Lendo a Bíblia TODA em um ano - 06/07/2018 - 187º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de II Reis e terminaremos no dia 04/08/2018, mas como tenho explicado seguimos uma ordem cronológica, por isso temos parado dentro do contexto do texto para estudar alguns profetas.

Hoje vamos prosseguir no estudo de II Reis, e amanhã faremos mais uma pausa desta vez para estudar um livro dos profetas maiores, vamos estudar o livro do profeta chamado Messiânico Isaías.

Vamos iniciar o estudo de Isaías amanhã e encerraremos no dia 28/07/2018.

Hoje inicio uma série de cinco ministrações e para isto mais uma vez conto com suas orações. 

Ontem estive ministrando em São Gonçalo na Igreja Aliança com Deus em um congresso de Mulheres, e foi simplesmente tremendo.

Hoje estarei ministrando em Silva Jardim na União Feminina da Primeira Igreja Batista, sábado pela manhã viajo para BH, ministro á tarde no Encontro Distrital de Mulheres de Contagem, Domingo pela manhã permaneço em BH ministrando na IMW de Palmares e á noite ministrarei na IMW de Água Branca, não deixem de nos cobrir com oração.

Dito isto... vamos lá...Pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar II Reis 18 e 19

II Reis 18 - Lidando com a afronta

Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.
Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia. Rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele.

Ezequias um homem que tinha tudo para dar errado, mas decidiu dar certo, decidiu não cometer os erros do seu pai!

Vejo muitos usando como desculpa os erros dos seus pais para errar, mas Ezequias prova que você pode sim traçar uma nova história, que pode romper com os exemplos pecaminosos passados.

Acaz o pai de Ezequias foi o 12º rei de Judá, reinou 16 anos em Jerusalém e seu reinado não foi aprovado por Deus. Ele andou no caminho dos reis de Israel e fez ídolos de metais com o fim de adorar os baalins. Queimou sacrifícios no vale de Ben-Hinom e chegou até a queimar seus filhos em sacrifício. Ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos altares idólatras, no alto das colinas e debaixo de toda árvore frondosa.

Depois que Acaz morre seu filho Ezequias assume o trono. Ezequias significa Deus é força, ou ainda, Deus me fortalece, e de fato Ezequias precisou de muita força para fazer a reforma que fez em Judá, começou seu reinado revolucionando todo o reinado do seu pai.

A bíblia afirma que Ezequias confiava em Deus e que nunca houve um rei entre todos os reis de Judá como ele, e nem depois dele, ou seja, Ezequias marcou a história de Judá.

E quais as marcas de Ezequias? Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo, obedeceu os seus mandamentos deixados por Moisés.

O Senhor estava com Ezequias, e ele era bem sucedido em tudo que fazia.

Ezequias rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele. No quarto ano do seu reinado o rei da Assíria cercou Samaria e ao fim de 3 anos a tomou e deportou os Israelitas para a Assíria.

Ezequias derrotou os filisteus desde a torre de sentinela até à cidade fortificada, de Gaza até o seu território, ou seja, Ezequias começa um processo de limpar a terra dos seus inimigos, pois até o governo do seu pai eles mantinham vínculos, alianças com os inimigos, Ezequias desfaz isto.

No décimo quarto ano do reinado do rei Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria atacou todas as cidades fortificadas de Judá e as conquistou.

Ezequias entrega dez toneladas e meia de prata e uma tonelada e cinquenta quilos de ouro para Senaqueribe parar de atacar Judá.

O rei da Assíria neste momento tem uma pergunta a fazer a Ezequias "em que você baseia a sua confiança?"

Começam então uma série de afrontas contra o reinado de Ezequias e contra Judá, e o objetivo das afrontas era enfraquecer, roubar a fé, desmotivar.

O comandante gritou em hebraico para que todos entendessem suas afrontas em Judá "Não permitam que Ezequias os engane, ele não poderá os livrar da minha mão, não permitam que ele os convença a confiar no Senhor, ao contrário façam paz comigo e rendam-se. Ezequias está os iludindo quando diz que Deus os livrará".

E aqui está o grande segredo, o povo permaneceu calado, pois o rei tinha ordenado que não respondessem.

Como lidar com a afronta? Deixe que a resposta venha de Deus, não adianta discutir com aquele que te afronta, faça como Ezequias, vá para o joelho e deixe que Deus lute em seu favor.

Davi diante da afronta de Golias disse que a resposta viria de Deus...

E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? " E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,
e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! "
E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

Perceba a afronta vem para enfraquecer, para minar a sua fé, neste momento corra para o Deus e permita que Ele te fortaleça e te mostre que Ele é incomparavelmente maior que seus inimigos.

Quantas vezes somos afrontados em nosso casamento "seu cônjuge nunca vai mudar", "você nunca será diferente do que é", "você nunca será feliz", "vou destruir seu casamento", "ele (a) não te ama mais", ou ainda "ele (a) nunca te amou."

Somos afrontados com relação a nossos filhos "ele não vai dar certo", "vai acabar morrendo, ou nos perdido nos vícios", "vai sofrer a vida inteira".

Somos afrontados em nosso ministério "você nunca sairá do lugar", "não tem potencial", "ninguém vai te valorizar", "você não tem chamado".

Na verdade Davi antes de receber a afronta de Golias, foi afrontado por sua família, seu irmão o lembra que ele é só um pastorzinho de poucas ovelhas no deserto, ou seja, que não tinha nenhuma condição de vencer Golias (I Samuel 17.28).

Depois Davi é afrontado por seu líder, ele o diminui novamente, e por fim ele é afrontado por Golias.

Como Davi lida com as afrontas? Ele simplesmente as cala, as ignora, e avança escutando o que Deus diz, e não o que o inferno diz.

Decida calar neste dia todas as palavras de afronta e ouvir o que Deus diz a seu respeito, e Deus diz que NELE VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR (Romanos 8.37).



II Reis 19 - Vencendo a afronta

Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor e estendeu-a perante o Senhor.
E Ezequias orou ao Senhor: "Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.
Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.
É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e seus territórios um deserto.
Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois não eram deuses; eram apenas madeira e pedra moldadas por mãos humanas.
Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus".

Diante das afrontas Ezequias rasga as suas vestes, coloca roupas de luto e entra no templo.

Perceba somos humanos, sofremos, choramos, tememos, mas diante da nossa humanidade precisamos fazer como Ezequias correr imediatamente para perto de Deus, do contrário Senaqueribe roubará a nossa força, Ezequias foi para o templo.

Ezequias enviou Eliaquim, Sebna e os sacerdotes principais, vestidos com pano de saco para o profeta Isaías que estava exercendo seu ministério neste momento, por isso amanhã faremos mais uma vez o estudo de II Reis para estudar Isaías, pois como sabem estamos lendo a bíblia em ordem cronológica.

O recado de Ezequias para Isaías foi "Hoje é dia de angústia, de repreensão e de humilhação, estamos como uma mulher em trabalho de parto, mas não tem forças para fazer seu filho nascer". Ezequias pede que Isaías peça a Deus pelo remanescente que ainda sobrevivia em Judá.

Certamente é assim que nos sentimos diante de uma afronta não é mesmo? Nos sentimos angustiados, humilhados, sem forças

Ezequias usa o exemplo de uma mãe que precisa colocar seu filho para fora, mas não tem forças! Entrei em trabalho de parto 3 vezes e realmente é uma dor indescritível, você quer acabar logo com aquela dor, mas parece que não vai aguentar.

Lembro que na gestação de Davi pensei "não vou aguentar de dor", você quer acabar logo, mas sente que as forças estão acabando.

Ezequias sente-se assim, ele quer acabar com a dor, com a humilhação, e vergonha, mas está sem forças.

Isaías, no entanto, tem uma resposta animadora da parte de Deus, "não tenha medo das palavras que você ouviu, ou das blasfêmias, eu farei o rei da Assíria morrer à espada".

Ezequias recebe uma carta, foi para o templo e a estendeu diante de Deus, ele fala dos insultos que Senaqueribe estava fazendo contra o Deus vivo, e sua preocupação é "Deus salva-nos para que todos os reinos da terra saibam que só Tu és Deus".

Perceba que Ezequias não está preocupado com o seu nome, com seu reinado, com sua Glória, mas com o nome de Deus, perceba o zelo de Ezequias pelo nome de Deus.

Muitos vão até Deus querendo que Ele se levante para honrar seus nomes, para evidenciar seus ministérios, mas Ezequias sabia quem era em Deus, sua preocupação era que o nome de Deus fosse adorado! Que todos os reinos da terra vissem que Deus é Deus.

Isaías envia uma mensagem a Ezequias em resposta a sua oração no templo "Assim diz o Senhor, Senaqueribe blasfemou e zombou contra o Santo de Israel, ele não percebe que tudo o que fez foi permissão do próprio Deus, ele só tocou em Samaria porque Deus permitiu, e ele está se achando grande por isso..."

Deus deixa claro, "Senaqueribe se levantou contra mim por isso colocarei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio."

Quem me afronta não me afronta a mim ,mas ao meu Deus.

Deus tranquiliza Ezequias "Senaqueribe não vai disparar nenhuma flecha contra Judá, não vai a enfrentar, pelo caminho por onde veio voltará, não vai invadir esta cidade, eu a defenderei e a salvarei, por amor de mim mesmo e do meu servo Davi."

Vale a pena servir a Deus, e fazer aliança com Ele, Deus não esquece da sua aliança! Quantos filhos são preservados hoje por causa da aliança feita por seus pais! Vale a pena ser fiel!

Ezequias não precisa fazer nada, naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou 185 mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadávares! 

Diante disto Senaqueribe desmonta o acampamento e vai embora, volta para Nínive e lá é morto á espada dentro do templo do seu deus Nisroque por seus dois filhos mais velhos, como profetizado por Isaías.

Veja que Ezequias vence as afrontas no templo, diante de Deus, sua Batalha é travada no mundo espiritual, uma batalha que aos olhos humanos era impossível de ser vencida, uma vez que Ezequias não tinha exército para vencer a Assíria, e era nisto que Senaqueribe se firmava, veja...

Aceite, pois, agora, o desafio do meu senhor, o rei da Assíria: Eu lhe darei dois mil cavalos; se você tiver cavaleiros para eles!

Veja Senaqueribe desafia Ezequias a levantar pelo menos dois mil cavaleiros, e em uma só noite o anjo de Deus mata 185 mil cavaleiros Assírios, ou seja, aquilo que parece impossível, para Deus é só um detalhe!

Decida usar as armas corretas diante da sua Batalha, corra para a presença de Deus, apresente diante Dele as impossibilidades e verá Deus realizando o impossível!




Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia apresento diante de Ti todas as afrontas do inimigo contra a minha vida. Por favor, assim como fostes com Judá, com Ezequias levanta-te em meu favor, e me dá a vitória neste dia, que todos possam ver que há Deus em Israel, que és o meu Deus, e que és Vivo e Poderoso, Glorifica em minha vida o teu nome, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii





Veja outras devocionais aqui

comentários