odiavam e sentiam inveja.

Inconformados por não ter a aceitação do seu pai eles chegam ao extremo de decidir matar José.

A primeira verdade que aprendo neste texto é que preciso me aceitar, independente dos outros.

Deus me aceita, e isso deve ser suficiente, não podemos aceitar que alguém diminua o valor que Deus já nos deu, e não é avaliado com prata ou ouro (I Pedro 1.18-19), mas com seu próprio sangue que foi derramado na cruz do calvário.

"Não tenho tempo para ressentimentos, quando lembro que ELE ME AMA", Ele me aceita, Ele me levará para morar com Ele, Deus não abre mão de mim, na verdade sou a menina dos seus olhos (Zacarias 2.8)

Você já tentou tocar na menina dos olhos de alguém? Na mesma hora como reflexo a pessoa a protegerá, ela está bem protegida não é mesmo? Assim é você para Deus.

Samuel convida Jessé para um sacrifício, era uma solenidade, mas ao chegar na casa de Jessé estavam todos os seus filhos, menos Davi, ele estava destacado, tinha um tratamento diferenciado, estava cuidando das ovelhas do seu pai, mas DEUS O VIA, e isso é SUFICIENTE.

Mais tarde Davi está indo entregar suprimentos aos seus irmãos na guerra contra os filisteus e seu irmão mais velho o diminui dizendo "com quem você deixou aquelas poucas ovelhas no deserto?" (I Samuel 17.28)

Ele estava dizendo "coloque-se no seu lugar, você é um pastorzinho de POUCAS ovelhas", ou seja, sua família o diminui, mas ele sabe quem é, por isso não volta atrás, não retrocede, avança!!

VOCÊ PRECISA SABER QUEM É, E VOCÊ É AQUILO QUE A BÍBLIA DIZ QUE É, E VOCÊ É AQUILO QUE O CÉU DIZ QUE É, É DEUS QUE TE DEFINE.

Em seguida o líder da nação o diminui, Saul tenta mudar a cabeça de Davi o diminuindo, ele diz "pense bem, este gigante é guerreiro desde a mais tenra idade, e você não passa de um menino, você não tem condição de vencer" (I Samuel 17.33).

Mas Davi sabia quem era, e não tinha necessidade de aceitação. Ele tem história, tem legado, e isso basta.

Quantas pessoas retrocedendo porque não foram reconhecidos por seus líderes, porque tem necessidade aprovação! Perceba VOCÊ TEM UMA HISTÓRIA COM DEUS, NÃO ABRA MÃO DISSO! OS BASTIDORES DA SUA VIDA MUITOS NÃO CONHECEM, MAS ISSO NÃO TIRA O VALOR DO QUE VIVEU, NÃO PODE ABRIR MÃO DISSO! Veja a resposta de Davi:

Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,

eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".


Ele está dizendo, "Saul existem coisas a meu respeito que você não conhece, EU ME CONHEÇO, E NÃO TENHO NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO, SEI QUE DEUS ME AJUDOU COM O LEÃO, O URSO,  E ME AJUDARÁ COM ESTE GIGANTE."


Os irmãos de José não souberam lidar com a falta de aceitação, com o favoritismo do pai!

Antes de querer que alguém me aceite, EU PRIMEIRO PRECISO ME ACEITAR, e preciso entender como disse acima QUE DEUS ME ACEITA! E aí não tem como ter inveja de ninguém, porque SABE QUEM É, e isso basta.

A segunda verdade que aprendo neste texto, é que NÃO É PARA QUALQUER PESSOA QUE DEVO CONTAR MEUS SONHOS.

Conte seus sonhos, para quem vai sonhar com você!

Cuidado, existem pessoas que ao ouvir seu sonho, não descansam enquanto não os colocar em covas em espirituais.

Aprenda a contar seus sonhos, para alguém que ao ouvir seu sonho, vai te fazer sonhar mais alto ainda!

José conta para seus irmãos o seu sonho, veja que eles que já estavam cheios de inveja, então passaram a odiar José.

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
Gênesis 37:5

É tempo de sonhar, mas saiba com quem sonhar!


Gênesis 38 - A Glória é de Deus

A história de José é dado uma pausa, para falar sobre a vida de Judá, um dos seus irmãos.

Depois de que José é vendido, Judá se afasta da casa do seu pai, dos seus irmãos e casa com uma mulher cananeia chamada Suá, e teve três filhos com ela, Er, Onã e Selá.

Já vimos em textos passados como é perigoso afastar-se da casa do Pai, pois aqui constataremos mais uma vez o quão terrível é.

Judá escolhe para seu filho mais velho Er, uma esposa chamada Tamar também cananeia, mas por fazer o que era mau aos olhos de Deus, Deus o matou.

Deus o matou? SIM, primeira verdade deste texto.

Alguém vai dizer, mas isto aconteceu no tempo da lei, hoje estamos na dispensação da Graça, Deus não mata mais por causa do pecado.

Venha comigo no novo testamento, no período da graça.

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".
Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.


 Por causa da mentira e do engano do casal chamado Ananias e Safira, ambos morrem.

Alguém pode dizer.. Mas isso foi para um período especifico, no inicio da Igreja Primitiva era necessário fatos específicos para organização da Igreja.

Pois quero falar agora sobre um alerta que Jesus deu em forma de parábola.

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".


Veja o dono da vinha por três anos procurou fruto na figueira e não encontrou, então decidiu a cortar, porque estava ocupando a terra inutilmente.

Quantas pessoas estão ano a após ano, prometendo gerar frutos para Deus, mas não o dão. Ano após ano prometendo mudar, mas simplesmente não mudam.

Então entra a GRAÇA , o homem que cuidava da vinha, daquela figueira, diz "Por favor, espere mais UM ANO, eu vou cuidar, adubar, se no próximo ano não der fruto, pode cortar".


Então o que entendo é que estamos na dispensação da graça sim, e o que seria de nós se não fosse a GRAÇA, mas esta graça tem um tempo em nossa vida, Deus dá tempo, quando chega o tempo se não houver mudança Ele corta.

Este tempo só Deus conhece, por isso é que temos que viver cada dia como se fosse o último dia das nossas vidas, não adie a sua frutificação, o tempo de dar frutos é HOJE, o tempo de mudar é HOJE.

Precisamos obedecer por amor, e não por medo, mas sabendo que servimos a um Deus de graça sim, mas também justo. Que o Senhor nos ensine a temer o seu nome! Que possamos aproveitar o tempo que Deus tem nos dado para frutificar para a sua Glória.

A segunda coisa que aprendo neste texto, é o perigo de querer reter a Glória.

Onã, o irmão do meio, tinha que cumprir a lei do Levirato e dar descendência a seu irmão, pois não tinha deixado filhos, para isso Onã tinha que engravidar Tamar sua cunhada, mas o filho que teriam não seria seu, não teria seu nome, e sim do seu irmão Er, seria descendente de Er, seria considerado de Er e não seu.

Se dois irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a sua viúva não se casará com alguém de fora da família. O irmão do marido se casará com ela e cumprirá com ela o dever de cunhado.

O primeiro filho que ela tiver levará o nome do irmão falecido, para que o seu nome não seja apagado de Israel.


Mas veja o que aconteceu...

Mas Onã sabia que a descendência não seria sua; assim, toda vez que possuía a mulher do seu irmão, derramava o sêmen no chão para evitar que seu irmão tivesse descendência.

O Senhor reprovou o que ele fazia, e por isso o matou também.


Onã pensa "eu não vou investir em algo que não tenha o meu nome", e quantas pessoas dentro da Igreja com o pensamento de Onã? Se não tiver o meu nome eu não faço! Se não serei honrado por isso, não conte comigo! Se o nome de outra pessoa que vai ser honrado, nem pensar, não dedicarei tempo!

Precisamos entender neste tempo que a GLÓRIA É SEMPRE DE DEUS, e se tem um nome que tem que aparecer é o NOME DE DEUS.

Alguém me disse, "Sara algumas pessoas Deus exalta o nome, e outras serão sempre a serva de Naamã, seu nome nunca será conhecido", mas quero dizer que a serva de Naamã em seu anonimato conseguiu marcar seu tempo de uma forma fantástico, tornando o nome de DEUS conhecido, e é assim que devemos ser

Que o NOME DE DEUS seja erguido, e não de homens, a GLÓRIA É SEMPRE DELE!

Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.



Gênesis 39 - Saia, mas não deixe a capa

Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo! " Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão,
chamou os empregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.
Gênesis 39:12-14


Deus falou muito comigo neste texto no ano de 2017, e cheguei a ministrar em uma das minhas últimas agendas.

José é vendido por seus irmãos e acaba na casa de Potifar, no Egito.

Deus abençoou e prosperou José na casa de Potifar, porém em um dado momento a esposa de Potifar coloca os olhos em José e o deseja, e dia após dia ela insiste para que ele se deite com ela, mas ele resiste.

Um dia José entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados estava naquele momento, a esposa de Potifar aproveitou este momento para novamente o assediar.

Primeira coisa que quero falar, é que você é aquilo que você faz quando ninguém está vendo! Você é aquilo que você faz, pensa e fala, quando seus líderes não estão vendo, quando seus liderados não estão vendo! José podia ter pecado contra Deus, afinal "ninguém" veria (na terra, porque os olhos de Deus estão sempre atentos), mas ele permanece fiel a Deus.

A segunda coisa que aprendo com José é que preciso fugir da aparência do mal sim, afinal a bíblia nos ensina assim...

Afastem-se de toda forma de mal.

Porém o que Deus me ensina, é que preciso SAIR INTEIRA, não posso deixar a minha capa para trás.

A capa em muitos momentos na Bíblia representa autoridade!
A mulher de Potifar somente teve como prender José, porque ele não saiu inteiro, deixou sua capa para trás.

Quantas pessoas até conseguem sair, mas não saem inteiras, sentem que algo se perdeu no procedeu.

Eu tenho aprendido a me afastar do que é mal, e do que me faz inteira, sem deixar capa para trás.

O perigo de deixar capa para trás é acabar em uma prisão emocional, prisão espiritual, é tempo de resolver o que ficou para trás.

Fale como Moisés a faraó... 

E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará;



Vamos orar?

"Senhor Jesus me ajude a abrir diariamente da necessidade de aceitação, que seu amor seja suficiente em minha vida, me ajuda a sonhar com quem sonha comigo, traga pessoas para sonhar comigo. Deus me ajude a frutificar hoje, a mudar hoje, entendendo que o Senhor é o Deus de graça, mas também é justo. Que tudo o que faça seja para o TEU louvor, e TUA Glória, pois tudo o que importa é que o TEU nome cresça. Hoje quero aprender a me afastar do mal e do que me faz mal sem deixar capa para trás, quero sair inteira, como Moisés declaro "nem uma unha ficará", em nome de Jesus, amém!"

Deixo vocês com este vídeo lindooo!



Até amanhã 💜💜💜


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos



Veja outras devocionais aqui

comentários

  1. Boa noite.como e bom a palavra de Deus a cada dia aprendendo.muito obrigada sata pela sua disponibilidade que o Deus todo poderoso ti guarde.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide é uma honra poder servir, já tem post novo no blog, vamos juntas, beijinhos

      Excluir
  2. Oi!E lá vamos nós caminhando juntos.

    ResponderExcluir
  3. Como é lindo essa visão irmã sara...obrigado como Deus tem te usado com esse projeto.

    ResponderExcluir