Lendo a Bíblia TODA em um ano - 28/06/2018 - 179º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de II Reis e tem sido simplesmente tremendo.

Lembrando que estamos lendo a bíblia em ordem cronológica, logo faremos algumas pausas no livro de II Reis para estudar alguns livros dos profetas menores (lembrando que chamamos de profetas menores, por conta do pequeno volume e em nada tem a ver com a qualidade do livro que é um verdadeiro tesouro).

Ontem demos uma pausa para estudar o livro de Jonas que tem apenas 4 capítulos, e foi tremendo, confere lá!

Hoje vamos concluir o estudo do capítulo 14 de II Reis, e vamos iniciar o estudo do livro de Amós que será concluído no dia 30/06/2018.

Dito isso, agora pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar II Reis 14.26-29, Amós 1, 2 e 3


II Reis 14.26-29 - Não havia ninguém

O Senhor viu a amargura com que todos em Israel, tanto escravos quanto livres, estavam sofrendo; não havia ninguém para socorrê-los.
Visto que o Senhor não dissera que apagaria o nome de Israel de debaixo do céu, ele os libertou pela mão de Jeroboão, filho de Jeoás.



A esta altura já se passaram no reino de Israel 13 reis desde que tinha sido dividido, destes 13 reis nenhum teve um reinado plenamente aprovado por Deus, quando acertavam no inicio erravam no final.

O fim das coisas é melhor do que o seu início


Segundo o relato bíblico o povo estava amargurado e este sentimento era geral, e não havia ninguém para socorrê-los, então Deus usou Jeroboão II que não foi um bom rei, mas acabou sendo usado por Deus.

Ainda hoje Deus está procurando homens e mulheres de Deus que sejam resposta para um povo que sofre que está amargurado, e meu desejo e oração é que neste dia Deus nos encontre, que possamos ser a resposta para o nosso tempo.

Que possamos ser a resposta para a nossa família, para o nosso bairro, a nossa nação, para a nossa Igreja, que Deus nos encontre neste dia.


Amós 1 - Juízo de Deus sobre as nações.

Ele disse: "O SENHOR ruge de Sião e troveja de Jerusalém; secam-se as pastagens dos pastores, e murcha o topo do Carmelo".


Amós significa aquele que ajuda a carregar o fardo, e de fato a sua mensagem era pesada, e ele transmitia este fardo, esta mensagem profética pesada, ele era nativo de Tecoa, uma cidade que ficava no sudoeste de Belém. 

Ele não vinha de uma família de profetas, não tinha passado por uma escola de profetas, na verdade vinha de uma família humilde, ele era pastor de ovelhas e cultivava sicómoros, uma espécie de figueira.

Amós profetizou no oitavo século A.C, poucas décadas antes da queda de Samaria, capital de Israel. Amós vai para o reino de Israel com denúncias sérias da parte de Deus, isto ocorreu no reinado de Jeroboão II.

Quando Amós foi para o Reino de Israel profetizar, o rei de Judá era Uzias. O reinado de Uzias foi próspero, porque ele se propôs a buscar a Deus, mas quando atingiu o apse do seu reinado se perdeu. Uzias se exaltou, acabou pecando e termina o seus dias leproso e excluído da Casa de Deus (II Crônicas 26.5).

Amós foi contemporâneo dos profetas Isaías e Oseias, que viveram um pouco mais que ele.

Como dito anteriormente o reino de Israel prosperou muito no reinado de Jeroboão II, na verdade o reino de Israel alcançou o seu máximo de prosperidade, mas esta prosperidade chegou de mãos dadas com luxúria, do vício e da idolatria.

Amós é separado por Deus para lembrar o povo de Israel da lei, da importância de serem justos, e conclamar o povo ao arrependimento.

Amós profetizou dois anos antes de um terremoto, Zacarias também vai falar deste terremoto, e o compara ao dia do Senhor.

Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.

Naquele dia não haverá calor nem frio.

 Amós inicia o seu livro falando sobre o juízo que Deus mandará sobre nações que feriram o povo de Israel. Neste primeiro capítulo Deus condena Damasco, Gaza,Tiro, Edom e Amom.

- Damasco era uma cidade rica, fértil, era importante centro de rota comercial, era capital do reino da Síria. O grande pecado de Damasco foi tratar as pessoas como coisas.  Damasco trilhou Gileade com trilhos de ferros pontudos, e por isso está sendo condenada.

- Em Gaza temos o cenário de Sansão, quando os filisteus prenderam Sansão, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza, cidade que pertencia aos filisteus. Gaza foi uma das cinco cidades (Pentápolis) dos filisteus, e Deus os condena por levar cativas comunidades inteiras e as vender a Edom.

- Tiro foi conhecido por construir a sua riqueza através da exploração dos seus vizinhos, escritores antigos descreveram a cidade de Tiro como uma cidade cheia de comerciantes sem escrúpulos. Tira era um centro de idolatria e imoralidade sexual, e foi condenada por Deus por vender comunidades inteiras de cativos a Edom.

- Os edomitas eram os descendentes de Esaú, mas sempre foram inimigos dos judeus, perpetuando assim o ódio de Esaú contra Jacó em (Gênesis 27.39-41). Em Números 20.14-21) e estavam sempre prontos a ajudar os inimigos de Israel. Deus condenou Edom porque com a espada perseguiu seu irmão, e reprimiu toda a compaixão, mutilando-o furiosamente e perpetuando para sempre a sua ira.

- Amonitas descendiam de Bem-Ami, filho de Ló (Gênesis 19.38). As duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai depois de o embebedarem, a mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe e a mais nova foi mãe de Ben-Ami, pais dos amonitas.

Os amonitas tinham como deus Moloque, um ídolo detestável. Era conhecido também como deus do fogo, pois no fogo consumiam as suas vítimas, vítimas estas crianças. Ao rufar dos tambores os amonitas colocavam seus filhinhos nas mãos de Moloque, e assim de forma covarde e cruel eram assassinadas milhares de crianças amonitas. 

Os amonitas são condenados por Deus por rasgar ao meio as grávidas de Gileade a fim de ampliar as suas fronteirasRasgar a barriga de grávidas era uma prática de guerra cruel para de alguma forma abortar a nação, enfraquecer a nação.

Ainda hoje amonitas tentam abortar não ventres mas sonhos, na expectativa de nos enfraquecer, mas quero te encorajar a não entregar seus sonhos aos amonitas, proteja seus sonhos, proteja sua fé!

Outra coisa que quero destacar aqui é que Deus vê! Deus não é indiferente ao que acontece com o seu povo, fique tranquilo! Deus vê e a seu tempo se levantará a nosso favor!




Amós 2 - Israel como alvo de Deus

Assim diz o SENHOR: "Por três transgressões de Judá, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque rejeitou a lei do SENHOR e não obedeceu aos seus decretos, porque se deixou enganar por deuses falsos, deuses que os seus antepassados seguiram,

porei fogo em Judá, que consumirá as fortalezas de Jerusalém".


Amós chega a Israel e inicia a sua profecia de uma forma que certamente atraiu e alegrou a nação, afinal ele falava de um Juízo sobre os seus inimigos, profetizava o castigo dos seus inimigos, a profecia estava indo bem até que acaba se virando contra a nação de Israel.

Neste capítulo Amós encerra a última nação que receberia castigo de Deus que eram os moabitas, descendentes de Moabe, filho da filha mais velha de Ló, fruto do incesto com o seu pai.

O deus nacional dos moabitas é Camos á semelhança de Moloque deus dos amonitas é adorado com sacrifício de crianças (I Reis 11.33).

Rute era moabita, que acabou abandonando sua terra, seu deus, para ir com Noemi para Belém e fez do Deus de Noemi seu Deus (Rute 1.16), esta conversão e fidelidade a colocou na genealogia de Jesus, Rute foi mãe de Obede, pai de Jessé, pai de Davi, descendente de Jesus. 

Deus condena Moabe por ter queimado até reduzir a cinzas os ossos do rei de Edom.

Agora era a vez de Judá, com o reino dividido o alvo estava se aproximando, mas Israel ainda não estava na mira de Deus, o que provavelmente não sabiam é que logo chegaria a sua vez.

Judá é condenado por ter rejeitado a lei do Senhor e por não ter obedecido os seus decretos. Deixaram-se enganar por deuses falsos, deuses dos seus antepassados.

Bem, depois de cativar a atenção de Israel e profetizar sobre a justiça que receberiam da parte de Deus, o que seria talvez inesperado para a nação acontece, agora eles são o ALVO da profecia, eles entram na lista do Juízo de Deus.

Israel é condenado por Deus por vender por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre.

Lembre-se que Amós está profetizando no reinado de Jeroboão II, um reinado muito próspero embora distante de Deus, e falei sobre isto anteriormente, nem sempre a prosperidade será sinal de aprovação de Deus.

Israel se perde em meio á sua prosperidade, era um tempo onde os ricos ficavam cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres, bem atual não acha?

Israel é condenado de pisar sobre a cabeça dos necessitados como pisavam o pó da terra, e por negar justiça ao oprimido.

São condenados ainda por algo terrível, pai e filho estavam possuindo a mesma mulher profanando assim o nome de Deus.

São condenados por se inclinarem ao lado de todo altar com roupas tomadas como penhor, e por beber no templo do seu deus vinho recebido como multa.

A sentença por todos os delitos cometidos era que Deus amassaria Israel como uma carroça amassa a terra quando carregada de trigo.

Quero destacar aqui que quando digo que Deus vê, Deus não apenas vê o que fazem contigo, mas também vê suas próprias ações, e embora te ame não será injusto ignorando seus atos.

Como sabem sou mãe de 3 bebês e amo meus filhos com muita força, são minha riqueza nesta terra, mas assim como não quero que ninguém os machuquem, não quero que machuquem ninguém.

A mesma medida precisa ser usada do contrário seria uma injustiça.

A minha filha recebeu uma chamada na escola  por bater no braço do coleguinha que segundo ela estava a "irritando", expliquei que não era assim que lidava com a irritação, e apoiei 100% toda e qualquer providência que a escola precisasse tomar.

No entanto, o mesmo coleguinha dias depois acertou com um caderno a minha filha e segundo ela nada tinha sido feito perguntei "você falou com a professora?", ela disse "sim, mas não fui ouvida", justamente naquele dia a sua professora tinha faltado e uma auxiliar estava no lugar dela, acredito que bem atarefada administrando uma turma que não lhe pertencia.

Fui no outro dia á escola e disse "por favor, todas as vezes que a Ana fizer algo errado a corrijam, não deixem passar, mas com a mesma medida corrijam quem errar com ela", a escola tomou as providências necessárias.

Estamos sempre prontos a olhar para os outros, para o erro dos outros, mas precisamos aprender a olhar para dentro de nós com a mesma medida, lembra de Davi?

Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!

Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem


Precisamos ter coragem para olhar para dentro de nós, reconhecer e mudar nossas falhas, a exemplo do próprio Davi, que se arrepende do pecado e é perdoado, do contrário certamente acabaremos caindo na lista do juízo de Deus.



Amós 3 - Andando com Deus


Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?



A pergunta do dia é suas atitudes estão de acordo com Deus? Seu jeito de falar e de pensar estão de acordo com o que Deus ensina em sua Palavra? Não é possível andar com Deus se não estivermos de acordo com Ele.

Muitos querem andar com Deus mas do seu jeito, tipo "Deus ande comigo, mas por favor, não interfira em minhas atitudes, em minhas decisões, compreenda as minhas Palavras, e não me peça para perdoar estas pessoas, e entenda porque penso assim"... 

Decida entrar em acordo hoje com Deus, do contrário não poderá andar com Ele.

Outra coisa que quero destacar aqui é a riqueza que recebe quem anda com Deus, Amós declara no versículo 7 deste capítulo que o Senhor não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Quando estamos em acordo com Deus conseguimos andar com Ele e desfrutamos deste presente, Deus nos antecipa e nos prepara para o que iremos enfrentar.

Deus então revela a Amós o que aconteceria poucas décadas depois, ele revela que os isralitas seriam arrancados de Samaria, ou seja, enfrentariam o exílio.

Decida neste dia andar em acordo com Deus e desfrutar dos seus mistérios para a sua vida e para a sua nação.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero ser encontrado (a) por Ti, quero ser a resposta para este tempo. Não permitirei que amonitas abortem os meus sonhos, eu sei que me vês e que cuidas de mim. Por favor, sonde o meu coração, me avise dos caminhos maus e me guie por caminhos eternos. Quero andar em acordo contigo, quero andar de acordo com a Tua Palavra, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Por favor, não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii







Veja outras devocionais aqui

comentários