Lendo a Bíblia TODA em um ano - 05/04/2018 - 95º Dia


Bem vindos ao 94º dia do projeto Café com Vida Diária!!!

Estamos estudando o livro de II Samuel e tem sido simplesmente impactante.

Amanhã 06/04/2018 será a nossa live do mesversário, lembrando que este mês iremos comemorar em nosso canal do youtube, ás 21.30horas.

Aproveite já aperte no link abaixo, inscreva-se em nosso canal e aperte o sininho para saber quando estivermos ao vivo!


Agora vamooos lá!!!!


Hoje vamos estudar II Samuel 5, 6, 7 e 8 

II Samuel 5 - Tempo de espera

Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom, e ele fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel.
Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos.
2 Samuel 5:3,4

Is-Bosete morreu e agora todas as autoridades de Israel vão ao encontro de Davi em Hebrom e ali é ungido rei de todo Israel.

Davi tinha 30 anos quando começou a reinar, mas muito antes Samuel já tinha o separado, Davi precisou passar pelo tempo de espera.

O tempo de espera, também é o tempo de preparo, no tempo de espera Davi precisou matar leões, ursos, gigante, fugiu inúmeras vezes de Saul, lutou inúmeras batalhas, e agora finalmente a promessa se cumpriu!

Quantos não conseguem passar por este tempo de espera, desistem diante dos leões, dos ursos, dos gigantes, ou acabam entregando-se no campo da Batalha, MAS VALE A PENA MANTER-SE FIRME NO TEMPO DE ESPERA!

Cuidado com o imediatismo, Davi precisou esperar anos e anos e anos, até á promessa cumprir-se em sua vida!

Deus entrega a promessa e depois nos prepara para recebê-la, lute para não perder-se no processo!



II Samuel 6 - Trazendo a arca

De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo.
Ele e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus, arca sobre a qual é invocado o nome do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins acima dela.
2 Samuel 6:1,2


A primeira medida de Davi como rei foi buscar a arca de Deus!

A arca representava a presença de Deus, Davi sabia que o segredo do seu reinado seria a presença de Deus.

O que adianta ter os palácios se não tem a presença?

Davi falha no primeiro momento, veja...

Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado.

A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.
Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá.
Naquele dia, Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor? "

Quantas vezes nos preocupamos com a presença? Quantas vezes nos preocupamos em trazer a presença de Deus para a nossa casa, para todas as áreas da nossa vida??

Muitos vivem  só de aparência, mas no fundo não passam de sepulcros caiados.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.


Uzá tinha a intenção correta, mas a forma foi errada! Muitos agem assim a intenção até é atrair a presença de Deus, a intenção é boa, mas querem o fazer da forma errada! Somente pela cruz podemos nos aproximar da sua presença, todo caminho que não passa pela cruz nos matará, a intenção pode até ser boa, mas erraremos o caminho e isso provocará a morte.

A morte de Uzá fez com que Davi desistisse da arca, veja...

Por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate.

A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família.
E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus

A presença de Deus é tudo o que precisamos, durante os 3 meses que a arca ficou na casa de Obede-Edom o Senhor abençoou toda a sua família e tudo o que possuía.

Quantas famílias abrindo mão da presença e por isso colocando a benção de Deus para fora das suas casas.

Davi ao ouvir o que Deus tinha feito na casa de Obede-Edom por causa da arca, desejou novamente trazer a arca.

Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo.

Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,
enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.


Finalmente Davi consegue trazer a arca, como? A cada seis passos ele entregava um sacrifício, sacrificou, e dançou com todas as suas forças, tudo isso com som de gritos de alegria, trombetas, grande festaaa!!

O problema é que não queremos pagar o preço para atrair a presença de Deus, não queremos sacrificar o nosso tempo, nossos dias, abrir mão do que nos afasta de Deus! Foram inúmeros os sacrifícios oferecidos por Davi para que a arca voltasse para Israel...

É TEMPO DE LUTARMOS PELA PRESENÇA MANIFESTA DE DEUS EM NOSSA VIDA, AINDA QUE ISSO REPRESENTE SACRIFICAR NOSSAS VONTADES PESSOAIS, NOSSO TEMPO!

Que hoje possamos entender a urgência de ter a presença de Deus manifesta em todas as áreas da nossa vida.


II Samuel 7 - Uma casa para Deus

O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor.
Certo dia ele disse ao profeta Natã: "Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca do Senhor permanece numa simples tenda".

Davi está em seu palácio, desfrutando de um tempo de paz (Deus prepara este tempo de paz creia...), pois Deus tinha dado descanso de todos os seus inimigos ao redor, e ele se preocupa com a presença de Deus! Ele pensa "como posso eu morar em um palácio e a ARCA PERMANECER EM UMA SIMPLES TENDA?"

Veja o relacionamento que vai além de interesse, não é um relacionamento sanguessuga..

"Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê! ’, gritam elas. "Há três coisas que nunca estão satisfeitas, quatro que nunca dizem: ‘É o bastante! ’:


Hoje muitos aproximam-se de Deus pensando somente no que podem receber, estão sempre dizendo "Me dá, me dá!", mas quantas vezes como o homem segundo o coração de Deus, aproximaram-se de Deus desejando DAR, desejando AGRADAR?

Este desejo agrada o coração de Deus, veja...


Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.

Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

Davi deseja fazer uma casa para Deus, e Deus diz "Seu filho fará uma casa para mim, e eu farei uma casa eterna para você, seu trono será estabelecido para sempre".

Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre".

Quando cuidamos do Reino Deus cuida de nós, Deus cuida de quem vai além de um relacionamento de interesse! Que nesse dia possamos nos preocupar com o que podemos DAR, em como agradar o coração de Deus!



II Samuel 8 - A vitória vem de Deus

O Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.


Davi venceu inúmeras batalhas em seu reinado, na verdade o versículo 14 vai afirmar que Deus dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.

Davi consultava a Deus sempre antes das Batalhas, Deus dava as estratégias e Davi cumpria á risca, resultado Deus dava a vitória! 

Deus lutava com Davi suas batalhas, ele não lutava sozinho, no entanto, muitos insistem em andar sozinhos.

Que neste dia possamos entender a necessidade de ter Deus ao nosso lado, e para isso não saia para nenhuma Batalha sem antes saber de Deus a estratégia, dependa EXCLUSIVAMENTE do Senhor. 


Vamos orar???

Senhor Jesus, me ajude a não me perder no tempo de espera, que possa no tempo de espera permitir que Deus me faça crescer, que me prepare para receber a promessa. Deus neste dia não abro mão da tua presença, e para isso sacrificarei o que for preciso! Deus não quero um relacionamento inspirado na sanguessuga, quero neste dia me preocupar com o que posso te dar, em agradar o seu coração! Deus lute comigo as minhas batalhas, eu reconheço que sem Ti não tenho como ter vitória, em nome de Jesus, Amém!



Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii





Veja outras devocionais aqui

comentários