Lendo a Bíblia TODA em um ano - 02/02/2018 - 33º Dia


Hoje é o 33º dia do projeto café com vida diária!

Vamos ao novo desafio? 
Queremos fechar o mês de fevereiro com 200 seguidores!

Lembrando que todos os nossos seguidores vão ganhar um E-book totalmente gratuito nos próximos dias, então não perca tempo, aperte em seguir agora mesmo, faça como os 144 seguidores deste blog e entre neste projeto que tem abençoado a tantos!

Ontem comemoramos o primeiro mesversário do projeto com uma live, e 75 pessoas participaram do sorteio do livro "Nunca pare de sonhar, ouse contar as estrelas", íamos sortear somente um livro, mas resolvemos sortear dois, tendo em vista o número de pessoas, e as ganhadoras foram...



Parabéns ás vencedoras, e aos demais, dia 01/03/2018 tem mais presentes, quem sabe uma Bíblia... o que acham???❤

Agora vamooos lá!!


Hoje vamos estudar Êxodo 18, 19 e 20 

Êxodo 18 - Não é bom andar sozinho

No dia seguinte Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, e este permaneceu de pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde.
Quando o seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo, disse: "Que é que você está fazendo? Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera de pé, desde a manhã até o cair da tarde? "
Moisés lhe respondeu: "O povo me procura para que eu consulte a Deus.
Toda vez que alguém tem uma questão, esta me é trazida, e eu decido entre as partes, e ensino-lhes os decretos e leis de Deus".
Respondeu o sogro de Moisés: "O que você está fazendo não é bom.
Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.
Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.
Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.
Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.
Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.
Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito
Êxodo 18:13-23


Usei este texto anteriormente para falar do valor do conselho, a importância de se ouvir bons conselhos.

Mas hoje, quero seguir aprendendo sobre liderança, tenho dito que Êxodo dá uma aula sobre liderança, e aqui segue mais uma lição.

Ontem vimos que Moisés confia a Josué o lugar na frente da Batalha e ele o cobre o tempo todo, e a unidade de Moisés, Josué, Arão e Ur que levaram o povo de Israel á vitória.

Agora o sogro de Moisés vai visitá-lo e percebe que está sobrecarregado e está sobrecarregando o povo, e nesse momento dá a ele o princípio para uma boa liderança, DELEGUE!

Perceba o conselho - VOCÊ NÃO PODE ANDAR SOZINHO É PESADO DEMAIS

Quantas pessoas acreditando que podem andar sozinhos, que não precisam de ninguém, tem dificuldade em delegar, acreditar!

Quero dizer que este principio não é só importante para o líder, mas para todos os que pensam que podem andar sozinhos, desde o inicio Deus tem dito "Não é bom que o homem viva só", (Gênesis 2.18) e o sogro de Moisés vai dizer é pesado demais!!

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

Algumas pessoas foram feridas, e por isso decidiram que nunca mais iriam confiar em ninguém, decidiram andar sozinhas, e para elas, eu quero dar o conselho de Jetro a Moisés, "É PESADO DEMAIS".

Algumas vezes, minha filha tem pesadelo, ela corre para a minha cama, eu oro por ela, e digo "Agora volte para a cama e volte a sonhar", agora imagine se ela me dissesse "Mãe nunca mais vou dormir na vida, porque não quero ter pesadelos", eu diria, "não é porque você teve um sonho ruim que nunca mais terá sonho bons, volte a sonhar, você tem muito sonho bom para viver".

Acredite que já fui muito ferida por pessoas que diziam ser minhas amigas, pessoas mal intencionadas, pessoas que fingiam estar do meu lado e por trás me prejudicavam, agora imagine se decidisse NUNCA MAIS CONFIAR EM NINGUÉM, nunca mais vou sonhar! Vou andar sozinha! NÃO!!!

Voltei a acreditar, e a sonhar, e me recusei a andar sozinha, é pesado demais, e hoje tenho amigos mais chegados que irmãos, amigos amorosos que cuidam de mim, e me ajudam na caminhada, tornam mais leves dias difíceis.

Jesus tinha doze discípulos, mas nos últimos dias, quando estava com o coração apertado e confessa "A minha alma está angustiada até á morte, ficai aqui e vigiai", (Marcos 14.34) só foram 3 (Pedro, Tiago e João), somente João inclinou a cabeça em Jesus (João 13.23). 

Vamos andar com muitos, mas no momento de dor precisamos saber quem pode se aproximar e reclinar sua cabeça, e com quem vamos compartilhar a angústia da alma,  agora não aceite andar sozinho, permita que Deus te cerque de bons amigos.

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
Salmos 133:1-3

Que tal marcar um almoço para este final de semana com um amigo? Vamos celebrar a amizade!


Êxodo 19 - Tesouro de Deus

Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim.
Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,
vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’.


Gente que declaração lindaaa Deus está fazendo para o povo de Israel, e sem dúvida hoje está fazendo para nós.

Deus nos trouxe para junto Dele, e isso pagando um alto preço, abrindo mão da sua Glória...

esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!


Deus Pai, deu seu ÚNICO Filho por nós! (João 3.16)

E nisto consiste o seu amor, de que Ele nos amou primeiro!

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.


Muito anos de você nascer, Deus já tinha te visto, e mesmo conhecendo todas as suas imperfeições, Ele desceu para MORRER por você, para te trazer para perto Dele.

Agora existe uma promessa, e toda promessa é condicionada (Não adianta pegar todos os dias uma promessa na caixa de promessa se não está disposto a cumprir as exigências dela), que Deus nos ama sabemos que ama, e que nos trouxe para junto Dele também o sabemos, e pagou um alto preço para que isso acontecesse, mas agora Ele diz..

SE me obecederem, e SE guardarem a minha aliança,  ou seja, vocês precisam permanecer junto de mim!

Quantos ao invés de se aproximar de Deus, tem a cada dia se distanciado mais Dele.

Ele está dizendo SE me obedecerem e guardarem a aliança SERÃO MEU TESOURO PESSOAL!

Um tesouro, fica escondido, porque é caro, no passado eram feitos MAPAS DO TESOURO, e colocava-se vários obstáculos, porque o proposito era que ninguém pudesse chegar lá!

O tesouro fica protegido, qual o dono que não tem ciúmes do seu tesouro.

Decida hoje OBECEDER A DEUS, e guardar a sua aliança, então Deus te terá como seu tesouro particular, você estará escondido Nele, e o mal não poderá te tocar.

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.


Êxodo 20 - Os 10 mandamentos

1. Não terás outros deuses além de mim.
No novo testamento Jesus ratifica este mandamento...

Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.

Veja que o amor a Deus deve ser na totalidade de coração, alma e entendimento, Deus não nos divide com nada e ninguém.

Existem pessoas que fazem dos seus filhos deuses, dos seus relacionamentos deuses, dos seus bens materiais deuses! Alguém pode pensar, "bem eu não adoro, não me prostro diante de ídolos, então não sou idolatra",  mas idolatria é colocar qualquer coisa ou pessoa no lugar que é de Deus.

Deus precisa ser o primeiro em nossa vida!

2. Não fale o nome do Senhor teu Deus em vão
Em um tempo onde tantos brincam com o nome de Deus, muitos tem usado o youtube para ridicularizar o nome de Deus, e muitos filhos dão audiência e acham normal.

Quanto mais profanar o santo (misturam o santo com o profano), mais audiência estes canais tem, é tempo de acordarmos, e pararmos de investir tempo naquilo que não glorifica o nome de Deus.

nem se assenta na roda dos zombadores!

3. Separe o sábado
Existe um grande debate em torno do sábado, os evangélicos por exemplo dedicam a Deus o domingo e não o sábado.

Neste caso o melhor é sempre vermos o que Jesus tem a dizer a respeito, e sem dúvida, um dos temas que Jesus mais confrontou foi a separação do Sábado.

Jesus perguntou aos fariseus e peritos na lei: "É permitido ou não curar no sábado? "
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.
Então ele lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? "
E eles nada puderam responder.

Certo sábado, enquanto Jesus passava pelas lavouras de cereal, seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas com as mãos, comendo os grãos.
Alguns fariseus perguntaram: "Por que vocês estão fazendo o que não é permitido no sábado? "
Jesus lhes respondeu: "Vocês nunca leram o que fez Davi, quando ele e seus companheiros estavam com fome?
Ele entrou na casa de Deus e, tomando os pães da Presença, comeu o que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros".
E então lhes disse: "O Filho do homem é Senhor do sábado".
Noutro sábado, ele entrou na sinagoga e começou a ensinar; estava ali um homem cuja mão direita era atrofiada.
Os fariseus e os mestres da lei estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado.
Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Ele se levantou e foi.
Jesus lhes disse: "Eu lhes pergunto: o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la? "
Então, olhou para todos os que estavam à sua volta e disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

4. Honra teu pai e tua mãe
Honrar pai e mãe, não apenas enquanto dependemos diretamente deles, mas principalmente quando se tornam vulneráveis e dependem de nós!

Não ampare somente com bens materiais, mas com amor, cuidado, atenção, abraço, seja presente em todos os momentos da vida deles.

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

5. Não matarás

Existem pessoas que dizem, eu não sou homicida, não mato ninguém, mas veja o que a bíblia tem a dizer...

Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.

6. Não adulterarás
Vamos ver o que Jesus fala sobre adultério?

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.
Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

7. Não furtarás
Algumas pessoas dizem eu não furto, mas tem gato em casa, compra material pirata, não paga seus impostos, novamente quero ouvir o que Jesus fala a respeito disto...

É certo pagar imposto a César ou não? "
Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse:
"Mostrem-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que há nele? "
"De César", responderam eles. Ele lhes disse: "Portanto, dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".
E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.

8. Não darás falso testemunho contra o teu próximo

Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

9. Não cobiçarás a casa do teu próximo

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Aprenda a ter contentamento por tudo o que Deus tem te dado!! 

Aquele que é feliz no pouco, Deus o coloca no muito (Mateus 25.21), aprenda a se alegrar em todas as situações!

10. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude.

Que o Senhor nos ajude a cumprir a sua Palavra, que não sejamos só ouvintes, mas que sejamos também PRATICANTES, e como recompensa como dito no capítulo anterior, seremos o TESOURO particular de Deus.


Vamos orar???

Senhor Jesus, me cerque de bons amigos, amigos mais chegados que irmãos, que me ajudem a crescer. Deus quero ser seu tesouro particular, e para isso me ajude a ser obediente e a guardar a sua aliança. Quero guardar os teus mandamentos, não ser somente ouvinte, mas me ajude a ser praticante da Tua Palavra, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!!!
NÃOOO DEIXE DE OUVIR!!!



Até amanhã 💜💜💜


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Fuuuuiiii

Beijinhooos




Veja outras devocionais aqui

comentários