Lendo a Bíblia TODA em um ano - 21/06/2018 - 172º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.


Hoje vamos encerrar o livro de I Reis, e como Deus ministrou ao meu coração neste livro! Amanhã iniciaremos o livro de II Reis e já estou em grande expectativa para o que Deus fará.

Lembrando que estamos lendo a bíblia em ordem cronológica, logo faremos algumas pausas no livro de II Reis para estudar alguns livros dos profetas menores, fique atento.

Pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar I Reis 20, 21 e 22

I Reis 20 - Não faça aliança com o inimigo

Ele disse ao rei: "Assim diz o Senhor: ‘Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele’ ".

Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria.


O rei da Assíria se levanta contra Israel, contra Acabe, e algo inédito acontece, Acabe recorre aos profetas para vencer esta Batalha, quem sabe os eventos com Elias não tinham de alguma maneira o transformado.

Inicialmente o rei da Assíria pede tudo o que Acabe tinha, seus tesouros, suas mulheres, e ele entrega de imediato, dando a entender que não via possibilidade de vitória sobre o reino da Assíria.

Mas o rei da Assíria cresce ao ver a vulnerabilidade de Acabe e afirma que tomaria posse de Samaria, que entraria em sua casa, não havia acordo de paz, e agora sim Acabe reage.

Acabe declara guerra ao rei da Assíria, e como dito acima desta vez escuta o profeta de Deus.

Nessa ocasião, um profeta foi até Acabe, rei de Israel, e anunciou: "Assim diz o Senhor: ‘Vê este exército enorme? Hoje eu o entregarei nas suas mãos, e então você saberá que eu sou o Senhor’ ".
"Mas quem fará isso? ", perguntou Acabe. O profeta respondeu: "Assim diz o Senhor: ‘Os jovens soldados dos líderes das províncias o farão’ ". "E quem começará a batalha? ", perguntou. O profeta respondeu: "Você".
Então Acabe convocou os jovens soldados dos líderes das províncias, duzentos e trinta e dois homens. Em seguida reuniu o restante dos israelitas, sete mil ao todo.

Acabe vence esta primeira etapa, mas o rei da Assíria, e alguns dos seus cavaleiros fogem, no entanto, Acabe segue ouvindo a voz profética da parte de Deus.

O homem de Deus foi ao rei de Israel e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Como os arameus pensam que o Senhor é um deus das montanhas e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme nas suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor’ ".

Durante sete dias estiveram acampados em frente um do outro, e no sétimo dia entraram em combate. Num só dia os israelitas mataram cem mil soldados de infantaria arameus.


Quando o rei da Assíria viu que tinha perdido a Batalha, ouvindo que os reis de Israel costumavam ser misericordiosos, foi á procura de misericórdia por parte de Acabe, que acaba fazendo uma aliança com seu inimigo.

"Devolverei as cidades que o meu pai tomou do teu pai", ofereceu Ben-Hadade. "Tu poderás estabelecer os teus próprios mercados em Damasco, como fez meu pai em Samaria. " Acabe disse: "Mediante um tratado, libertarei você". Então fizeram um tratado, e Acabe o deixou ir.



Acabe toma uma medida política, humana e racional, ele acredita que este tratado impediria a Síria de voltar a atacar Israel, não confiou no Deus que tinha dado a ele a vitória, se Deus entregou os Sírios desta vez em sua mão, daria quantas vezes fossem necessárias, mas Acabe se precipita.

Esta decisão de Acabe acaba custando sua própria vida e seu próprio Reino "é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele".

Pasme, Israel acaba sendo eliminado um século mais tarde pela Síria, e o próprio Acabe é morto em um confronto com a Síria três anos depois (I Reis 22.32-37).

A aliança feita por Acabe com seu inimigo custou bem caro, na verdade custou sua própria vida.

Cuidado com quem faz aliança, não faça alianças indevidas, não faça alianças com inimigos.

Decida não fazer acordo com inimigos, mas os elimine completamente da sua vida.

Quando Faraó quis fazer acordo com Moisés pedindo que deixasse os animais, a resposta de Moisés foi "não tem acordo, nem uma unha ficará" (Êxodo 10.26).

Quantas pessoas fazendo acordo com o inimigo, cedendo para o inimigo, levante-se hoje mesmo em poder, e elimine da sua casa, do seu ministério, todos os seus inimigos, quebre os acordos com os inimigos, não faça aliança com inimigos, lembrando que nossos inimigos não são pessoas, mas são principados e potestades (Efésios 6.12)


I Reis 21 - Não negocie a sua vinha


Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais! "


Neste texto Acabe se comporta como uma criança mimada que não pode ouvir um "não", e mais do que mimada demonstrou ser caprichoso, capaz de qualquer coisa para obter o que queria, ainda que para isso tenha que dar carta branca a Jezabel sua esposa.

Nabote tem uma vinha e Acabe está de olho nela, e quer fazer dela uma horta, em troca pagaria o valor da vinha ou ainda segundo ele, daria algo melhor, mas Nabote não está á venda, ele não negocia o inegociável.

A vinha de Nabote era sua herança, seus pais tinham trabalhado em sua vinha, tinha suor, sacrifício, legado, raízes, e ele não iria penhorar tudo isso por capricho de um rei mimado.

Acabe chega em casa e recusasse a comer, Jezabel assume as dores de Acabe e cria um plano maligno, onde Nabote seria caluniado, e apedrejado, ou seja, Jezabel planeja o assassinato de Nabote.

Quando Acabe soube da morte de Nabote correu para se apropriar da vinha dele, como uma criança corre para pegar um doce, mas Deus está vendo tudo, Acabe mais uma vez esquece que tem Deus em Israel.

Novamente Elias se levanta e tem um novo recado para Acabe veja...

Assim diz o Senhor: Você assassinou um homem e ainda se apossou de sua propriedade? E acrescentou: Assim diz o Senhor: No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue"


Deus afirma por intermédio de Elias que Acabe tal como Jeroboão e Baasa teria toda a sua descendência eliminada da terra.

Diante da Palavra Profética de Elias, Acabe se humilha e isso faz com que Deus adie sua punição.

"Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho".



Nabote morre pela sua vinha, mas não negocia sua herança, não negocia sua vinha!

A vinha produz uva, que pisado, vira vinho, símbolo de alegria.

Acabes aparecerão ao longo da sua caminhada e desejarão tomar sua vinha, sua alegria, sua força, sua paz, mas decida não negociar o inegociável, proteja a sua vinha, proteja a sua herança.


I Reis 22 - Cuidado com falsas profecias

O rei então ordenou: "Enviem Micaías de volta a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei,

e digam: ‘Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança’ ".
Micaías declarou: "Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio". E acrescentou: "Ouçam o que estou dizendo, todos vocês! "


Neste momento o filho de Asa, Josafá está no trono de Judá, no Reino do Sul, e ele segue os passos do seu pai...

Em tudo andou nos caminhos de seu pai Asa, e não se desviou deles; fez o que o Senhor aprova. Contudo, não acabou com os altares idólatras, nos quais o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso.



Josafá livrou o país dos prostitutos cultuais que restaram depois do reinado de Asa.

Três anos depois Josafá procura Acabe inconformado com o fato de estar cedendo Ramote- Gileade para a Síria, ele não se conformava com o acordo de paz, e afirmou que se uniria a Acabe, ao reino do Norte para vencer a Síria, no entanto, Josafá pede a Acabe que peça primeiro conselho do Senhor.

Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: "Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".



Só que estes 400 profetas profetizaram mentira, na verdade Acabe seria morto nesta Batalha.

Josafá insiste "não tem mais nenhum profeta em Israel?", Acabe afirma que tinha Micaías, mas ele o odiava porque sempre profetizava coisas ruins a seu respeito.

Micaías fala que os 400 profetas estão mentindo e que se Acabe fosse para a Batalha contra a Síria não voltaria! Acabe manda prender o profeta e a deixá-lo a pão e água até que voltasse, só não sabia que não voltaria.

Acabe morre no campo de batalha e seu filho Acazias assume o seu trono, que segue os passos de seu pai e de sua mãe, veja...

Acazias, filho de Acabe, tornou-se rei de Israel em Samaria no décimo sétimo ano do reinado de Josafá, rei de Judá, e reinou dois anos sobre Israel.

Fez o que o Senhor reprova, pois andou nos caminhos de seu pai e de sua mãe e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que fez Israel pecar.
Prestou culto a Baal e adorou-o, e provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, como o seu pai tinha feito.


Acabe vai para a Batalha confiando em 400 profecias mentirosas, e despreza a única profecia real, e isso porque era muito dura.

Eu prefiro ouvir uma profecia dura que salve a minha vida, do que 400 profecias mentirosas que me façam morrer em campo de Batalha.

Diante de um discurso duro de Jesus a multidão começou a dispersas, mas os discípulos permanecem e perguntam "para onde iremos se só Tu tens as Palavras de vida eterna?"

Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? 
Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus".


Não mude sua profecia para agradar Acabe, profetize o que Deus mandar profetiza, Jesus não muda sua profecia ao ver a multidão dispersar, e Micaías enfrenta a prisão mas não retira a sua profecia.

Por outro lado, tenha cuidado com Profecias mentirosas que tudo o que querem é mexer com seu ego, ouça Palavras Proféticas comprometidas com a verdade, ainda que doam, não negocie a verdade.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia decido que não farei aliança com o inimigo, não farei acordo com o inimigo, mas como Moisés declaro que nem uma unha ficará. Decido ainda neste dia que não negociarei a minha vinha, não negociarei o inegociável. Não quero ser guiado por profecias mentirosas, mas quero ser guiado por profecias fundamentadas na verdade, ainda que doa, ainda que machuque, permanecerei na verdade, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixe de ver...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 

Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii




Veja outras devocionais aqui

comentários