Lendo a Bíblia TODA em um ano - 01/06/2018 - 152º Dia


Faltam poucos exemplares para encerrarmos a pré venda!

Na pré venda este livro está saindo por 39,99...

Um verdadeiro tesouro, uma riqueza que Deus nos deu, você será alimentado ao longo de 365 dias de forma prática e didática...

Ao término de 365 dias terá lido a bíblia TODA.

Reserve agora no WhatsApp (21) 98781-6355 e PAGUE SÓ NO ATO DA ENTREGA


Hoje vamos estudar Provérbios 1, 2 e 3

Lembrando que nosso estudo está sendo feito em Ordem cronológica...

Provérbios 1 - Mente de Cristo

Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.




Provérbios de Salomão, um livro que sempre leio independente do livro que estou estudando.

Este livro tem 31 capítulos tenho o costume de ler um por dia e depois estudo o livro para o fechamento do meu estudo mensal.

Provérbios é um livro de sabedoria, e se tem uma coisa que tenho buscado desde que iniciei a minha caminhada com Deus é sabedoria em todas as áreas da minha vida.

Este Salmo afirma que devemos acatar a repreensão, ou seja, não devemos resistir a repreensão de Deus.

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.


Você conhece o caráter de uma pessoa na repreensão e não no elogio... A pessoa demonstrasse dócil ao elogio, mas nem sempre são amigáveis diante da repreensão, da crítica ainda que construtiva.

Reconhecer que está errado não é sinal de fraqueza e sim sinal de humildade, e a humildade precede a honra, mas ao altivo Deus abate (Provérbios 15.33).

Muitos no entanto, são como Balaão, o profeta teimoso, é preciso a mula falar para entender que está na direção errada (Números 22.27-28).

Este capítulo afirma que aquele que aceita a repreensão de Deus, alcança sabedoria e conhece os pensamentos de Deus, ou seja, sua mente é transformada segundo a mente de Cristo.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.



Passamos a pensar como Cristo pensa, sentir como Cristo sente (Filipenses 2.5), reagir como Cristo reagiria (I Pedro 2.21), poderemos então afirmar como o Paulo...

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.




E isso nos tornará sábios em todas as áreas da nossa vida.

Desde que iniciei a minha vida Cristã tenho feito ao término sempre uma oração, peço "Espírito Santo se ao longo do meu dia te feri sem perceber me mostra porque quero me arrepender e nunca mais quero o fazer."

Precisamos estar abertos para ouvir de Deus "Não faça mais isso, não sinta isso, não pense assim..." isso nos fará sábios e nos fará ter pensamentos de Cristo, passaremos a ter a mente de Cristo.




Provérbios 2 - Tesouro escondido

se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,

então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Veja... precisamos buscar a sabedoria como a prata, devemos a buscar como um tesouro escondido, então entenderemos o que é temer a Deus e encontraremos o seu conhecimento, até porque...

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

Deus nos dá sabedoria quando a procuramos como um tesouro escondido, até porque suas Palavras procede conhecimento e discernimento.

Aqui está um tesouro da sabedoria, a pessoa sábia tem discernimento, ou seja, consegue discernir o bem do mal, o ser humano por si mesmo não pode avaliar...

Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.


O mundo dirá "confie no seu coração", mas a bíblia avisa "o coração do homem é enganoso" (Jeremias 17.9).

A falta de sabedoria faz com que cometamos tolices, tolices essas que nos fazem perder promessas a exemplo de Saul (I Samuel 13.13-14), por isso o conselho é busque a sabedoria como se estivesse buscando prata, ou ainda como um tesouro escondido... 

A Bíblia garante que aquele que procura a sabedoria a encontrará...

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Que neste dia possamos fazer o pedido de Salomão "Deus me dá sabedoria, não sabemos tomar as decisões corretas, sem Ti nada podemos fazer".




Provérbios 3 - Confiança, Sensatez, Equilíbrio, Serviço

Neste capítulo destacarei 4 Palavras, que são confiança, sensatez, equilíbrio e serviço! Eu diria que estas 4 palavras juntas são fortes Pilares em nossa vida Cristã.

1. Confiança:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.

Confie no Senhor, não seja sábio aos seus próprios olhos, não se apoio em seu próprio entendimento, antes reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e então Ele endireitará as suas veredas.

Davi sempre declarou sua total confiança em Deus (Salmos 20.7), até que um dia manda contar o seu exército, até que cai a si, e percebe que estava sendo louco...

E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.

A nossa confiança não pode estar na quantidade de soldados para a Batalha, na artilharia de guerra, na sabedoria humana, na força humana, mas a nossa confiança deve estar única e exclusivamente no Senhor, é Dele e somente Dele que virá a nossa vitória.

O homem que confia em si mesmo, e não reconhece Deus em seus caminhos, está a um passo da queda, pois é altivo, orgulhoso e soberbo, lembra de Nabucodonosor??

Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?

Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.
E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

Decida confiar em Deus e somente NEle.

2. Sensatez e equilíbrio

Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;
trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.
Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará;
quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo.
Provérbios 3:21-24


O homem sensato é ajuizado, correto, justo, é sábio.

A insensatez é sinal de tolice, e certamente não nos levará a lado algo, mas fará com que paralisemos áreas da nossa vida. Sobre sensatez, sabedoria temos falado de forma enfática e na verdade será a Palavra central deste livro.

Equilíbrio é a terceira palavra e que este ano tem sido ministrada de forma muito forte ao meu coração.

O desequilíbrio emocional e espiritual fez com que grandes homens deixassem de alcançar a promessa... veja Moisés... Diante da pressão do povo de Israel (Números 20.10-11) não conseguiu ter equilíbrio, estabilidade emocional para administrar aquele momento e isso fez com que não pisasse a terra da promessa.

Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto;

Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.


Precisamos ser equilibrados diante de todas as pressões que inevitavelmente virão contra nós (João 16.33), estabilidade diante de pressões, o desequilíbrio fará com que não cheguemos onde precisamos chegar.

Na verdade esta é uma das marcas de quem é guiado pelo Espírito, essa pessoa tem o DOMÍNIO PRÓPRIO ou TEMPERANÇA (Gálatas 5.22).

Uma pessoa que tem domínio próprio, ou ainda é temperada, é sem dúvida equilibrada, mesmo diante das mais pesadas pressões.

Na verdade Deus tem nos dado um espírito de MODERAÇÃO.

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.


Aquele que é equilibrado, não desequilibrado, tem estabilidade emocional frente ás pressões da vida, não perde o sono, não tem medo, seu sono é tranquilo.

4. Serviço


Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa,
Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje.
Provérbios 3:27,28

A quarta orientação é seja servil, ou seja, sirva sempre que possível, se pode fazer o bem a alguém hoje não adie para amanhã.

Na verdade a bíblia nos ensina que negligencia é PECADO, veja...

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.


Não fazer pode ser tão pecado quanto fazer...

Negligencia é pecado, se podemos fazer o bem a alguém hoje, não adie, faça HOJE MESMO!

Na verdade para servir é que estamos aqui, pois o próprio Cristo veio á terra com esta missão...

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.


Que a nossa motivação seja a mesma do apóstolo Paulo...

Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.


Que Deus possa encontrar em nós este coração de servo!

Que não falte em nossa caminhada cristã CONFIANÇA, SENSATEZ, EQUILÍBRIO E SERVIÇO



Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero aceitar com alegria a sua repreensão, para que possa alcançar sabedoria e ter a sua mente, seus pensamentos. Decido neste dia procurar a sabedoria como prata, ou ainda como um tesouro escondido. Peço ainda que me ensines que só posso confiar em Ti, que me dês sensatez e equilíbrio frente ás pressões da vida, e que me ajudes a ter um coração de servo, como o de Cristo, em nome de Jesus, Amém

Deixo vocês com este vídeo lindoo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii













Veja outras devocionais aqui

comentários