Lendo a Bíblia TODA em um ano - 07/02/2018 - 38º Dia


Chegamos ao 38º dia do projeto!

Em 38 dias estudamos os livros de Gênesis,, e amanhã encerraremos o livro de Êxodo.

Alguém pode me perguntar "Sara ainda dá tempo de entrar no projeto?", a resposta é SIM.

Meu conselho é que inicie no dia 09/02/2018, estudando conosco o livro de Levítico desde o início, neste caso terá terminado de ler toda a bíblia no dia 09/02/2019.

Caso tenha começado conosco, mas por algum motivo atrasou muitas devocionais, não desista, não fique para trás, dê uma pausa, e recomece conosco no dia 09/02/2019 em Levítico, é melhor terminar depois, do que não terminar! Não abandone o projeto no meio do caminho!

Siga as nossas dicas que demos desde o inicio:

1. Tenha um caderno de anotações para anotar diariamente aquilo que Deus ministrar ao seu coração;
2. Compre uma bíblia de letra grande, para não cansar a sua vista e desta maneira te desestimular no estudo.
3. Marque todos os versículos bíblicos citados nas devocionais com lápis de cor de sua preferência, lápis de cor não marcará a página seguinte, e o ato de marcar o texto te ajudará na memorização.
4. Medite os capítulos do dia sempre em um horário e local tranquilo, e que esteja com a mente descansada.
5. Tente não acumular devocionais, desta forma terá maior qualidade em seu estudo.
6. Sempre faça a oração ao término da devocional, ao som do vídeo que deixamos no final de toda a devocional, e conclua fazendo uma oração SUA, que brote do seu coração.
7. Compartilhe sempre todas as devocionais com todos os seus contatos, para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo poder da Palavra.
8. Deixe sempre comentário aqui no blog ao término da devocional para motivar aqueles que estão chegando ao projeto.
9. Por favor, clique em seguir o blog, desta maneira estará apoiando este projeto, lembrando que somente os nossos SEGUIDORES, receberão ao término deste mês o e-book "Estabilidade emocional".
10. Não se sabote, começou, termine, não fique pelo caminho.

Bom estudos!!

Agora vamooos lá!!!


Hoje vamos estudar Êxodo 35, 36 e 37

Êxodo 35 - Oferta

todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra na Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas.


É tempo de revermos o conceito de oferta! Perceba que desde o incio quem mantinha a obra na tenda do Encontro era o povo de Israel, os filhos de Deus.

Sem dúvida um texto que me ensina muito sobre este tema é este... veja...

o anjo do Senhor mandou Gade dizer a Davi que construísse um altar na eira de Araúna, o jebuseu.

Davi foi para lá, em obediência à palavra que Gade havia falado em nome do Senhor.
Araúna estava debulhando o trigo; virando-se, viu o anjo, e ele e seus quatro filhos que estavam com ele se esconderam.
Nisso chegou Davi e, quando Araúna o viu, saiu da eira e prostrou-se diante de Davi, rosto em terra.
E Davi lhe pediu: "Ceda-me o terreno da sua eira para eu construir um altar em honra do Senhor, para que cesse a praga sobre o povo. Venda-me o terreno pelo preço justo".
Mas Araúna disse a Davi: "Considera-o teu! Que o meu rei e senhor faça dele o que desejar. Eu darei os bois para os holocaustos, o debulhador para servir de lenha, e o trigo para a oferta de cereal. Tudo isso eu dou a ti".
O rei Davi, porém, respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe nada".

A primeira coisa que aprendo aqui neste texto, com Davi, é que a minha oferta precisa ter valor, precisa me custar algo, como Davi "não darei ao Senhor algo que não me custe nada"!

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

mas não aceitou Caim e sua oferta.

Segunda coisa que aprendo, é que minha oferta precisa ser de primícias, não posso oferecer o que sobra, o resto a Deus.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.



Terceira coisa que aprendo, é que colherei o tanto que plantar, se não invisto no Reino, na tenda do Encontro com Deus, preciso entender que nada vezes nada é nada.


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.



Quarta coisa que aprendo, é que não basta ofertar, a minha oferta precisa ser dada com muita alegria, crendo que o Senhor proverá todas as necessidades em Glória.

E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.

Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.


Quinta coisa que aprendo, é que não ofertar o melhor é ausência de fé! E sem fé é IMPOSSÍVEL agradar a Deus (Hebreus 11.6) . Retemos uma oferta de excelência, porque ficamos com medo de não ter porção para o outro dia, mas Deus prometeu nos dar uma porção diária! Muitas vezes por causa disso vemos nossa vida financeira virar "bicho", não conseguimos usufruir das nossas finanças.

O assunto dinheiro é ALTAMENTE ESPIRITUAL, veja...

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?


Mamon é um termo, para descrever riqueza material ou cobiça, significa literalmente "dinheiro".

Perceba que o jovem rico não conseguiu abandonar sua riqueza para seguir a Jesus, escolheu Mamom, escolheu as riquezas, veja...

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.


O homem chamado "louco" na bíblia priorizou os bens materiais e não cuidou da sua alma, e por isso perdeu a salvação, veja...

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?


A resposta é VAI FICAR TUDO AQUI!

É tempo de alimentarmos os orfãos e ampararmos as viúvas, ofertar no campo missionário, investir nosso dinheiro naquilo que é Eterno.

Bem cedo aprendi que Deus não era dono só de 10% do que recebia, mas de 100%, no entanto, 10% eu devolvo para Ele, e os outros 90% administro para A GLÓRIA E LOUVOR DELE.


Sou mordomo de tudo o que Deus tem me dado! Eu estou administrando MAS NÃO É MEU! Um dia meu Senhor irá me chamar e terei que prestar contas de TUDO, e não só de 10%.

Algumas pessoas perdem horas em debates intermináveis, sobre a nova aliança, será que nos nossos dias precisamos dar ofertar e dizimar? 

Não oferto e dizimo por medo, por imposição, mas por AMOR, por reconhecer que TUDO o que tenho vem Dele e é para a Glória de Dele, logo, não me interesso por estes debates, isso não vai alterar o meu coração.

Vou encerrar este tema, com o testemunho de Colgate.

Você provavelmente, tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. 
O creme dental é apenas um dos produtos das indústrias, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história inicia em 1806, nos Estados Unidos.
William Colgate (1783-1857), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. 
Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28.20-22, falaram fundo em seu coração. 
Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão.
Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. 
À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consumo próprio, mas o jovem estava determinado a apostar nesse mercado, e foi em frente. 
Apostando na qualidade de suas mercadorias e nos preços acessíveis aos consumidores em geral, em poucos anos, já estava produzindo além de sabões, outros artigos para higiene pessoal.
Sempre fiel nos dízimos, com o crescimento da empresa, mandou que seu contador abrisse o que chamou de “conta do Senhor”, para onde deveriam ser destinados rigorosamente 10% de todo o faturamento da empresa. Conforme os negócios prosperavam, ele passou a creditar naquela conta 20% do faturamento, depois 30%, 40%, e, por fim, 50% dos lucros de sua empresa eram dedicados ao Senhor e à Sua Obra.
Instituições evangélicas – principalmente agências missionárias, além de universidades e seminários teológicos norte-americanos – foram grandemente beneficiadas pelo diácono William Colgate, como era conhecido. 
A prosperidade jamais o abandonou, e ele era conhecido como um dos homens mais ricos de Nova Iorque no século 19. Depois de sua morte, seus filhos, também cristãos fiéis, continuaram a ofertar liberalmente para a obra.

Hoje a marca Colgate é conhecida em quase todo mundo, e isso sem dúvida foi fruto da fidelidade de William Colgate.
Decida hoje viver como mordomo de Deus, como alguém que administra 90% de TUDO o que Ele te dá, e devolve os 10% que é Dele e para a Glória Dele.
Pare agora alguns minutos e veja este vídeo, e ao término quero que se questione, estou sendo um bom mordomo dos 90% que Deus me deu para administrar?

Êxodo 36 - Dar até sobrar
e disseram a Moisés: "O povo está trazendo mais do que o suficiente para realizar a obra que o Senhor ordenou".

Então Moisés ordenou que fosse feita esta proclamação em todo o acampamento: "Nenhum homem ou mulher deverá fazer mais nada para ser oferecido ao santuário". Assim, o povo foi impedido de trazer mais,
pois o que já haviam recebido era mais que suficiente para realizar toda a obra.

Imagine isso... Moisés precisou dizer "CHEGA, TEMOS MAIS DO QUE PRECISAMOS, NÃO TRAGAM MAIS".
Creio no Poder da Igreja unida, com uma mesma visão, certamente em um dado momento ouviremos, se como pedi viu o vídeo acima "não precisamos mais de pão no Haiti, estamos recebendo muito mais do que precisamos".
 Não precisamos ir tão longe, veremos nossas cidades sendo supridas, e então cairemos na Graça do povo, que irá perceber que nosso Evangelho vai muito além das Palavras, é confirmado em atos.
fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
"Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

Deus conta com a sua Igreja, Ele espera que nosso Evangelho vá além de Palavras persuasivas de sabedoria humanas, mas que seja confirmado com provas firmes do poder de Deus (I Coríntios 2.4), então todos os povos dirão, OBRIGADO, RECEBEMOS MAIS DO QUE PRECISÁVAMOS, PORQUE A IGREJA DE CRISTO SE UNIU PARA OLHAR PARA NÓS, NÃO PENSA SÓ EM SI MESMO, NÃO ESTÁ FECHADA SÓ PARA SI MESMA.

Enquanto não ouvir BASTA, não pare de DAR.


Êxodo 37 - Qual é a sua composição?

Fez ainda o altar de incenso de madeira de acácia.


Fui pesquisar sobre a madeira de acácia, que seria a composição do altar de incenso, e quer saber? Fiquei surpresa ao saber que ela não tem aparência, não foi escolhida por ser atrativa, pelo o contrário, a madeira de acácia era um arbusto feio, espinhoso e insignificante que crescia em lugares áridos do deserto, esperava que fosse uma madeira NOBRE.

No tempo em que foi escolhida por Deus esta madeira não servia para nada, passava desapercebida, mas Deus a viu e a escolheu.

Uma das características da madeira de acácia é que ela era capaz de sobreviver em lugares secos e áridos do deserto, ela era resistente, era capaz de suportar situações adversas sem se destruir.


Deus não escolhe por aparência, ele vê o coração, lembra de Davi?

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".


Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,
para que ninguém se vanglorie diante dele.
1 Coríntios 1:27-29

Sempre pensava quando mais nova "Deus não vai querer alguém como eu, sou pequena demais, suja demais, fraca demais", no dia da minha conversão orei "Deus se podes fazer algo com alguém como eu, Eis-me aqui, Envia-me a mim".

Ainda não entendo porquê ou como, mas SIM, ELE ME ESCOLHEU! Para alguém era insignificante, espinhosa pelas dores da vida (No processo Deus tirou meus espinhos e fez da minha vida seu altar), mas Deus me viu e me escolheu.

 Por toda a minha história hoje sou  capaz de CRESCER em lugares secos e áridos do deserto, e ao passar por estes desertos permanecer INABALÁVEL.


Tornei-me resistente, capaz de suportar situações adversas sem me destruir.

Vamos, entenda neste dia, que para alguém você pode ser desprezível e insignificante, sem aparência, mas DEUS ESTÁ DIZENDO "EU TE QUERO, EU TE VEJO", se renda ao amor do seu Senhor neste dia! 

Você pode dizer, "Mas Sara estou cheia de espinhos". Não se preocupe nosso Deus é especialista em tirar espinhos e transformar acácias em um altar para a sua Glória!

Permita que hoje Ele te molde e te use para a sua Glória!

Quando ninguém te vê, e quantos choram sentindo isso "ninguém me vê, ninguém me percebe, sou insignificante", Deus neste momento está dizendo "EU TE VEJO".

Veja abaixo a madeira de acácia↓


Vamos orar???

Senhor Jesus, me ajude a ter um coração liberal, a te ofertar da maneira certa e com as motivações corretas. Me ensine como mordomo a administrar os 90% de TUDO o que o Senhor me deu, e a nunca deixar de devolver os 10% que é teu. Não quero entrar em discussões intermináveis se isto é cabível ou não, pois eu estou sendo movido por amor. Eu te louvo, porque como a madeira de acácia era insignificante, desprezível, espinhoso, mas ainda assim o Senhor me escolheu, muito obrigado por ter me escolhido, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindooo!
Por favor, não deixe de ver de jeito nenhummm!



Até amanhã 💜💜💜



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii

Veja outras devocionais aqui

comentários