Lendo a Bíblia TODA em um ano - 20/06/2018 - 171º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de I Reis, este livro encerrará no dia 21/06/2018, ou seja amanhã, por isso vamos o aproveitar ao máximo este último dia, tem sido sem dúvida enriquecedor este livro.

Pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar I Reis 17, 18 e 19

I Reis 17 - Permaneça na nascente

Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra".


Deus levanta Elias com um recado muito objetivo "tem Deus em Israel, e não estou cego, estou vendo, e vou te parar, NÃO VAI CHOVER, estou serrando os ceús".

Você já sentiu os céus fechados, como se fossem de bronze, você ora, e ora, busca e busca, mas ainda assim permanecem fechados? 

Muitas vezes Deus serra os céus para nos mostrar que está vendo e que está no controle na nossa vida, que não vai abrir mão de nós, e se para isso tiver que serrar o céu, Ele o fará!

O problema é que muitas pessoas se acostumam com os céus fechados, buscam a Deus com um conformismo sem fim "Se Deus responder amém, mas se não responder amém também, se o céu abrir amém, mas se permanecer fechado amém também".

"Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.

Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá".
E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.
Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.


Agora veja o cuidado de Deus para com o profeta, em todo Israel havia fome, os céus estavam fechados, tanto que o próprio Acabe estava em busca do profeta tamanha escassez, mas para o profeta não faltava nada.

A ordem de Deus é fique na nascente, vou mandar corvos para a nascente para te alimentarem, e os corvos traziam de manhã e á tarde pão e carne e Elias bebia a água da nascente.

O problema é que muitos se afastam da nascente, e quando os corvos chegam com a provisão simplesmente não encontram ninguém!

Todos os dias Deus envia corvos com o que precisamos para a nascente, mas o problema é que acabamos saindo da nascente por motivos que jamais poderão justificar.

Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva

Algum tempo depois com a falta da chuva, a nascente secou, e tem muitas pessoas chorando porque a nascente secou, sem entender que quando a nascente seca é Deus nos provocando a viver um tempo de milagres, simplesmente adore a Deus porque a nascente secou, diga "posso não entender agora, mas decido adorar".

Deus manda Elias para a casa da viúva de Sarepta, que segundo Ele, iria sustentar o profeta, mas quando o profeta chega lá ela afirma que estava em tempo de escassez.

não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos"


Elias podia ter dito "Deus se enganou", mas ele entende que Deus estava perto de realizar um grande milagre, e que ele seria usado para trazer provisão para aquela viúva, afinal Elias estava ligado á nascente, Elias dependia de Deus.


Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ ".

Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.

Também hoje Deus quer levantar profetas, homens e mulheres de Deus, ligados á nascente, que porque eles estão, não falta provisão, graça, resposta, milagre.

Acredite, muitas empresas não falem porque existem homens de Deus ali, muitos ainda estão vivos porque tem alguém na família de joelhos por eles, homens e mulheres pagando preço.

Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar.


O filho da viúva de Sarepta algum tempo depois adoeceu e por fim morreu, mas aquele que está ligado á nascente, faz a diferença, e mesmo diante de situações que aos olhos humanos não tem mais jeito, alguém diz "está morto", mas ainda que esteja morto, viverá!

Decida neste dia não sair da nascente, haja o que houver permaneça na nascente, pois Deus enviará para lá corvos para te alimentarem! E se a nascente secar não murmure, não perca a fé, só adore, veja isso como chance de viver grandes milagres.

Ao secar da nascente Elias vê a farinha e o azeite de uma viúva ser multiplicado, e vê Deus ressuscitar um menino, só quem anda com Deus experimenta dos seus milagres.



I Reis 18 - Vai chover

Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: "Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra".


Três anos depois chega o momento de Deus abrir o céu, mas não antes de limpar a terra dos profetas de Baal e de Asera.

Quando viu Elias, disse-lhe: "É você mesmo, perturbador de Israel? "


Quando Acabe vê Elias o chama de "perturbador de Israel", e realmente creio que neste tempo Deus está levantando muitos "perturbadores", para denunciar o pecado, para limpar a terra e limpar os altares.

Elias começa agora a limpar a terra desafiando os profetas de Baal e de Asera, veja...

Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel. "


Elias precisa submeter os profetas de Baal e de Asera para um teste diante de todo Israel, e o teste era o seguinte, aquele que responder com fogo esse é o verdadeiro Deus.

Depois dos profetas de Baal e Asera clamarem e se retalharem sem nenhuma resposta, agora era a vez de Elias provar que existia Deus em Israel, e que na verdade Ele era o único Deus.

Então Elias disse a todo o povo: "Aproximem-se de mim". O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, e disse: "Seu nome será Israel".
Com as pedras construiu um altar em honra do nome do Senhor, e cavou ao redor do altar uma valeta com capacidade de duas medidas de semente.
Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: "Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha".

Elias segue passos imprescindíveis para ver o céu abrir, veja...

1. Elias repara o altar do Senhor que estava em ruínas.
Muitas coisas acontecem em nossa vida espiritual que corrompem o altar, que afetam o nosso altar, e até mesmo depois de um tempo o seu estado pode ser as ruínas, mas para Deus abrir os céus, é necessário que o altar seja reparado.


2. Pegou pedras para edificar um altar
É tempo de pegarmos pedras para edificarmos um altar para Deus, e neste altar não pode faltar o fogo de Deus, este altar não pode se apagar (Levítico 6.13).

3. Provoca a fé
O desafio era que descesse fogo do céu, e se tem uma coisa que não combina com fogo é água, pois Elias coloca água em volta de altar, e quando o fogo desce ele lambe toda essa água.

Elias tinha tanta convicção que Deus responderia que desafia a fé, colocando água em volta do altar.

Depois que Deus responde com fogo, provando que somente Ele era Deus em Israel, todo reino reconhece o Senhorio de Deus, e Elias limpa a terra, veja...

Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! "

Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! " Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.
E Elias disse a Acabe: "Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada".

Uma vez que a terra estava limpa da idolatria, dos profetas de Baal e Asera, e que o povo de Israel tinha se dobrado diante de Deus, agora estava tudo pronto para Deus abrir o céu.

Quer ver céus abertos? Limpe a terra, restaure o altar, reconheça a soberania de Deus.

A chuva ainda estava bem distante, mas o profeta diz a Acabe que já estava ouvindo o barulho de muita chuva, quem é de Deus não precisa viver o milagre para o ver, antes mesmo dele chegar no mundo espiritual o homem e mulher de Deus já vive o milagre.

"Vá e olhe na direção do mar", disse ao seu servo. E ele foi e olhou. "Não há nada lá", disse ele. Sete vezes Elias mandou: "Volte para ver".

Na sétima vez o servo disse: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar". Então Elias disse: "Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça".

Precisamos permanecer no lugar do milagre, Elias sobe com o seu servo para o monte Carmelo com a promessa de que ia chover, depois de três anos finalmente Deus iria abrir os céus.

Por seis vezes o servo não viu nada, no sétimo viu uma nuvem do tamanho da mão de um homem, ou seja, era insignificante aos olhos humanos, para o homem pequeno, mas aos olhos de Deus era gigante, era nada mais, nada menos que o sinal de que ia caiar muita chuva.

Hoje somos muito imediatistas, queremos entrar hoje na presença de Deus e ver a chuva cair imediatamente, mas ás vezes precisaremos permanecer no monte por 7 dias até que algo aconteça, algo que muitos vão dizer que não é nada, é pequeno, mas você irá sorrir e vai entender que é só um sinal diante do que Deus irá fazer, decida não sair do lugar do milagre.

Finalmente Deus abriu as comportas do céu e caiu chuva sobre Israel, e creia que se hoje restaurar o altar, colocar as pedras do altar em ordem, colocar sua casa em ordem, limpar a sua terra, Deus responderá com chuva, Deus abrirá as comportas do céu sobre sua casa, sobre sua vida, seu ministério.


I Reis 19 - Saia da caverna

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo

e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".



Sim homens de Deus, mulheres de Deus também tem crises!

Tenho certeza de que muitos homens e mulheres de Deus estão me acompanhando neste projeto, mas muitas vezes acreditamos que porque somos homens e mulheres de Deus não temos o direito de ter crises.

Elias era sem dúvida alguma homem de Deus, mas sente medo, foge, pede a Deus para morrer.

Quem nunca orou pedindo a Deus para que o levasse logo para o céu? Quem sabe não tem feito isto por estes dias, desejado a morte, quem sabe tem perdido a vontade de viver por alguma razão.

Acredite que no tempo Dele te levar não haverá nada que possa o impedir, mas se ainda está aqui é porque Deus ainda tem propósitos em sua vida, e se aquilo que é para você fazer eu pudesse fazer, sem dúvida Deus já teria te levado, não precisaria estar aqui, mas somente você pode executar os projetos de Deus em sua vida.

O recado do céu para Elias vale para você neste dia e para todos os dias que tenha vontade de parar "LEVANTA E COME".

Meu menino de 01 ano está se especializando na arte de andar, então algumas vezes tropeça e cai, e sempre digo "caiu, levanta", o boxeador não perde a luta porque cai e sim porque não levanta.

A ordem é COMA, a questão não é se tem pão, a questão é se vai comer, a questão não é se tem Palavra, é se vai se apropriar desta Palavra.

Algumas pessoas entram em uma padaria e algum atendente o aborda "precisa de ajuda", a pessoa responde "só estou vendo", perceba não adianta estar na casa do pão, ver o pão, se não quer comer.

Você diz "Deus vai restaurar o seu casamento", "Os planos de Deus para a sua vida ainda estão em pé", e a pessoa não crê, não confia, se recusa a comer.

Mas a ordem é LEVANTA e COME hoje mesmo.

O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".

Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.

Elias levantou, comeu, mas deitou novamente, no entanto, o céu insiste pela segunda vez, desta vez explica que LONGA SERIA A SUA JORNADA, ou seja, LEVANTA, COME, E ANDA, não volte a deitar, não pare neste deserto.

Existem desertos que vem porque vem, neles Deus abre um rio no deserto, e ouvimos a voz de Deus, o próprio Cristo foi levado pelo espírito ao deserto (Lucas 4.1).

"Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho.


Mas existem desertos que Deus não mandou que fossemos, vamos porque queremos, então Deus está dizendo SAIA DAÍ, FOI? VOLTA

Com a força da comida Elias andou por mais 40 dias e 40 noites. 

Quantas vezes você disse "agora acabou, não aguento mais", Deus envia provisão e você avança novamente, supera seus limites e experimenta a fidelidade de Deus.

Mas Elias depois de 40 dias, anda, anda, anda e entra em uma caverna.

Muitas vezes somos assim, estamos sempre recuando, entrando em cavernas espirituais, mas assim como Deus diz "o que fazes aí?" ou seja, "seu lugar não é na caverna", Ele afirma que precisa deixar a capa, precisa descer e deixar legado, mas a ordem dada a Elias vale para nós hoje, "SAIA DA CAVERNA".

Deus fala que vai falar com Elias, vem o vento forte, tão forte que esmigalha as rochas, mas Deus não está, vem o terramoto, mas Deus não está, no fogo Deus também não estava, finalmente vem uma brisa suave e Deus estava ali.

Existem pessoas que querem limitar Deus, acreditam que Deus só fala de uma maneira e de um jeito, mas Deus é Deus, e fala como quer, onde e quando quiser, não tente limitar a Deus.

Elias sente-se sozinho, ele diz...


Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".



Mas Deus o corrige, diz que ele não estava sozinho, não era o único, que Deus tinha separado mais sete mil em Israel que não tinham se corrompido com a adoração a Baal e a Asera.

Quantas vezes nos sentimos sozinhos, achamos que estamos sós, mas Deus preserva pessoas, levanta pessoas para cuidarem de nós, para nos mostrarem que não estamos sós.


Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.


Elias desce e lança a capa sobre Eliseu, e começa a prepará-lo para o substituir, Ele deixa um legado, alguém que seguiria a sua história.

O verdadeiro líder quando parte sua história continua, seu trabalho não acaba, deixa seguidores que passam a fazer obras ainda maiores, em suma, o verdadeiro líder quando parte seu trabalho fica ainda maior.

Algumas pessoas falam com orgulho "depois que sai acabou, nunca mais foi a mesma coisa", mas isso só aponta a sua liderança ruim, porque o bom líder, mesmo depois que parte, sua história segue falando.

Saia hoje mesmo da caverna, levanta e come porque longa é a sua jornada, você tem uma capa para deixar, um legado para deixar, uma geração para marcar, e acredite você não está sozinho, Deus levanta pessoas para cuidarem de você, para te ajudarem.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero permanecer na nascente sendo visitado pelos corvos, e saciando a minha sede. Quando a nascente secar não vou murmurar, mas vou entender que o Senhor está me provocando a trilhar um caminho de milagres. Levanto-me hoje para reconstruir o altar em ruínas, colocar as pedras em ordem, colocar a minha casa em ordem, limpar a minha casa, e te peço Deus abra as comportas do céu. Deus hoje levanto e como e sigo a minha jornada, abro mão de todas as cavernas espirituais, quero deixar a capa, quero deixar legado, marcar a minha geração, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii










Veja outras devocionais aqui

comentários