Lendo a Bíblia TODA em um ano - 03/08/2018 - 215º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.

Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Estamos estudando o livro de II Reis e terminaremos amanhã.

 Fizemos algumas pausas para estudar alguns livros de profetas que exerceram ministério neste mesmo período uma vez que estamos lendo a bíblia em ordem cronológica, ontem estudamos Sofonias e hoje estudaremos Habacuque, pois foram contemporâneos.

Como Habacuque só tem 3 capítulos, encerraremos ele hoje mesmo, então pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar Habacuque 1, 2 e 3

Habacuque viveu anos antes do exílio Babilônico. 

Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem.
Habacuque 1:6

A bíblia não fala muito sobre Habacuque, seu livro fala sobre uma conversa entre Habacuque e Deus fascinante e enriquecedora vamos estudá-la.

Habacuque 1 - Até quando?

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças



Habacuque inicia a sua fala com um questionamento que possivelmente você amigo leitor já a fez "Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças?", você já sentiu que sua oração não estava sendo escutada? Não estava fazendo nenhuma diferença?

Habacuque denunciava em oração dias de violência, possivelmente estava testemunhando o reinado de Manassés uma vez que a maioria dos estudiosos concordam que Habacuque foi contemporâneo de Sofonias, e a bíblia afirma que no reinado de Manassés derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um lado a outro (II Reis 21.16).

Habacuque denuncia dias de injustiça, maldade, destruição, dias em que a lei se enfraquece, a lei dada por Deus a Moisés estava sendo ignorada, o povo estava distanciando de Deus.

Deus mostra a Habacuque a chegada da Babilônia e de como iriam levar cativos de forma vergonhosa o povo de Israel, veja...


Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?
Tornaste os homens como peixes do mar, como animais, que não são governados por ninguém.
Esses ímpios puxam a todos com anzóis, apanham-nos em suas redes e nelas os arrastam; então alegram-se e exultam.

Diante da iminente chegada da Babilônia Habacuque questiona "porque toleras esses perversos?", ou seja, "porque vais permitir o exílio Babilônico?" E ele fala da crueldade com que a Babilônia usava para capturar seus inimigos, a exemplo do próprio Manassés que foi levado cativo com um anzol no nariz, veja...

Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia.
2 Crônicas 33:11

A pergunta de Habacuque "porque permites?" é respondida no texto abaixo...

O Senhor falou a Manassés e a seu povo, mas não lhe deram atenção.


Deus não interfere no livre arbítrio do homem, Ele faz de tudo para chamar a nossa atenção, usa seus profetas, sua Palavra, revela seu amor de inúmeras maneiras, inclusive enviando seu único filho para nos salvar (João 3.16), agora se o homem escolher permanecer longe de Deus Ele não interfere.

Israel estava colocando Deus para fora da nação com suas atitudes pecaminosas e questionava como Babilônia conseguiu entrar??

A resposta á primeira pergunta "até quando?" dependia da mudança de Israel, Deus responderia e mudaria todo o quadro da história de Israel se houvesse arrependimento, se abandonassem a violência, injustiça, idolatria, era tempo de arrependimento.

Lembro de quando entrei em meu quarto com o meu casamento por um fio por causa de abusos sexuais sofridos na infância e pedi "Deus faça alguma coisa, até quando?", e então Deus me disse que dependia de mim, precisava abrir mão da dor, das feridas, perdoar e permitir que Deus restaurasse a minha terra.

Decidi perdoar, abrir mão das dores, decidi ser feliz, decidi receber a cura de Deus, entregar a Deus as feridas e recebi o óleo de alegria e o exílio teve fim!!!

Hoje Deus te pergunta "Até quando? Até quando vou falar e você não vai me dar atenção? Se você quiser e permitir posso restaurar a sua terra."

Conheço inúmeras pessoas que escolhem permanecer cativos, subjugadas, humilhadas, envergonhadas, escolhem a morte, mas meu desejo hoje é que você possa escolher a VIDA.

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam




Habacuque 2 - Escreva a visão

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.

Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente.
Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará".

Habacuque conclui sua oração e se posiciona como uma sentinela sobre a muralha aguardando uma resposta para as suas queixas, e aqui está a primeira lição do capítulo.

Somos muito rápidos a sair da presença de Deus, não aguardamos para obter resposta, dizemos "em nome de Jesus, amém", saímos e não aguardamos.

Falamos, reclamamos, murmuramos, pedimos, e então dizemos "em nome de Jesus, amém" e saímos sem ouvir a voz de Deus.

Outros até ficam, mas por pouco tempo, saem muito cedo da sentinela, não conseguem aguardar, são imediatistas, mas precisamos aprender com Moisés que precisa aguardar sete dias no monte para então ouvir Deus falar, veja...

Quando Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte,
e a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia o Senhor chamou Moisés do interior da nuvem.
Êxodo 24:15,16

A primeira pergunta que tenho para te fazer é quanto tempo tem aguardado de sentinela? Ao terminar a oração você permanece em sentinela aguardando para ouvir a voz de Deus ou sai logo?

Deus manda Habacuque escrever a visão! Quando preciso me lembrar de algo escrevo, quando não escrevo corro risco de esquecer, e Israel constantemente esquecia o que Deus fazia.

Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água.
Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara.
E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: "Que beberemos? "

Veja Deus acaba de abrir o mar vermelho, livra o povo de Israel com mão forte do Egito, envia 10 pragas, 3 dias depois prova Israel, e eles esquecem a grandeza de Deus, Israel reclama, a questão é o Deus que abriu o mar, não transformaria as águas amargas em água potável? Sem dúvida que sim, e na verdade foi isso que aconteceu.

Perceba não foram 3 meses depois, 3 anos depois, 3 dias depois Israel já tinha esquecido a Grandeza de Deus.

Quantas vezes Deus tem nos livrado com mão forte, nos abençoado, em seguida passamos por alguma situação adversa e reclamamos, murmuramos, nos esquecemos, a ordem do dia é ESCREVA, não se esqueça! Que possamos orar como o Salmista.

Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!
Salmos 103:2

Vai a dica, creio que já a dei no passado, mas vale relembrar!

Compre um caderno, cole na capa uma foto linda da sua família com o título "registro de bênçãos", e ESCREVA diariamente todas as bênçãos, livramentos, promessas recebidas! Nos tempos de dor, de dificuldade, de provação, abra e leia isso alimentará a sua fé, e a propósito foi esta a resposta dada por Deus a Habacuque.


o justo pela sua fé viverá.
Habacuque 2:4

Deus é Deus e está no controle de todas as coisas, está no controle de toda a terra, das nações, Ele está vendo tudo o que acontece e a seu tempo as nações seriam punidas.

Habacuque precisava confiar e descansar na certeza de que Deus estava cuidando de tudo, estava cuidando da nação, mesmo sem entender Habacuque deveria confiar, precisava exercitar a sua FÉ.

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".


Neste dia fique de sentinela até ouvir a voz de Deus, escreva a visão, as bênçãos e promessas de Deus, não se esqueça da grandeza de Deus, e lembre-se precisamos ser movidos por fé e não por vista, embora hoje não entenda, somente creia que Deus está no controle de todas as coisas.

Habacuque 3 - Andando em lugares altos

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas.

Esta oração conclui de uma forma extraordinária, Habacuque inicia questionando "até quando?", escuta Deus o chamando a razão "o justo viverá da fé Habacuque", e então faz esta declaração lindíssima muito usada em canções e pregações.

Esta é uma declaração poderosa de fé! Habacuque estava afirmando que não importava o que acontecesse, as circunstâncias, ainda que tudo faltasse, ainda assim ele iria se alegrar, pois a sua força estava em Deus que o habilitava a andar em lugares altos, ou seja, que o fazia andar acima de todas as adversidades.

Esta declaração é muito parecida com a declaração de Paulo em Filipenses veja...

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.

Precisamos aprender com Habacuque que mesmo diante de um cenário terrível declara sua confiança em Deus, quando o apóstolo Paulo faz a declaração de Filipenses 4 estava na prisão, ainda assim em Filipenses 4.4 conclama a Igreja a se alegrar...

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!


Confiar quando tudo vai bem é fácil, confiar quando está saindo bem não é complicado, mas confiar em meio ás adversidade exige fé, confiança, mas lembre-se o justo viver por fé, então seja fortalecido neste dia pelo Senhor e permita que Ele te faça andar em lugares altos.

Nos lugares altos é onde precisamos estar! A primeira coisa que meus filhos pedem quando se machucam ou estão com medo é colo, eles pedem para ir para um lugar alto, pois no colo se sentem seguros! No lugar alto temos paz em meio ás guerras, em meio ás lutas, corra para o lugar alto.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia escolho a vida, escolho perdoar, escolho o fim do exílio, decido ser feliz. Neste dia fico de sentinela até ouvir a Tua voz, escrevo a visão, as bênçãos e promessas de Deus, não me esquecerei da grandeza de Deus, embora hoje não entenda creio que estás no controle de todas as coisas. Declaro que me alegrarei e confiarei em qualquer circunstância, pois o Senhor é a minha força e me habilita a andar em lugares altos, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!!
Não deixem de ver DE JEITO NENHUM...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 


Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii





Veja outras devocionais aqui

comentários