Lendo a Bíblia TODA em um ano - 04/08/2018 - 216º Dia


O projeto Café com Vida Diária virou um livro, um livro de cabeceira, que te enriquecerá ao longo de 365 dias...


LER A BÍBLIA TODA em um ano de forma didática e prática, deliciosamente agora é possível...

Devocionais diárias enriquecedoras que te encorajarão, e te ensinarão ao longo de todo ano...

Pode começar a qualquer tempo, abra no dia em que está, conte 01 ano e terá lido a bíblia TODA.

Este projeto que já faz parte de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil agora vira livro.

Edição Limitada.

Para fazer a pré venda envie um WhatsApp para (21) 98781-6355 e faça sua reserva, faça sua reserva agora e pague somente no ato da entrega.

Hoje vamos terminar o livro de II Reis depois de inúmeras pausas. 

II Reis foi um livro extremamente impactante e que nos marcou de uma forma sobrenatural.

Amanhã estudaremos Obadias trata-se de um livro de somente 01 capítulo, por isso encerraremos amanhã mesmo.

Vamos ainda iniciar o estudo do livro de Jeremias que terminará no dia 20/08/2018.

 Então pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar II Reis 22, 23, 24 e 25

II Reis 22 - O Livro encontrado

O sacerdote Hilquias entregou-me um livro". E Safã o leu para o rei.
Assim que o rei ouviu as palavras do livro da Lei, rasgou suas vestes

Este capítulo fala do reinado do último rei piedoso de Judá, o último rei que fez o que Deus aprovava, um rei que foi alcançado pelo poder de um Livro, o poder da Palavra, e o impacto foi tão grande que fez com que iniciasse uma reforma espiritual em Judá.

Josias começou a reinar muito cedo, com apenas 8 anos de idade e reinou 31 anos em Jerusalém.

No décimo oitavo ano do seu reinado Josias enviou o seu secretário Safã ao templo do Senhor para intermediar junto ao sumo sacerdote Hilquias o reparo do templo do Senhor, e aqui já demonstra o zelo de Josias para com Deus.

Ao chegar ao templo Hilquias avisa Safã que achou um livro, e entrega para que ele o mostre ao rei Josias.

Safã lê o livro ao rei Josias e assim que termina de ouvir as Palavras do livro rasga as suas vestes, pois percebe o quanto Israel estava distante da vontade de Deus.

O rei Josias pediu que consultassem a Deus, pois ele entendeu que Deus estava irado com Israel por causa da desobediência ao livro encontrado. 

Deus usa a profetiza Hulda para falar com Josias que traria desgraça sobre Israel e seus habitantes, porque o abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, mas como Josias tinha aberto o coração e se humilhado diante do Senhor, os olhos dele não viriam toda essa desgraça, só aconteceria depois da sua morte.

Veja o impacto que o livro da lei de Moisés teve para o rei Josias!

A pergunta do dia é qual o impacto que a Palavra de Deus tem tido para a sua vida?

A Palavra precisa ter impacto sobre nossas vidas, precisa gerar arrependimento, como gerou no coração de Josias! Ao ler o Livro ele rasga as suas vestes, sente a dor pela nação.

A Bíblia não pode ser um livro comum, mas precisa ser visto como um tesouro, precisamos permitir que ela nos lápide a cada página.

Quantos ao encontrar com o Livro, com a Bíblia, leem, ouvem a Palavra como Josias, mas não faz nenhuma diferença, não causa nenhum impacto, mas que neste dia possamos meditar na Palavra de Deus com a mesma devoção do rei Josias.


Isaías 23 - Não basta só rasgar vestes

Depois o rei subiu ao templo do Senhor acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em voz alta todas as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no templo do Senhor.

Muitos param no rasgar as vestes, mas logo se esquecem e seguem seus dias como se nunca tivessem escutado as Palavras do Livro Sagrado, mas Josias foi além do ouvir, ele não somente ouviu, mas praticou, mas foi movido pelas Palavras do Livro lido.

Na verdade em Joel Deus pede que o povo rasgue o seu coração e não as suas vestes (Joel 2.13).

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

A primeira atitude de Josias foi reunir todo povo do mais simples ao mais importante e leu para eles em voz alta o Livro que tinha o impactado tanto.

Na presença do Senhor Josias fez uma aliança comprometendo-se a seguir ao Senhor e a O obedecer de todo coração, de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos e todo povo se comprometeu com ele.

O rei deu ordem para que Hilquias, os sacerdotes auxiliares e os guardas das portas retirassem do templo do Senhor todos os utensílios feitos para Baal e Aserá e para todos os exércitos celestes, queimou tudo fora de Jerusalém.

Josias eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimar incenso nos altares idólatras.

Também derrubou as acomodações dos prostitutos cultuais que ficavam no templo do Senhor, onde as mulheres teciam para Aserá, veja o nível da depravação do povo de Deus.

Derrubou os altares idólatras junto às portas, também profanou Tofete para que ninguém pudesse usá-lo para queimar seu filho ou filha em sacrifício a Moloque.

Acabou com os cavalos que tinham sido consagrados ao sol e queimou as carruagens consagradas ao sol.

Josias ordenou que todo o povo celebrasse a Páscoa ao Senhor, conforme estava escrito no Livro da Aliança, como o povo estava longe de Deus não é mesmo? 

Veja que grande reforma Josias fez, eliminou os médiuns, os espíritas, os ídolos da família, os ídolos e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém.

A Bíblia afirma que antes nem depois de Josias houve rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo coração, de toda alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.

Josias foi filho de Amom. Amom tinha 22 de idade quando começou a reinar e reinou dois anos em Jerusalém, ele fez o que Senhor reprovava à semelhança de Manassés que foi como vimos um rei terrível, mas ao contrário de Manassés não se humilhou diante do Senhor, ele acabou assassinado por seus oficiais, o povo mata esses oficiais e levantam Josias rei.

Veja o legado de Josias, seu avô tinha superado em maldade todos os demais reis, seu pai segue os passos do avô, mas em seu reinado conheceu um Livro Sagrado que o revoluciona e faz com que revolucione toda a nação.

Josias morre em um confronto contra o rei do Egito, o povo levanta o filho de Josias Jeoacaz como rei. Jeocaz tinha 23 anos quando começa a reinar, mas reina só 3 meses em Jerusalém, e neste curto tempo de reinado Jeoacaz fez o que o Senhor reprova, isso mesmo ele não segue o legado do seu pai, não segue os passos do seu pai.

Jeoacaz foi preso pelo rei do Egito e acaba morrendo lá, e impôs a Judá um tributo de 3 toneladas e meia de prata e 35 quilos de ouro.

O rei do Egito coloca Eliaquim filho de Josias como rei e muda seu nome de Eliaquim para Jeoaquim. Jeoaquim pagou o tributo a Faraó. Jeoaquim reinou tinha 25 anos quando começou a reinar e reinou por 11 anos em Jerusalém, mas em seu reinado também fez o que o Senhor reprovava, ele também não segue os passos do seu pai.

Josias durante toda a sua vida foi consumido pelo zelo de Deus e pela a sua Palavra, limpando a nação, como disse acima ele não ficou só no rasgar as vestes.

Josias tinha tudo para ter um reinado terrível, seu legado foi pecaminoso, mas ele muda a história, ao contrário seus filhos tinham um exemplo lindíssimo a seguir, mas ainda assim resolvem seguir o exemplo das nações pagãs.

Que neste dia possamos deixar o zelo por Deus e pela sua Palavra nos consumir, e possamos ler esta Palavra em voz alta para a nossa família em cultos devocionais, possamos limpar o que precisa ser limpo em nossas casas, e ainda que até aqui este não seja o seu legado, que seus pais não tenham feito isso com você decida mudar a sua história.


Isaías 24 - Consequências

Com certeza isto aconteceu a Judá conforme a ordem do Senhor, a fim de removê-los da sua presença, por causa de todos os pecados que Manassés cometeu,
inclusive o derramamento de sangue inocente. Pois ele havia enchido Jerusalém de sangue inocente, e o Senhor não o quis perdoar.

Durante o reinado de Jeoaquim, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu o país, e Jeoaquim tornasse seu vassalo por 3 anos, ou seja, tornou-se dependente pagando a ele tributo.

Agora veja, a Bíblia afirma que o Senhor envia tropas babilônicas, aramaicas, moabitas e amonitas, para destruir Judá por causa dos pecados do rei Manassés, por causa do sangue inocente que tinha derramado, ele tinha enchido Jerusalém de sangue inocente e o Senhor não o quis perdoar.

Agora entenda comigo, em II Crônicas 33.10-13, vamos ver que depois que Manassés é preso com um gancho no nariz e algemas de bronze, em sua angústia na Babilônia ele busca o favor do Senhor, se humilha diante de Deus, e O SENHOR O OUVE ATENDENDO O SEU PEDIDO.

Deus traz de volta Manassés a Jerusalém e a seu reino, e ele reconhece que o Senhor é Deus.

Ao voltar tira do templo do Senhor os deuses estrangeiros e a imagem que tinha colocado lá, bem como joga fora da cidade todos os altares idólatras que tinha construído na colina do templo e em Jerusalém. Manassés restaura o altar do Senhor e oferece sacrifícios de comunhão e ofertas de gratidão, ordenando a Judá que servisse o Senhor, Deus de Israel.

Perceba que Deus o ouviu, mas as consequências dos seus atos foram mantidas, Deus perdoa, mas a lei da semeadura não é ignorada por Deus, as consequências dos atos ficam.

Quantas vezes fiz algo que percebi ser errado, pedi perdão a Deus, sei e senti que fui perdoada, mas ainda assim sofri a consequência dos meus atos, e na verdade seria injusto se não fosse assim.

Quando meus filhos cometem um delito eu os perdoou com todo o coração, e na verdade jamais conseguiria reter a eles o perdão, não importa o que façam, mas preciso os corrigir, não posso ignorar os seus atos do contrário vou acabar os perdendo, eles vão ficando cada vez piores.

Veja o exemplo de Moisés que é perdoado por Deus por ferir a rocha (Números 20.11-12), mas é punido, não pode entrar na terra da promessa, somente conseguiu olhar para ela, veja...

Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra do outro lado do Jordão, a bela região montanhosa e o Líbano! 
Todavia, por causa de vocês, o Senhor irou-se contra mim e não quis me atender. "Basta", ele disse. "Não me fale mais sobre isso.
Suba ao ponto mais alto do Pisga e olhe para o Oeste, para o Norte, para o Sul, e para o Leste. Veja a terra com os seus próprios olhos, pois você não atravessará o Jordão.

Muitos brincam com a graça de Deus, comentem pecados de forma desenfreada alegando "Deus é amor, Deus é misericordioso, Ele perdoa", entenda que Ele te perdoa, mas as consequências dos seus atos não serão impedidas, por isso Deus te ama tão intensamente e não quer que sofra com a consequência do pecado que pede "Fihinhos não pequeis" (I João 2.1).


Isaías 25 - Cuidado com quem senta à sua mesa

Mas no sétimo mês, Ismael, filho de Netanias e neto de Elisama, que tinha sangue real, foi com dez homens e assassinou Gedalias e os judeus e os babilônios que estavam com ele em Mispá.
Então todo o povo, desde as crianças até os velhos, juntamente com os líderes do exército, fugiram para o Egito, com medo dos babilônios.
2 Reis 25:25,26

Depois da rebelião de Zedequias, Nabuconosor levanta Gedalias para ser governador do povo que havia ficado em Judá. Gedalias acaba assassinado por Ismael e 10 homens que se aliaram a ele.

Este assassinato é relato com detalhes em Jeremias 41 caso queira vá até lá e depois volte aqui!

Ismael tinha sangue real e tinha sido um dos oficiais do rei, ele mata Gedalias enquanto comiam juntos.

Perceba como Ismael é traiçoeiro! Você não permite que sente á sua mesa alguém que não seja da sua confiança não é mesmo? Então veja que Ismael conquistou a confiança de Gedalias e depois a traiu.

No meio da refeição Ismael e os dez homens que estavam com ele se levantaram e feriram à espada Gedalias, mataram ainda todos os judeus que estavam com ele em Mispá, bem como os soldados Babilônios que ali estavam.

No dia seguinte ao assassinato antes que alguém soubesse 80 homens que haviam rapado a barba, rasgado suas roupas e feito cortes no corpo, vieram de Siquém, de Siló e de Samaria, trazendo ofertas de cereal e incenso para oferecer no templo do Senhor.

Ismael foi encontro deles chorando e disse "vou levar vocês para Gedalias", mas quando entraram na cidade os mataram e os atiraram numa cisterna.

Somente 10 se salvaram , pois afirmaram ter trigo e cevada, azeite e mel escondidos em um campo, ou seja, foram poupados por interesse.

O alerta do dia é cuidado com senta á sua mesa, lembre-se que Jesus comeu á mesa com Judas, no caso de Jesus, Ele sabia quem era Judas, conhecia seu coração, não estava enganado, e na verdade era necessário que fosse vendido para que se cumprisse as escrituras (Zacarias 11.12).

"Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.
O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele que o trai! "

Precisamos pedir a Deus discernimento para saber quem pode sentar á nossa mesa desta maneira evitaremos muitas lágrimas.


Vamos orar???

Senhor Jesus me impacta com a sua Palavra, quero ser consumida pelo zelo pela Tua Palavra. Mais do que rasgar as vestes quero rasgar o meu coração, quero ouvir e praticar a Tua Palavra. Senhor que eu possa fazer uma semeadura segundo a Tua vontade para que não colha amanhã lágrimas, consequências amargas. Por favor, me dê discernimento para saber quem pode sentar comigo á minha mesa, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo!!
Não deixem de ver...



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 


Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii






Veja outras devocionais aqui

comentários