Lendo a Bíblia TODA em um ano - 27/06/2018 - 178º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de II Reis e tem sido simplesmente tremendo.

Lembrando que estamos lendo a bíblia em ordem cronológica, logo faremos algumas pausas no livro de II Reis para estudar alguns livros dos profetas menores.

Ontem demos uma pausa para estudar o livro de Joel que tem apenas 3 capítulos, e foi tremendo, confere lá!

Hoje vamos continuar o estudo do capítulo 14 de II Reis, e vamos estudar o livro de Jonas.

Amanhã faremos mais uma pausa em II Reis para estudarmos o livro de Amós, vamos terminar no dia 30/06/2018 o estudo de Amós, não perde!

Jonas é conhecido por muitos de profeta fujão, mas será que é justo darmos esse nome a ele? Vamos conferir hoje.

Dito isso, agora pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar II Reis 14.21-25 e Jonas 1, 2, 3 e 4

II Reis 14.21-25 - Prosperidade não é sinal de aprovação

No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos.

E fez o que era mau aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel.

Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.

Jeoás, rei de Israel morre e seu filho Jeroboão II assume o trono e reina por 41 anos, mas durante todos estes anos fez o que era mau aos olhos do Senhor.

Cometeu todos os pecados que Jeroboão I cometeu, ainda assim Jeroboão II prosperava, seu reinado foi próspero, prosperidade essa profetizada pelo profeta Jonas.

Jonas profetiza que Jeroboão II iria restituir as fronteiras de Israel, e esta profecia se cumpre, dando assim notoriedade ao profeta.

Mais uma vez afirmo que nem sempre prosperidade é sinal de aprovação de Deus, Jeroboão II fez o que era mau aos olhos do Senhor.

Algumas pessoas acreditam que se está dando certo é porque como muitos dizem "Deus está no negócio", mas pasme nem sempre isso é verdade.

Às vezes Deus aprova o deserto até mesmo porque Ele nos leva muitos vezes para lá para falar conosco!

Que Deus hoje nos dê sensibilidade do Espírito, para que não nos desviemos do centro da Vontade de Deus!

Eu quero estar onde Deus me quer, se Deus me quer no deserto eu quero o deserto, se Deus está nos palácios eu quero estar, mas acredite prefiro o deserto com Deus que os palácios sem Deus, pois no deserto Deus é um Oasis para mim!


Jonas 1 - Igreja Perseguida

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.



Jonas recebe uma ordem da parte de Deus, a ordem é que fosse DEPRESSA a Nínive e pregasse para seus habitantes arrependimento, uma vez que a maldade deles era tão intensa que tinha subido até Deus.

Eu disse que para muitos Jonas é visto como o profeta fujão, mas que não o via desta maneira, e quero que se coloque comigo no lugar de Jonas.

O povo de Nínive nos dias de Jonas torturava os profetas e isso com crueldade:

- eram sanguinários, cortavam pés, mãos, orelhas e narizes;
- vazavam os olhos dos cativos;
- Eram visto como um povo ladrão, invadiam regiões e as despojavam;
- Faziam pirâmides com a cabeça dos prisioneiros;
- Serravam seus prisioneiros ao meio;
- Eles faziam escalpo com seus prisioneiros, ou seja retiravam cabelo com o couro cabeludo;
- Jogavam óleo fervendo em seus prisioneiros;
- Arrancavam a pele da pessoa viva...

Creio que podemos comparar nos dias de hoje, se Deus te chamasse para sair da sua terra e fosse ao país onde persegue o evangelho, e que existem militantes radicais que se te pegar pregando o evangelho te farão sofrer até te matar.

Alguns missionários o fazem, mas vivem nas sombras, escondidos, em Igrejas subterrâneas, mas Jonas não tinha esta autorização, ele teria que pregar sua mensagem em alto e bom som, ainda acha que Jonas é um profeta fujão? Você seria mais corajoso (a).

Lembro quando em fevereiro de 2015 o estado Islâmico sequestrou 21 cristãos, no dia 15/02/2015 foram degolados a sangue frio por não negarem o nome de Jesus Cristo, o vídeo foi intitulado como "A nação da cruz", uma mensagem escrita com sangue para a Nação da Cruz, e neste vídeo o estado Islâmico declarava guerra contra os cristãos.

No dia seguinte surgiu uma hashtag em todas as redes sociais #somosanaçãodacruz, mas será que somos de fato? Estaríamos dispostos a morrer em nome de Jesus Cristo? Se Deus nos enviasse hoje para o Estado Islâmico para gritarmos em alto e bom som "ARREPENDAM-SE", iriamos de pronto?

Então diante desta realidade ainda acha justo afirmar que Jonas foi um profeta fujão?

Jonas ao invés de ir em direção a Nínive, vai na direção oposta, segue em direção a Társis. Desce em Jope e lá pega um navio para Társis.

De Jope para Nínive era cerca de 800 km, e de Jope para Társis cerca de 3000 km, ou seja, indo para Társis ele estava viajando quase 4 vezes mais que indo para Nínive, veja...


Deus fez soprar um vento forte sobre o mar que provocou uma forte tempestade que acabou ameaçando o barco de arrebentar-se.

Algumas pessoas dizem "ore por mim, o inimigo está furioso, estou em um vento...", mas tenho dito e aprendido que boa parte do vento, das tempestades que atravessamos somos nós que provocamos quando decidimos sair do crivo da vontade de Deus.

Muitas vezes Deus permite o vento, envia o vento para nos colocar no prumo da sua vontade.

Agora terrível coisa é entrar no barco do Jonas! Vejo muitos querendo segurar o vento do barco do Jonas e acabam sofrendo no vento também, isso porque quem pode resistir a mão de Deus?

Eu sei que dói deixar quem amamos em uma tempestade, em um vento, mas acredite se é Deus o fazendo voltar para o centro da sua vontade, se tentar interferir estará lutando contra o próprio Deus, vai sofrer desnecessariamente.

A tempestade estava acontecendo, mas Jonas não via nada, pois estava dormindo no porão do barco. Daqui em diante tudo o que Jonas fez foi descer!

Jonas estava escondido em um porão de um barco, acreditando que teria como fugir de Deus, mas Deus o encontra, acredite Deus sempre nos encontrará...

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.


O capitão acordou Jonas para que clamasse ao seu Deus por livramento! Veja... Jonas estava fugindo de Deus escondido no porão, e acorda com alguém o sacudindo e dizendo "fale com Deus, corra para Deus", Deus o encontrou no porão daquele barco, e Deus te encontra hoje aqui neste blog.

Os marinheiros decidiram tirar a sorte para descobrir quem era o responsável por aquela tempestade. Jonas podia ter dito de cara "sou eu", mas ele se cala e se esconde em seu silêncio, mas mais uma vez Deus o encontra, a sorte cai sobre Jonas.

Ao longo dos anos em meu ministério tenho feito inúmeros aconselhamentos, mas é raríssimo alguém me procurar dizendo "ore por mim, porque eu sou um problema, eu provoco ventos e tempestades", 99% das vezes me procuram para dizer "ore por mim porque meu esposo (a) é um problema, meu filho (a) é um problema), meu patrão (a), meu pai, ou mãe, meu pastor (a) é um problema".

Precisamos ser honestos, sinceros diante de Deus, acredite a mudança começa em você, tudo muda quando você muda.

Jonas agora passa por interrogatório e neste interrogatório Deus estava restaurando a sua identidade de profeta, veja...

_De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?
_ Eu sou Hebreu, adorador do Senhor!

_O que foi que você fez?
Mas sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já tinha contado.

_O que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
Peguem-em e joguem-me ao mar e ele se acalmará, é por minha causa que esta violenta tempestade nos alcançou.

Quer um conselho?
Saia do barco do Jonas.

Eles não ouviram Jonas, não quiseram o jogar ao mar no meio de uma tempestade e remaram ao máximo para voltar para a terra, mas não conseguiram porque o mar ficou ainda mais violento.

No processo de querer salvar o Jonas e remar em direção á terra tudo o que conseguiram foi aumentar ainda mais a tempestade, disse e repito, cuidado para não se pegar lutando contra Deus por causa de um Jonas, pois não tem como ter sucesso.

Finalmente entenderam que não tinha outro jeito de acabar com a tempestade, pegaram o Jonas e o lançaram ao mar enfurecido e ele se acalmou.

Do porão de um barco Jonas desce para as profundezas do mar, Deus manda um grande peixe para o engolir, e ele ficou dentro do ventre do peixe por três dias e três noites.

Alguém pode dizer que isto não aconteceu realmente, que não é possível, mas depois de Jonas tivemos outros casos, em fevereiro de 1891 perto das Ilhas Falkland um homem sobreviveu mais de 24 horas dentro de uma baleia.

Um baleeiro circulava próximo ás Ilhas Falkland, quando o vigia viu uma baleia grande a 4 km de distância.

Depois do desaparecimento de um dos tripulantes cujo nome era James Bertley, a tripulação restante, armada de machados e pás iniciaram o trabalho de abertura e remoção da gordura da baleia

Depois de um dia inteiro de serviço e parte do período noturno, deram um tempo para a tarefa deixando para o dia seguinte.

No outro dia, ergueram a baleia em ganchos e a levaram para o convés. Quando olharam para o interior da baleia que estava meio aberta constataram que havia um objeto semelhante a um ser humano, isso mesmo... James Bertley estava lá.

James Bertley era o marinheiro que havia desaparecido por ocasião do naufrágio de um dos escalares.

Os marinheiros notaram que o "alimento" estava desmaiado e encolhido. Retirado do ventre da baleia, James Bertley recebeu os cuidados para que tentassem reaver a sua saúde, e conseguiram obter sucesso.

James teve as suas forças recompostas, e sua lucidez de volta.

Seu rosto, pescoço e suas mãos tinham sido alvejados até ficarem com um branco doentio, ao perguntar a James o que poderia ter acontecido ele afirmou que provavelmente continuaria vivendo dentro daquele ambiente sombrio até morrer de fome, porque seu desmaio tinha sido causado por medo e não por falta de ar.

Este caso foi constatado após meticulosa investigação científica de dois cientistas, um de nome M. De Parvill redator do Journal des Debats, de Paris.

Há mais dois casos semelhantes, um aconteceu em 1758 e o outro em 1771, quando os homens engolidos foram vomitados pelas baleias algum tempo depois.

Baleias são animais muito grandes, com espécies que podem pesar até 180 toneladas e medir até 30 metros.

Além desta prova histórica e científica, creio que de fato Jonas foi engolido em um grande peixe e que ficou em seu ventre por 3 dias porque o próprio Jesus o menciona, veja...

Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.


Neste dia quero que decida que não será alguém que atrairá ventos e tempestades, por mais difícil que seja o plano, o propósito, só obedeça Deus cuidará de tudo mais...

Muitas vezes o que Deus nos pede nem é nada tão doloroso assim, não é risco de vida, é que perdoe alguém, cuide de alguém que te feriu, fale de Deus para alguém, e simplesmente fugimos da sua voz, não obedecemos.

Decida que vai obedecer custe o que custar!


Jonas 2 - Vomitado pelo peixe

Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.

Ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.


No ventre do peixe Jonas faz uma oração e Deus o responde, faz com o que o peixe vomite Jonas em terra firme.

Muitos estudiosos afirmam que Jonas foi vomitado na cidade de Nínive que adorava o deus-peixe, e ao ver Jonas saindo do ventre do peixe o ouviram com maior facilidade.

Veja que a bíblia não menciona este fato, somente afirma que Jonas foi vomitado depois da oração feita no ventre do grande peixe. 

Um professor de seminário dizia algo que jamais esquecerei "onde Deus colocou um ponto final, não coloque uma vírgula". Estudando o mapa tenho dificuldade em acreditar em tal verdade, veja...


O primeiro marco azul aponta para o porto de Jope, que ficava ás margens do Mar Mediterrâneo, e o da direita aponta a cidade de Nínive.

A mão com número 2 está mostrando que Jonas tomou a direção contrária á ordem de Deus, a mão com o número 1 indica que cada pedaço de terra deste mapa corresponde a aproximadamente 500 km de comprimento, logo de Jope a Nínive temos aproximadamente 600 km de distância. 

Outra coisa que pode ver no mapa é que Nínive não tem praia e nem mar, ela é banhada pelo rio Tigre. Hoje existe o canal de Suez, mas nos dias de Jonas o peixe teria que circundar toda a África e entrar pelo Golfo Pérsico, Deus tem poder para isto e muito mais, mas como a bíblia não diz, prefiro ficar com os fatos.

Diante do mapa, dos fatos aqui citados, o mais provável é que Jonas tenha sido vomitado em uma praia do Mediterrâneo e que tenha seguido a pé até Nínive.

Lembrando que a narrativa Bíblica nos fala que Jonas precisou andar até Nínive, logo que ainda não estava em Nínive, veja...

Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você".

E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive.


O que quero destacar neste texto é que Deus escuta nossa oração, quando nos arrependemos e nos voltamos para Deus, Ele nos ouve e nos coloca no centro da sua vontade.
Se ao sair do crivo da vontade de Deus um vento ou tempestade te alcançou, arrependa-se, volte-se para Deus e ele te colocará no centro da Sua vontade, o mar vai se acalmar, e o vento terá que se calar.

Jonas 3 - Graça

E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la.

Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.


Jonas entrou em Nínive proclamando "Daqui a 40 dias Nínive será destruída".
Sim, a Graça de Deus tinha alcançado esta cidade terrível, mas eles tinham um tempo para arrependimento, para mudança de vida e o prazo era 40 dias.
Existem pessoas que se escondem atrás da graça de Deus para continuar pecando, mas saiba que um dia esgota o tempo e o juízo chega!
Alguém diz "Sara você está usando o tempo da lei para falar da graça?", quero então ir para um texto do tempo da Graça que corrobora o que estamos vendo aqui...
Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a"

Veja a graça de Deus alcançou a árvore infrutífera, mas ela tinha um tempo para conserto, e este tempo era de 01 ano, durante 01 ano iriam cavar ao redor dela e a adubariam, se ainda assim não produzisse seria cortada.
Existem pessoas que procrastinam o arrependimento genuíno, a mudança de caráter, a mudança de vida por acreditar que a Graça os protegerá, mas o que aprendo na Palavra de Deus, é que a Graça existe e o que seria de nós sem ela, ela nos abraça todos os dias, no entanto, não é limitada, em um dia e hora que não sabemos o Juízo de Deus chegará.
Não procrastine nem mais um dia!
Algumas pessoas dizem "amanhã serei um esposo (a) melhor, um filho (a) melhor, um líder melhor, cuidado pode chegar um tempo onde não haverá mais tempo".
Mude hoje! O tempo é AGORA, é JÁ!

Jonas 4 - Coisas não são mais importantes que pessoas

Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se.
Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.
Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver".
Jonas 4:1-3
Nínive era uma cidade muito grande, para a percorrer toda Jonas teria que andar por 3 dias, mas o que a Bíblia diz é que no primeiro dia sua pregação já tinha surtido efeito.
Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".

Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

Jonas teve plena aceitação dos seus ouvintes, mas isso não o alegra, pelo contrário fica profundamente descontente e furioso.
Como entender isso? Vejo algumas pessoas diante de atos de crueldade como estupros, assassinatos, pedofilia etc... divulgadas na Mídia afirmam "uma pessoa dessa tinha que morrer".
Agora imagine Deus dizendo "vá até elas e pregue o arrependimento", você vai ela se arrepende e Deus a perdoa e não a castiga, o que sentiria?
Jonas confessa que na verdade não foi o medo da crueldade de Nínive que o impediu de ir de pronto, mas foi a possibilidade de absolvição de um povo que aos olhos de Jonas não merecia o perdão, tinha que morrer!
Jonas fica tão insatisfeito que pede a Deus a morte, depois de tudo o que Jonas tinha passado, de ver a morte tão de perto, ele deveria estar celebrando a sua vida, mas ao invés disso está querendo morrer.
Como somos Jonas em muitos momentos da nossa vida, queremos selecionar quem merece ou não a salvação, algumas pessoas afirmam "essa pessoa é doente demais, me recuso a me relacionar com ela, a pregar para ela, ou ainda já fiz a minha parte...".
Será que você fez de fato a sua parte? Jesus desceu da sua Glória, subiu á cruz, da sua vida por TODA a humanidade, e em Filipenses 2.5 afirma que devemos ser direcionados pelo mesmo sentimento de Cristo, de fato, você já fez a sua parte?
Este livro termina com a lição da aboboreira, veja...
Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? " Respondeu ele: "Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer".
Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu.

Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? "

Depois de pregar para Nínive Jonas sentou-se ao leste de Nínive, constrói ali um abrigo e espera para ver o que vai acontecer com a cidade.
Deus fez crescer uma planta sobre Jonas que lhe proporcionava sombra sobre a sua cabeça, amenizava o calor, e isso alegrou Jonas, mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta que matou a planta.
Deus questiona Jonas "Como você podando e ter pena de uma planta, que você não cuidou, não podou, que cresceu em um dia e morreu no outro, e não sente por uma cidade de 120 mil pessoas que não tinham conhecimento de Deus, você não deveria ter compaixão dessa grande cidade?"
Como o ser humano pode ser incoerente não é mesmo? Muitas vezes valorizamos mais coisas do que pessoas, por favor, leia o texto abaixo...
O pai estava feliz da vida com o novo carro. Todos os dias perdia tempo, lavando e dando um brilho no veículo, que às vezes nem dava a devida atenção para a família.
 
Indiferente ao amor que o pai sentia pelo carro, o menino passou a brincar na garagem com um pequeno prego.

Desavisado e inocente, o menino passou a riscar a lataria do automóvel.
 
Ao ver o carro riscado, o pai perguntou ao filho quem havia feito aquilo. O menino então confessou, pois temia ser castigado caso mentisse.
 
Completamente tomado pela ira, o pai, fora de si, aplicou várias palmatoradas na mão direita do menino.

Tamanha foi a surra, que o garoto chegou a ficar desacordado, e teve mão amputada devido à gangrena provocada pelo espancamento.
 
Ao sair do hospital e voltar para casa, o menino observou que o carro de seu pai já estava com a pintura toda reformada.
 
Inocente, a criança disse ao pai: “Fico feliz pelas raladuras na pintura do carro terem sumido. E minha mãozinha, quando vai nascer de novo?”
 
Terrível não é mesmo? Mas perceba que Jonas estava tendo misericórdia de uma aboboreira, mas queria que Deus matasse 120 mil pessoas.

Que Deus nos ajude a termos misericórdia de vidas, não importa a história, só nos basta saber que Deus morreu por eles, que Deus nos ajude.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero estar onde estás, prefiro o deserto contigo, do que os palácios sem Ti, pois no deserto és um Oásis para mim. Deus não quero atrair ventos e tempestades, quero estar no centro da Tua vontade, sei que andando contigo o vento se cala e a tempestade cessa. Não quero procrastinar a transformação que precisa ser gerada em mim, o dia da minha mudança é hoje, me ajude Deus. Ajude-me a valorizar aqueles que estão á minha volta, não importa seus defeitos, se o Senhor os ama, também os quero amar, em nome de Jesus, amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver de JEITO NENHUM...




Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii









Veja outras devocionais aqui

comentários