Lendo a Bíblia TODA em um ano - 26/07/2018 - 207º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.


Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de II Reis e terminaremos no dia 04/08/2018, mas como tenho explicado seguimos uma ordem cronológica, por isso temos parado dentro do contexto do texto para estudar alguns profetas.

Estamos no momento estudando Isaías e encerraremos no dia 28/07/2018 ou seja, em apenas 2 diasIsaías é chamado por muitos estudiosos de Profeta Messiânico pois em muitas das suas profecias fala com detalhes do nascimento, vida e morte do Messias, então é uma riqueza, uma joia deixada por Deus para nós.

Dito isto ... Pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar Isaías 58, 59 e 60

Isaías 58 - O jejum que Deus deseja

"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.

O povo de Israel estava fazendo um jejum que não estava atraindo a atenção de Deus, não era o que Ele desejava.

Quantas vezes entregamos a Deus atitudes, adoração, jejuns, crentes que estamos agradando a Deus quando na verdade Deus não está recebendo.

Até dar esmola se não for com a motivação correta pode desagradar a Deus (Mateus 6.3), precisamos aprender a orar (Mateus 6.6-7) e precisamos aprender a jejuar (Mateus 6.16-18).

O povo de Israel estava oferecendo a Deus um jejum que não estava o agradando, e aqui Deus fala do jejum que desejava receber...

Deus afirma que o jejum que queria era...

1. Soltar as correntes da injustiça;
Tenho falado que a definição de justiça do mundo nada tem a ver com a justiça do céu! Para o mundo se alguém te fizer mal é "justo" que pague com mal, mas o céu vai dizer "pague o mal com bem" (Romanos 12.21).

2. Desatar as cordas do jugo;
Jugo eram juntas de bois usadas para fazer com que andassem no mesmo passo arando a terra, mas também era uma espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos nas batalhas.

No sentido figurado jugo entre alguns significados é domínio, opressão e sujeição.

Este texto fala que o jejum que Deus espera de nós é desatar as cordas do jugo, e no hebraico a palavra PERDÃO é soltar, deixar livre, libertar.

No tempo de Jesus roma subjugava os judeus, e os judeus acreditavam que o Messias iria destruir o jugo romano, agora o Messias desce á terra e anuncia a necessidade de desatar as cordas do jugo, ou seja, soltar o jugo, deixar livre, PERDOAR.

Quando não perdoamos alguém a nossa alma fica presa, a falta de perdão é como alguém tomar veneno á espera que seu ofensor morra. O perdão é o antídoto para o veneno tomado.

Ao perdoar o jugo do que foi ferido é solto imediatamente, ele fica LIVRE. 

Caso precise neste dia perdoar alguém, faça isto imediatamente, e então desatará o jugo que te prende, acabará com toda a opressão, sentirá sua alma livre.

Perdoar pode ser uma tarefa muito difícil e dolorosa para muitos, e somente em Cristo podemos conseguir o desatar de todo jugo, veja...

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Troque hoje o jugo da raiz de amargura, ressentimento, falta de perdão, pelo jugo suave de Jesus, seu fardo é leve, e Nele terá conseguirá desatar todas as amarras do inferno, e desfrutará de um tempo de descanso para a sua alma.

3. Pôr em liberdade os oprimidos;
Quantas pessoas do nosso lado oprimidas, sem paz, sem alegria, desistindo de viver, o jejum que Deus deseja é que libertemos os oprimidos, que anunciemos o ano aceitável do Senhor, que toquemos a trombeta, anunciando que o Reino de Deus chegou.

No ano de jubileu, a cada 50 anos, era o ano aceitável do Senhor, onde aqueles que tinham sido escravizados como pagamento de dívidas poderiam ser livres, e os que tinham perdido sua terra por causa de dívida voltavam para a sua terra, era o ano aceitável do Senhor, imagine a alegria destes oprimidos ao escutar o som da trombeta (Levítico 25.8-10/ Isaías 61.1).

Jesus anuncia que chegou o ano aceitável do Senhor, e precisamos anunciar as boas notícias a todos que ainda estão oprimidos (Lucas 4.18-21), precisamos ser a voz que clama no deserto, preparando o caminho do Senhor.

4. Compartilhar sua comida com os famintos;
Não somente a comida física como a espiritual, é tempo de saciarmos a fome dos famintos, Jesus continua dizendo "alimente-os vocês!" (Marcos 6.37).

5. Abrigar o pobre desamparado;
O jejum que Deus deseja é que abriguemos o pobre desamparado, e creio que todo cristão deveria viver a experiência de cuidar de um morador de rua.

Precisamos cuidar de um querido ou querida que mora em nossa rua, mas está em desespero pois não tem como sustentar a sua casa, que precisa dar para seus filhos uma água com açúcar para que suportem passar a noite, pois não tem como os alimentar.

Não podemos ser amantes de nós mesmos (II Timóteo 3.2), precisamos estar atentos ao clamor dos pobres desamparados, não podemos deixar os órfãos e viúvas nos esperando

6. Vestir o nu que você encontrou;
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mimMateus 25:41-45

Este era o ministério de Dorcas e precisa ser o ministério da Igreja vestir aqueles que precisam...

Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elasAtos 9:39

7. Não se recuse a ajudar o próximo.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17

As promessas para quem pratica este jejum é...

1. Prontamente será curado;
Quantas pessoas dentro dos templos enfermos no corpo e na alma, pois não tem feito o jejum que Deus deseja.

2. Clamará e Deus responderá, gritará por socorro e Deus o ouvirá, se eliminar o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
Precisamos tirar o jugo opressor, desatar o jugo, perdoar, tirar o dedo acusador, queremos ser perdoados, mas não queremos perdoar, na oração do Pai Nosso oramos "perdoa a nossas dívidas ASSIM COMO perdoamos os nossos devedores."

Precisamos abrir mão da falsidade no falar, precisamos ser verdadeiros, transparentes, perdoar não somente de palavra, mas de todo o coração, então ao clamarmos Deus nos responderá e ao gritarmos por socorro Deus nos ouvirá.

3. O Senhor o guiará constantemente;
Se fizermos o jejum que Deus deseja não ficaremos sem direção, mas ouviremos uma voz atrás de nós dizendo "Este é o caminho ande por ele" (Isaías 30.21)

4. Satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol;
Em uma terra desértica, ressequida, ainda assim Deus satisfará seus desejos, a exemplo do cuidado com o povo de Israel, se preciso for fará brotar água da rocha (Números 20.11).

5. Fortalecerá seus ossos;
Um dos sintomas sentidos por Davi quando estava em pecado é que seus ossos se secaram (Salmos 32.3), mas se fizermos o jejum que Deus deseja Ele fortalecerá os nossos ossos.

6. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam;
Quando estamos longe de Deus nosso jardim não é regado, fica seco e o solo quebradiço, as fontes secam, a esperança e o vigor acaba, mas para aqueles que praticam o jejum que Deus deseja não faltam fontes, e seu jardim é bem regado por Deus, Aleluia!

7. Viverá um tempo de restituição.
Deus termina falando que se parassem com o jejum que estavam praticando, um jejum que terminava com discussões, com rixas, brigas de socos brutais, então Deus os restituiria o que tinham perdido. Quantos são assim, fazem jejum de comida, mas não fazem jejum de língua, seguem ferindo aqueles que estão á sua volta.

Em um tempo onde o jejum tem sido uma temática tão discutida, alguns afirmam que o jejum caiu no novo testamento, não precisamos mais jejuar, outros trocam o jejum de comida, por coisas, "jejum de coca cola, pizza, coxinha, internet, WhatsApp", eu acredito que precisamos fazer o jejum que Deus deseja.

Faço jejum sim, pratico o jejum de comida mantendo a água, mas note o jejum está em alta, o tal do "jejum intermitente", então o jejum vai muito além do que comer ou não comer, o jejum é um tempo onde mortificamos a carne e todo este tempo é dedicado única e exclusivamente a Deus, é assim que vejo o jejum.

Quero, no entanto, afirmar que mais do que discutir o que devemos ou não comer no período de jejum, precisamos começar a ver á luz da bíblia o jejum que Deus deseja.


VOCÊ SERÁ CHAMADO REPARADOR DE MUROS, RESTAURADOR DE RUAS E MORADIAS.
A última promessa que quero destacar aqui é que a pessoa que faz o jejum que Deus deseja é chamada reparadora de muros! Perceba que a nação fazia um jejum que terminava em brigas, em divisões, ao invés de serem reparador de muros, estavam destruindo muros.

Os muros servem para segurança da nação, para segurança da casa, mas a bíblia afirma que uma casa divida não subsiste (Marcos 3.25), ou seja, os muros caem, mas Deus estava chamando a nação a como no tempo de Neemias reparar os muros.

Seremos restaurador de ruas, as ruas nos ajudam a ter acesso a lugares, mas existem pessoas que quebram os acessos, destroem todos os seus relacionamentos, hoje e tempo de repararmos a segurança dos nossos relacionamentos e restaurarmos os nossos relacionamentos.


Isaías 59 - Somente "EU" posso me afastar de Deus

Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

Isaías está dizendo Deus não permite que passem o que estão passando porque não tem poder de os salvar, Deus tem poder para salvar, seus braços não estão curtos e Ele não está surdo.

Deus não os salvava por causa dos pecados que cometeram e estavam cometendo, o pecado de Israel fazia com que Deus escondesse o seu rosto e não ouvisse a nação.

Quantos hoje culpando o inferno, culpando pessoas por situações adversas que estão enfrentando, mas veja o texto abaixo...

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
...
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Não podemos culpar nada e ninguém por nosso afastamento de Deus, pois o único que pode se afastar de Deus sou "eu", os pecados da nação afastavam Deus.

Não deixo de pecar porque tenho medo do inferno, fujo da prática do pecado porque não consigo viver longe de Deus, porque não quero que vire de mim o seu rosto e quero que escute as minhas orações.



Isaías 60 - Brilhe

"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.
Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.
As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.

Jesus afirma que devemos ser a luz para este mundo, veja...

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

No versículo 16 de Mateus 5 tem a chave de como brilhar nesta geração, de como brilhar, ser luz neste tempo, devo fazer isto com as minhas boas obras, ao perceberem as minhas ações glorificarão a Deus! Ou seja, somos o farol para este tempo.

A lua não tem luz própria, só a vemos quando está iluminada pelo Sol, assim também a nossa luz vem de Deus que reflete em nós e nós refletimos sobre esta terra.

Isaías vai dizer que Deus já refletiu em nós a sua Glória por isso devemos nos levantar e brilhar, que as nações nos vejam brilhar, que nossas ações sejam reflexo de Deus, revelem Deus.

Sempre digo aos meus filhos antes de ir para a escola "Sejam luz, sejam bons alunos e bons amigos, toda a vez que fazem uma coisa feia apagam a luz e deixam todos no escuro, decidam brilhar"


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero fazer o jejum que o Senhor deseja, um jejum que vá muito além do que comer ou não comer, mas um jejum que glorifique o Teu nome. Deus quero ainda abrir mão de todo o pecado que me afasta da Ti e que impede que me ouças. Quero ser a luz para as nações, reflete em mim sua Glória cada vez mais a cada dia, e que possa refletir esta luz para todos que estão á minha volta, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 


Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii








Veja outras devocionais aqui

comentários