Lendo a Bíblia TODA em um ano - 26/06/2018 - 177º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.


Estamos estudando o livro de II Reis e tem sido simplesmente tremendo.

Lembrando que estamos lendo a bíblia em ordem cronológica, logo faremos algumas pausas no livro de II Reis para estudar alguns livros dos profetas menores.

 Hoje vamos dar uma pausa para estudar o livro de Joel que tem apenas 3 capítulos.

O livro de Joel é uma prévia do derramar do Espírito de Atos dos Apóstolos, é simplesmente tremendo, prepare o seu espírito para o que Deus fará por intermédio deste livro.

Dito isso, agora pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar Joel 1, 2 e 3 

Joel 1 - Arrependimento e o Dia do Senhor

O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.

Joel 1:4


Joel é citado somente no seu livro, e no novo testamento quando do derramar do Espírito sobre a Igreja, depois do Batismo com o Espírito Santo, Pedro usa a Palavra Profética de Joel para explicar o que estava acontecendo (Atos 2.16).

Quanto ao tempo em que este livro foi escrito é uma discussão acirrada entre os grandes eruditos, mas a maioria concorda que Joel profetizou no dias do rei Joás, que assume o poder aos 7 anos e do sacerdote Joiada que foi o seu conselheiro pessoal em seu governo e por isso pausamos o estudo de II Reis para estudar Joel, pois como sabem estamos estudando a bíblia em ordem cronológica.

O que leva a maioria dos estudiosos acreditarem que Joel foi escrito no tempo de Joás é que Joel não cita rei, fala de sacerdotes, e como Joás era muito novo, o sacerdote Joiada o ajudava no comando do reino.

Também acredita-se que foi pré - exílio porque Joel não cita nenhuma nação que exílio Israel.

Outra discussão é se esta praga de gafanhotos foi literal ou figurativa, mas a maioria concorda que foi literal, embora o profeta o use para profeticamente falar de nações que subjugariam Israel.

Algumas vezes pragas de gafanhotos castigaram nações, um enxame de gafanhotos sozinhos é capaz de comer em um só dia o que 40 mil pessoas comem em um ano.

Um ataque inesperado de gafanhotos surpreendeu três províncias do noroeste da Argentina no ano de 2015. Foi o pior ataque do inseto "em mais de cinquenta anos" mais de 700 mil hectares foram afetados pelos insetos, segundo o engenheiro agrônomo Diego Quiroga, diretor nacional de proteção vegetal do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentária (Senasa) do país.

Atribuem esta praga à mudança do clima, primeiro tiveram uma forte seca, e isso por três anos (2012, 2013 e 2014) nas províncias afetas pela praga, e no ano passado um inverno com temperaturas altas e fortes chuvas, e estes fatores podem ter sido a consequência desta epidemia.

Joel fala com propriedade as características de Joel veja...

Cortador: 
Apesar de não ter dentes, o gafanhoto rói o caule das plantas graças a dois pares de órgãos cortadores, a mandíbula e a maxila. Eles arrebentam e trituram o caule, facilitando a digestão

Peregrino:
quando ocorre um aumento exagerado na quantidade de gafanhotos de uma região. Nesse caso, como não há alimento suficiente para sustentar todos os insetos do bando, o grupo se desloca em busca de comida, o que pode incluir plantações e áreas agrícolas. 

Devastador e Devorador:
Embora o bicho não cause doenças, o prejuízo econômico de uma nuvem de gafanhotos pode ser enorme.

Acredite que pode ser bem mais comum do que possa imaginar epidemia de gafanhotos, na verdade, quase atingiu um dos maiores eventos que estamos vivendo em 2018, que é a copa na Rússia.

Um membro do governo russo chegou a compartilhar a sua preocupação. Os gafanhotos costumam infestar plantações no sul da Rússia e o responsável por supervisionar a proteção das culturas no Ministério Agricultura disse que eles poderiam atacar os gramados verdade nas arenas da copa, mas conseguiram controlar a situação.

Deus usou Moisés para dizer que em caso de desobediência aos mandamentos e preceitos de Deus poderia usar gafanhotos como ferramenta de correção.


Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo.
Deuteronômio 28:38



Na bíblia vemos Deus usando os gafanhotos para castigar o Egito, foi a oitava praga usada por Deus. Moisés estendeu a vara sobre o Egito, e o Senhor fez soprar sobre a terra um vento oriental durante todo aquele dia e toda aquela noite. 

Pela manhã, o vento havia trazido os gafanhotos, que invadiram todo o Egito e desceram em grande número sobre toda a sua extensão. Nunca antes houve tantos gafanhotos, e segundo a bíblia jamais haverá

Eles cobriram toda a face da terra de tal forma que ela escureceu. Devoraram tudo o que o granizo tinha deixado: toda a vegetação e todos os frutos das árvores. Não restou nada verde nas árvores nem nas plantas do campo, em toda a terra do Egito.

Por isso tudo indica que esta epidemia aconteceu de forma literal e não figurativa, mas como dito acima Joel usa esta praga para profetizar que nações inimigas subjugariam Israel.

Neste primeiro capítulo Joel fala de uma crise na agricultura...

Desesperem-se, agricultores, chorem, produtores de vinho; fiquem aflitos pelo trigo e pela cevada, porque a colheita foi destruída.



 Acabou prejudicando o culto no templo pois o povo não tinha o que sacrificar ao Senhor, veja...

Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus.

Além dos enxames de gafanhotos, Israel estava sofrendo com o fogo, o que revela que Israel estava passando muito provavelmente por uma crise climática que como já mencionado é o que pode provocar estas pragas.

A ti, Senhor, eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo.

Até os animais do campo clamam a ti, pois os canais de água se secaram e o fogo devorou as pastagens.


Neste primeiro capítulo a resposta dada pelo profeta Joel para esta crise é o ARREPENDIMENTO! Joel é considerado para alguns como o João Batista do Novo Testamento, pois pregava o arrependimento.



Joel conclama os sacerdotes a colocarem vestes de luto e prantearem, chorarem alto, a passar a noite vestidos de luto.

Orienta eles a decretarem um jejum santo, a convocarem uma assembléia sagrada. 

Fala ainda que deveriam reunir as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor e clamar ao Senhor.

E nesse momento que Joel fala de um tempo Apocalíptico, ele o chama do DIA DO SENHOR, e fala que ele está próximo, este tempo será um tempo de destruição do Todo Poderoso.

Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5:1-3


Duas verdades quero destacar neste primeiro capítulo a primeira é que o caminho da restauração da nossa terra é o arrependimento, não importa quem colocaremos no poder, pode ser o líder mais competente, enquanto não houver arrependimento por toda a corrupção, idolatria, prostituição, feitiçaria, a terra sofrerá!

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.



Outra verdade que quero destacar é que o dia do Senhor está perto, e precisamos estar preparados para ele, pois virá como um ladrão, quando pensarmos que estamos em paz e segurança, então virá a destruição! Você está preparado?





Joel 2 - Restauração

As eiras ficarão cheias de trigo; os tonéis transbordarão de vinho novo e de azeite.
"Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.

Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado.



Joel continua comparando os gafanhotos a um exército, um exército que escureceu a terra, e se estendeu pelos montes, e por onde passam deixam tudo um deserto arrasado, nada lhes escapa.

Cada gafanhoto possui dois pares de asas, mas apenas as de trás mexem-se para cima e para baixo durante o vôo. As asas da frente, que ficam paradas, servem para proteger e sustentar o gafanhoto no ar, quando essas asas batem o som segundo Joel era como um barulho de carros.

Segundo Joel o exército de gafanhotos saltam sobre o cume dos montes, e essa é outra característica do gafanhoto, o segredo do pulo do gafanhoto é o fêmur grosso, que possibilita saltos de até 2 metros de altura e de distância.

Joel afirma que este exército tem como comandante o próprio Deus, o Senhor levanta a sua voz à frente deles, e ele afirma que assim será também no grande dia do Senhor, será terrível.

Novamente Joel prega arrependimento, a ordem do Senhor na boca do profeta é "voltem-se para mim de todo coração, com jejum, lamento e pranto", mas isso deveria ser de todo o coração, não era só para rasgar vestes, um costume quando algo estava errado, ou em tempo de luto, ou até mesmo de arrependimento, mas era só um sinal.

Deus está dizendo não rasguem as vestes, rasguem o coração, ou seja, que seu arrependimento seja genuíno, não sejam somente palavras!

Muitas pessoas confundem remorso com arrependimento, o remorso te faz desejar não ter feito por um tempo, mas logo te faz voltar á mesma prática, e o pior que com o tempo já não dói mais! Na verdade esse é o problema do mau cheiro, é que com o tempo acostuma.

Joel fala para tocar a trombeta em Sião e decretar um jejum santo, convocar uma assembléia sagrada. Deveriam reunir o povo, até os recém-casados deveriam deixar os seus aposentos, interromper a lua de mel, deveriam reunir as crianças, até mesmo as que mamam no peito, ou seja, ninguém deveria ficar de fora.

Ele conclama os sacerdotes a chorar entre o pórtico do templo e o altar, e a orar pedindo a Deus misericórdia.

O povo de Israel obedece á voz profética e Deus muda a sorte de Israel.

As árvores voltaram a dar os seus frutos, a figueira e a videira voltaram a ficar carregadas.

Deus fala para o povo de Sião se alegrar e se regozijar, pois mandaria as chuvas de outono, enviaria muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como fazia antes.

Os tonéis voltariam a transbordar de vinho novo e azeite, e essa promessa ainda vale para hoje, quando nos arrependemos dos maus caminhos, Deus restaura a nossa vida nos dando vinho novo que representa alegria e azeite que representa a unção do Espírito Santo.

Uma das primeiras coisas que perdemos quando pecamos, quando nos afastamos de Deus é a alegria e a unção, e ao nos arrependermos de forma genuína isso é restaurado, Aleluia!

Deus fala sobre um tempo de restituição, Ele iria restaurar tudo o que o gafanhoto tinha destruído. Quando nos arrependemos não apenas é restaurada nossa alegria e a unção, como Deus restitui tudo aquilo que o pecado tomou de nós.

Neste capítulo Deus fala sobre um tempo de derramar do Espírito Santo sobre toda a carne, que possibilitará os filhos e as filhas a profetizarem, os velhos a ter sonhos e os jovens visões. Esta profecia se cumpre em Atos 2.16.

Na cruz do calvário Cristo nos restaurou do pecado, o levando sobre si no madeiro (Isaías 53.5), e a partir da cruz não somente somos restaurados, como são restituídos tudo o que o pecado tomou de nós.

Joel afirma que até os servos e servas seriam alcançados por este poder, quebrando assim todo e qualquer estigma social.

Joel conclui este capítulo falando novamente do dia do Senhor, e ele descreve assim O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor", isso é repetido em Atos 2.20 no discurso de Pedro, e no Apocalipse é visto por João na ilha de Patmos ao abrir do sexto selo veja...

Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue,



Joel está vendo o período chamado grande tribulação que acontecerá para aqueles que não subiram no arrebatamento, este período terá a duração de 7 anos, sendo 3 anos e meio de falsa paz, e depois 3 anos e meio de guerra, Daniel fala sobre as 70 semanas e sobre essa divisão da grande tribulação veja...

Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".


Na grande tribulação o anticristo, o falso profeta tomarão o controle do mundo, e Deus cumprirá seu juízo por intermédio dos selos, trombetas e taças.

Existem discussões acaloradas entre os teólogos até o dia de hoje a respeito do tempo da grande tribulação, alguns são pré-tribulacionistas, outros acredito que Cristo voltará no meio da grande tribulação são os meso-tribulacionistas, e outros são pós-tribulacionistas, ou seja, acreditam que Cristo virá no fim da Grande Tribulação.

Eu particularmente concordo com a linha de pensamento pré-tribulacionista, creio que a Igreja não estará na terra na Grande Tribulação, no entanto, respeito todos os demais pensamentos, até mesmo porque crer que virá antes, durante ou depois não irá interferir na salvação de ninguém.

Vou deixar aqui algumas bases para crer no pré-tribulacionismo e ampliarei este estudo quando chegarmos em Apocalipse.

pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

Em outro momento o apóstolo Paulo afirma:

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.


A Igreja de Filadélfia recebe a promessa de que seria guardada da hora da provação, veja...

Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

Temos também a visão de Pedro, veja...


Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;


mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais

( pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia ).

Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,



Dentro do pré-tribulacionismo cremos que enquanto a Grande Tribulação acontece na terra, a Igreja estará no céu passando pelo Tribunal de Cristo para receber os galardões e recompensas, e acontecerá também as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19).



Joel, no entanto, fala sobre um tempo de salvação na Grande Tribulação, ele afirma que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar. 
João também tem esta revelação, veja...


E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

O que quero ressaltar hoje é a necessidade de arrependimento genuíno, cristianismo é mudança de vida, mudança de caráter, lembre-se que o dia do Senhor virá como ladrão, que possamos estar preparados, para que não precisemos nos voltar para Ele em dias de intensas dores e sofrimento.



Joel 3 - Dia do Juízo

Proclamem isto entre as nações: Preparem-se para a guerra! Despertem os guerreiros! Todos os homens de guerra aproximem-se e ataquem.

Forjem os seus arados, fazendo deles espadas; e de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: "Sou um guerreiro! "






Como podem ver Joel é um livro com um conteúdo intenso apocalíptico. 

Joel abre o terceiro capítulo falando sobre a Batalha de Armagedom que acontecerá ao término da Grande Tribulação.

Joel profetiza que Deus irá restaurar a sorte de Judá e Jerusalém, e fará isso fazendo com que todos os povos desçam ao vale de Josafá.

Josafá significa "Jeová vai julgar", Josafá foi rei de Judá conhecido por uma grande vitória obtida contra os moabitas, amonitas e alguns meunitas (II Crônicas 20), Josafá teve paz em seu governo estabelecido por Deus, veja...


E o reino de Josafá manteve-se em paz, pois o seu Deus lhe concedeu paz em todas as suas fronteiras.


O foco aqui, no entanto, não é o vale de Josafá, mas que Deus julgará as nações que ferirram o povo de Deus, Deus diz "Ali os julgarei por causa da minha herança, Israel, pois espalharam o meu povo e repartiram entre si a minha terra."

João também fala deste evento, mas o chama de Armagedom veja...


vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.

"Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha".
Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.

O termo. “Armagedom” quer dizer  “Monte da Matança”, “Monte da destruição”, “Monte da Maldição”

A batalha de Armagedom se dará no final da Grande Tribulação, será travada pelo próprio Cristo, e nós a Igreja lutaremos ao seu lado.


Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército.

Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles.





E assim Joel concluiu o seu livro, falando sobre o dia do Juízo de Deus, que as nações não se enganem existe Deus em Israel e a seu tempo ELe se levantará para vingar o seu povo.

Quero terminar falando sobre um Deus justo que nos vê, que nos ama e cuida de nós, mas o dia do Juízo vem.

Em sua última vinda a terra Jesus veio como mensageiro do amor, como o Cordeiro de Deus que como ovelha muda não abre a sua boca e sob ao madeiro, como servo para que todos fossem salvos, mas em sua segunda vinda a esta terra Jesus virá como Juiz para julgar as nações, para julgar a terra, que neste momento possamos estar lutando ao lado de Cristo, porque dura coisa é cair nas mãos de Deus (Hebreus 10.31).

Neste momento final de que lado você estará? Que Deus nos ajude.



Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero como nação me arrepender pelos pecados da minha terra, sara a nossa terra Senhor, tem misericórdia da minha nação, que minha nação abra mão das práticas pecaminosas e se volte para Ti para que sare. Quero ainda estar preparado para o Dia do Senhor, que na Grande Tribulação possa estar contigo nas Bodas do Cordeiro, contemplando a Tua Glória! Quero viver em minha própria vida um arrependimento genuíno, não apenas de vestes. Senhor eu quero estar ao seu lado na segunda vinda, Batalhando em seu exército celestial e não sendo julgado com as nações, me ajude a ouvir a voz profética de Joel, que mesmo que tenha sido pregado á tantos séculos atrás permanece mais atual que nunca, que este tempo seja um tempo de ARREPENDIMENTO, em nossas casas, em nossa terra, em nossos altares, em nossa nação! Ajuda-nos Senhor, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii











Veja outras devocionais aqui

comentários