Lendo a Bíblia TODA em um ano - 01/02/2018 - 32º Dia


Hoje é o 32º dia do projeto Café com vida diária!

Parabéns a todos, completamos hoje um mês de Leitura Bíblica, e vai ter comemoração simmmm.

No nosso primeiro mesversário, vamos comemorar com uma live na página do nosso ministério, e vai ter presente, vamos sortear um livro "Nunca pare de sonhar, ouse contar as estrelas".

Então te espero hoje (01/02/2018) ás 23 horas no endereço abaixo


Te espero ás 23 horas, vamos testemunhar tudo o que Deus está fazendo por intermédio deste projeto, e louvar a Deus por todas as experiências que temos vivenciado.

Nossa meta era comemorar o nosso primeiro mesversário com 100 seguidores, e louvo ao Senhor, porque chegamos a este primeiro mês com 144 seguidores, muito obrigada a todos!

A nossa próxima meta, é encerrar o mês de fevereiro com 200 seguidores, então ajude este projeto, compartilhe com todos os seus amigos, para que este projeto possa crescer cada dia mais, e mais pessoas possam ser alcançadas pelo Poder da Palavra.

No mês de Janeiro estudamos o livro de Gênesis, Jó e iniciamos o livro de Êxodo, e em um ano teremos estudado TODA a Bíblia de forma prática e didática, tenha foco, vamos chegar juntoos!!

Agora vamos lá!!!


Hoje vamos estudar Êxodo 14, 15, 16 e 17

Êxodo 14 - Firme e constante

E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.


Perceba Deus acaba de com 10 pragas, 10 maravilhas, libertar o seu povo do Egito, com mão forte os tira do Egito, mas ao perceber que Faraó estava atrás deles esquecem todas as experiências que tiveram com Deus.

Agora, Faraó está vindo atrás deles, porque o próprio Deus endurece mais uma vez o seu coração, Deus permite que ele persiga o povo de Israel.

Deus está querendo ensinar ao seu povo, que NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS PARA DEUS, E QUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE POSSA SER MAIOR DO QUE ELE! MAIOR ERA O DEUS DE ISRAEL DO QUE QUALQUER FARAÓ QUE SE LEVANTASSE CONTRA ELES.

Diante do eminente perigo, eles perguntam a Moisés "Não tinha sepulcros no Egito? Porque saímos de lá para morrer aqui?"

Vão ainda além dizendo "seria melhor termos ficado escravos no Egito",  diante da primeira dificuldade olham para trás.

Existem crentes vivendo uma grande inconstância espiritual, um dia acordam dizendo VOU VENCER, e no outro dia VOU MORRER, um dia acordam como Davi querendo matar leão, urso, gigante, mas no outro se sentem como Elias, vão para o deserto, deitam e pedem a Deus a morte.

Precisamos ser firmes e constantes, não podemos ficar toda a hora oscilando na fé...

Creia que o Deus que te tirou do Egito, também abre o mar para você passar, VOCÊ NÃO VAI MORRER!

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor,

É impossível alguém agradar a Deus sem fé!

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.


Temos o costume de só dançar depois do mar abrir, mas precisamos aprender a dançar na frente do mar, simplesmente por crer, que Deus vai abrir o mar, e se não abrir nos fará andar sobre as águas, mas de alguma maneira nos dará o livramento necessário.

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.


As orientações dadas por Moisés são urgentes ainda para os nossos dias:

1. NÃO TEMAS
2. FIQUE QUIETO
3. CALE-SE
4. MARCHE

Venha comigo...

1. Por que temer?

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.


2. Fique quieto

Muitas vezes como Sara, não sabemos esperar e acabamos nos precipitando, dando Agar, dando um jeitinho, colocando as mãos no projeto de Deus, e com isso temos atraímos vários problemas, á semelhança de Sara, que até os dias de hoje os descendentes de Isaque e Ismael sofrem pela escolha feita (Gênesis 16.2).

3. Cale-se

As palavras do povo de Israel estavam cheias de incredulidade, logo, Moisés diz "Cale-se", perceba... se o que vai falar não vai alimentar sua fé, e nem daqueles que vão te ouvir, decida calar-se.

Se não concorda com a Palavra eu não falo!

Não é porque pensou que precisa falar, precisa filtrar aquilo que vai falar, passe suas Palavras pelo crivo de Deus.

Nem sempre precisa falar, existe tempo de falar e tempo de calar!

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

4. Marche

Temos a tendência a dizer "Deus me fez promessas, a seu tempo elas vão se cumprir", e eu concordo com esta afirmação, mas ainda assim Deus está dizendo MARCHE!

Deus prometeu livrar o povo de Israel, mas eles podiam ficar parados vendo a morte chegar.

Deus está dizendo HAJA, não fique parado vendo a morte chegar, LEVANTA E COME (I Reis 19.8).

Quantos trancado dentro de um quarto, quantos abrindo mão do chamado, do ministério, de sonhos e projetos! A ordem para você neste dia é MARCHE, PORQUE O SENHOR TE DARÁ A VITÓRIA!

Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.


Êxodo 15 - Cantando na frente do mar

Agora que o mar abriu veja a reação...

Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

Vamooos, é tempo de aprender a dançar e cantar na frente do mar e não somente depois do milagre!

Agora veja novamente a incostância do povo de Israel, já havia mencionado em umas devocionais atrás, mas vale a pena destacar novamente.

Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

Agora me respondam, o Deus que livra o povo de Israel do Egito com mão forte, que abre o mar para o povo de Israel passar, não tem poder de transformar água amarga em doce?

Somos realmente muitas vezes tão inconstantes, e é por isso que o Salmista vai dizer, "Alma eu reconheço que tenho problema com esquecimento, POR FAVOR, não se esqueça", veja...

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

Veja agora, o Deus que livra o povo de Israel do Egito, que escuta o seu clamor, e vê a sua aflição, que abre o mar para que passem em terra seca, agora transformando água amarga em doce.

o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.

Creia que neste dia, Deus está transformando áreas amargas da sua vida em doces, creia que NÃO há impossíveis para o seu Deus.

Veja que Deus prova o povo de Israel diante das águas de Mara, e eles reclamam, sem saber que bem á sua frente os aguardava Elim, que significa ABUNDÂNCIA.

Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.

Quantos morrendo diante de águas amargas e não permitem que Deus adoce estas águas, e o pior nunca chegam a conhecer Elim e passam a vida sem saber como é delicioso habitar junto ás águas.

Corra agora mesmo para Elim, e acampe junto ás águas que te refrigeram, te saram, te dão vida, estas águas vem do próprio Deus, pois Ele é a própria fonte de água viva, e aquele que bebe destas águas nunca mais terá sede outra vez (João 4.14).


Êxodo 16 - Abra mão da murmuração

E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

Genteee, pensee, em como Deus é gracioso, e paciente. O povo de Israel sai de Elim e vai para o deserto de Sim.

E acredite assim é a nossa vida com Deus, de vitórias e desertos, perceba o ciclo.

Deus livra o povo de Israel do Egito - Vitória
Faraó persegue o povo de Israel e os encurrala na frente do mar - Deserto
Deus abre o mar para seu povo passar - Vitória
Depois de 3 dias andando sem água encontram águas amargas - Deserto
Chegam a Eli, um lugar de abundância - Vitória
Chegam ao DESERTO de Sim

Mas perceba que é no deserto que Deus nos prepara para vivermos as vitórias!

O povo está com fome, então começa a sentir saudades do Egito, do tempo que comiam até fartar, mas esquecem que lá eram ESCRAVOS,  e agora estão LIVRES!

Quantos voltando para o Egito e abrindo mão do sobrenatural de Deus no deserto, prefiro o deserto com Deus do que a fartura do Egito sem a presença de Deus, debaixo do jugo.

Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.


Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus.
E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.
E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
Êxodo 16:12-15

Deus está dizendo, "parem de sentir saudades do Egito, estão com fome, eu faço pão cair do céu, faço subir codornizes para os alimentar, e atenção SÓ PEGUEM A PORÇÃO NECESSÁRIA PARA O DIA!" 

Alguns não escutaram a instrução de Deus dada por intermédio de Moisés e pegaram a porção além do que precisavam para o dia, e no outro dia tinha virado bicho, veja..

Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.

Quantos ainda vivendo de uma porção que Deus mandou a anos atrás, vivendo de experiências passadas, quando na verdade Deus quer te dar a porção diária, o que você viveu ontem foi extraordinário, e importante, MAS HOJE DEUS TEM ALGO NOVO, FRESCO!

Aquele que guardou para dois dias, certamente não creu na Palavra de Deus de que no outro dia veria o NOVO DE DEUS, creiaa que Deus irá suprir a sua necessidade diária, não há necessidade de ficar requentando experiências, viva algo excelente todos os dias com Deus.

Perceba, é válido lembrar das suas experiências passadas com Deus, porque isso é história, é legado, mas não pode se transformar em um museu, receba de Deus HOJE a porção diária.


Agora perceba que o maná teve prazo de validade...

E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, ATÉ QUE entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

Ao entrar em Canaã, o povo de Israel passa a trabalhar para comer, existem muitos que se acomodam ao maná caindo do céu, mas Deus tem seus meios de tratar conosco e nos fazer crescer, no primeiro momento se necessário o pão cairá do céu, mas um dia ele dirá como disse aos discípulos...

Ele, porém, respondeu: "Dêem-lhes vocês algo para comer".

Êxodo 17 - É tempo de crescer

Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
Êxodo 17:1-3

Perceba a dificuldade que o povo de Israel tem em lidar com os desertos, como só conseguem se alegrar em tempo de abundâncias, precisamos seguir a orientação do apóstolo Paulo...

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.

Deus faz água sair da rocha, para o povo murmurador entender de uma vez por todas, que ELE É DEUS!

tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

Agora neste capítulo acontece algo que sem dúvida é um recado para nós como Igreja.

Amaleque se levanta contra o povo de Israel em Refidim, Moisés delega a Josué a responsabilidade da Batalha, veja...

disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.

Sem dúvida em Êxodo temos um curso de liderança, quantos líderes centralizadores, que não confiam em seus liderados, mas perceba que Moisés é um líder que delega, confia, acredita, enxerga potencial.

Outros líderes até enviam, mas não cobrem seus liderados, não participam de suas batalhas, largam seus liderados sozinhos e muitas vezes os assistem morrer em campo de batalha.

Moisés envia, mas o ampara, ficou durante toda a Batalha com as mãos erguidas, e quando ele abaixava Josué perdia a Batalha, a verdade é que um dependia do outro naquela batalha.

Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

Acredite nossos líderes, nossos pastores não são super heróis, precisamos os apoiar, segurar as suas mãos, os sustentar em oração, existem momentos que as mãos pesam, e neste momento muitos ao invés de sustentar, ajudar, cuidar, os abandonam, criticam, AME SEUS LÍDERES, os apoie, participe desta batalha.

Perceba que nesta Batalha, Josué foi tão importante, como Moisés, que não podia abaixar as mãos, como Arão e Hur que sustentou as mãos de Moisés, A NOSSA UNIDADE NOS FARÁ VENCER AS BATALHAS DESTE TEMPO.

O SEGREDO DA VITÓRIA DA IGREJA ESTÁ NA UNIDADE!


Vamos orar???

Senhor Jesus, me ajude a ser firme e constante, a não esmorecer diante de cada batalha. Não quero somente dançar depois que o mar se abrir, mas me ensina a dançar diante do mar. Neste dia abro mão da murmuração, quero aprender com o apóstolo Paulo a me alegrar em toda e qualquer situação. Deus me ajude a crescer em unidade, a participar da Batalha no teu Reino com excelência, em unidade, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!!



Até ás 23 horas, vamos comemorar 💜💜💜


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos


Veja outras devocionais aqui

comentários