Lendo a Bíblia TODA em um ano - 05/08/2018 - 217º Dia



CAFÉ COM VIDA DIÁRIA

Um projeto que uniu centenas de pessoas dentro e fora do Brasil para ler a bíblia em 01 ano de forma prática, didática, sem deixar de ser profunda.

Ao longo de todo o meu ministério pessoas até mesmo em lágrimas me procuraram falando de seu desejo em meditar na Palavra, mas por mais que se esforçassem não conseguiam, não entendiam, não fazia sentido.

Na virada do ano de 2017 para 2018 Deus me fez sonhar com este projeto.

Em madrugadas com Deus, sendo impactada pelo Espírito Santo a cada página, com muito conteúdo, nasceu o CAFÉ COM VIDA DIÁRIA, um livro para ficar com você diariamente, para ser ministrado ao longo de todo ano.

Ele vem em formato de apostila, com capa dura, em alta qualidade de impressão e com quase 400 páginas de muito conteúdo para você, uma joia, uma verdadeira riqueza que Deus nos deu.


Para você que fez a pré reserva está apostila será entregue por 40 reais e quem quiser adquirir agora o preço dela é 50 reais.
Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp 21 98781-6355


Ontem encerramos o livro de II Reis, um livro extremamente impactante e que nos marcou de uma forma sobrenatural.

Hoje estudaremos Obadias trata-se de um livro de somente 01 capítulo, por isso encerraremos hoje mesmo, e vamos iniciar o estudo do livro de Jeremias que terminará no dia 20/08/2018.

 Então pegue sua xícara de café, chá, ou quem sabe um suco refrescante, pegue sua bíblia, seu caderno de anotações, sente na primeira fila e deixe Deus falar ao seu coração.

Vamos lá???


Hoje vamos estudar Obadias e Jeremias 1 e 2

Obadias 1 - O perigo do rancor

Por causa da violenta matança que você fez contra o seu irmão Jacó, você será coberto de vergonha e eliminado para sempre.
No dia em que você ficou por perto, quando estrangeiros roubaram os bens dele, e estranhos entraram por suas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, você fez exatamente como eles.
Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado com a destruição do povo de Judá; não devia ter falado com arrogância no dia da sua aflição.
Não devia ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade; nem devia ter ficado alegre com o sofrimento dele no dia da sua ruína; nem ter roubado a riqueza dele no dia da sua desgraça.
Obadias 1.10-13


Obadias significa servo de Iavé, segundo alguns estudiosos profetizou após a invasão de Nabucodonosor e depois da destruição do templo de Salomão.

Obadias era um nome muito comum na Bíblia, são citados pelo menos dez (I Crônicas 3.21, 7.3, 8.38, 9.16 e 44, 27.19, Neemias 11.17, 12.25, II Crônicas 17.17,  34.12, Esdras 8.9, Neemias 10.5, I Reis 18.3) Obadias no Velho Testamento.

A tradição judaica, no Talmude Babilônico afirma que o profeta Obadias foi o servo de Acabe que escondeu cem profetas em duas cavernas (Leia I Reis 18.3-16), porém por uma questão cronológica esta afirmação é reprovada pela maioria.

O livro de Obadias possui somente 21 versículos, trata-se de uma denúncia a Edom, descendentes de Esaú, também chamados de Edomitas.

Como visto em Gênesis 27.41, depois de Jacó enganar Esaú os dois irmãos tiveram seu relacionamento afetado, a ponto de Jacó ter que fugir de Esaú que ameaçava matá-lo, mas em Gênesis 33 vemos como foi linda a reconciliação destes irmãos, que depois de algum tempo se abraçam e se beijam liberando assim o perdão.

O que devia ter ficado ali, no entanto, foi levado à frente pelos descendentes de Esaú, o rancor em seus corações foi alimentado, e a reconciliação foi ignorada.

O país estava sendo destruído pela Babilônia e os Edomitas que eram irmãos de Israel não apenas negavam ajuda, como se uniram aos adversários do seu irmão Israel para ajudar a destruir, e faziam isso por rancor, por falta de perdão.

Edom alegrou-se no dia da destruição do seu irmão Israel e se aliou aos seus inimigos, e por isso Deus dá a sentença, os Edomitas seriam eliminados da terra, não existiriam mais.

Não haverá sobreviventes da descendência de Esaú”, declara o SENHOR.
Obadias 1.18

O rancor é um veneno que mata quem o guarda em seu coração, é uma falta de perdão perpetuada, que como câncer cresce cada vez mais a cada dia.

Sem que a pessoa perceba ela vai morrendo pouco a pouco, vai perdendo a sensibilidade do Espírito Santo pouco a pouco.

Então um dia sem que perceba começa a desejar que o ofensor sofra como sofreu, sinta o que sentiu, começa a crescer dentro dela o desejo de vingança.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12.19-21



Obadias confirma que Judá atraiu o mal que estava vivendo sobre si, mas que neste momento Edom não podia ter se aproveitado para se vingar, para se virar contra o seu irmão e negar ajuda. Pior ainda, aliar-se a quem estava destruindo seu irmão, rir-se das suas feridas e dores.

Neste dia quero que analise o seu coração, abra mão de todo rancor, toda falta de perdão!

Quantas vezes irmãos nos ferem dentro da Igreja, e então quando caiem, pecam, ficam expostos, como Cam com o seu pai, ao invés de cobrirmos a sua nudez, por rancor, acabamos expondo a pessoa que tanto nos feriu (Gênesis 9.22).

Alguém com um sorriso nos lábios e no coração afirma:"está colhendo o que plantou".

O que Deus espera de nós é que não retribuamos o mal com mal, que abramos mão de todo o rancor, da falta de perdão, e no dia em que nosso irmão estiver caído, por mais que nos tenha ferido, o levantemos, o abracemos e tratemos das suas feridas.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Mateus 5.44-47


Neste dia decida amar e cuidar daqueles que te machucam e te ferem. Tenho aprendido que pessoas feridas ferem! No momento em que uma pessoa ferida me fere, tenho duas escolhas a fazer:

1. Perpetuar a ferida, devolvendo a ferida feita e ferindo igualmente aqueles que estão à minha volta.

2. Ser o remédio para esta pessoa ferida, que uma vez tratada não irá ferir mais ninguém.

Faça como o Samaritano de Lucas 10, ao encontrar uma pessoa ferida, doente, no seu caminho, vá até ao chão quantas vezes for necessário, 70x7 se for necessário (Mateus 18.22) e seja o remédio que ela precisa, aplique em suas feridas azeite e vinho.


Jeremias 1 - O chamado

E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias? " "Vejo o ramo de uma amendoeira", respondi.
O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra".
Jeremias 1.11,12


Jeremias é chamado por muitos de "profeta chorão", tendo em vista a sua narrativa dramática, mas quero pontuar fatos que revelam que na verdade ele foi humano, e possivelmente em seu lugar agiríamos da mesma maneira ou ainda pior.

Filho de Hilquias, de uma família de sacerdotes, recebeu um chamado para ser profeta em meio ao caos, e com profecias duras, profecias que denunciavam e sentenciam a nação de Israel, Deus o avisa que não será fácil, que sua mensagem seria rejeitada, mas promete proteção.

Jeremias iniciou o seu ministério no reinado de Josias, no momento em que estava fazendo reformas, estava lutando para levar o povo para adorar a Deus novamente, mas o povo insistiu na idolatria, no dia da morte de Josias, o profeta Jeremias compôs um canto de lamento para ele, veja...

Jeremias compôs um cântico de lamento em homenagem a Josias, e até hoje todos os cantores e cantoras homenageiam Josias com cânticos de lamento. Estes se tornaram uma tradição em Israel e estão escritos na Coletânea das Lamentações.
II Crônicas 35.25


Depois da morte de Josias, Jeremias seguiu o seu ministério avisando que o castigo esta próximo, mas por três reinados foi ignorado.

Jeremias vivenciou o cumprimento de parte das suas profecias, ele estava em Jerusalém quando Nabucodonosor a conquistou e a destruiu.

No décimo dia do quinto mês, no décimo nono ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, que servia o rei da Babilônia, veio a Jerusalém.
Ele incendiou o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Todo o edifício importante foi incendiado por ele.
Todo o exército babilônio, sob o comandante da guarda imperial, derrubou todos os muros em torno de Jerusalém.
Jeremias 52.12-14


Jeremias sente-se incapaz diante da missão, alega ser muito novo para executar o projeto de Deus para a sua vida. Projeto este estabelecido antes do ventre, mesmo antes de ser gerado no ventre da sua mãe.

A primeira coisa que aprendo é que Deus não gerou ninguém sem propósito, quando Deus nos fez foi com propósito! Sua vida foi gerada com um propósito!

Deus não te criou e depois se questionou: "O que farei com ele (ela)?", quando Ele te formou disse: "O farei para esta finalidade!"

Precisamos em Deus discernir os seus propósitos para a nossa vida.

Quando Jeremias descobriu o seu propósito sentiu-se impotente diante do chamado de Deus para a sua vida. Ele afirma: "Eu não sei falar, não passo de um menino".

Quantas vezes me senti assim diante dos desafios que apareciam no ministério.

Deus então o tranquiliza dizendo: "Eu colocarei as palavras em sua boca."

Se não fosse a certeza de que toda a Palavra que pronunciarei vem de Deus jamais conseguiria subir ao altar e ministrar, mas a certeza de que tudo o que falarei virá Dele, me encoraja.

Deus afirma que está autoridade a Jeremias, e não há nada melhor do que ver alguém exercer o seu ministério com autoridade, a autoridade de Deus valida o ministério.

Em seguida Deus dá algumas visões a Jeremias, quero destacar o ramo de uma amendoeira.

A amendoeira era a primeira árvore a florescer no final do inverno, anunciava o inicio da Primavera.

A vida é feita de estações, em alguns momentos sentimos que Inverno terrível, frio, chuvas, e procuramos um lugar para nos escondermos, e nos aquecermos, mas logo, em seguida vem a primavera, linda e florida, os pássaros de novo arriscam-se a voar, a Primavera vem sorrindo para nós.

Diante de todo contexto terrível que Israel vivia, Deus o fazia olhar para a amendoeira, que anunciava a chegada de uma nova estação, e enchia o coração do profeta de esperança!

Tão certo como a amendoeira apontava para o inicio da Primavera, Deus velaria sob a sua Palavra, o profeta podia confiar.

Hoje não importa o contexto que está vivendo, decida olhar para a amendoeira, pela fé veja o fim dessa estação e a chegada das promessas de Deus em sua vida.

E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra.
Jeremias 1.18

Jeremias mostrou-se frágil diante do chamado, estava amedrontado, inseguro diante do cenário, mas Deus estava dizendo: "Eu vou te fortalecer, você vai ser como uma cidade fortificada, como uma coluna de ferro, um muro de bronze".

Permita que neste dia Deus te fortalece diante dos desafios, diante do cenário.

Veja neste dia Deus fazendo de você uma cidade fortificada, que nada roube sua paz e alegria, que nada tire de você a esperança, tome a sua fé! Que o mal não possa entrar!

Que Deus possa fazer de você em sua casa e ministério uma coluna de ferro, e que sua vida possa ser um muro de bronze para aqueles que ama.



Jeremias 2 - Não contamine a sua terra

Eu trouxe vocês a uma terra fértil, para que comessem dos seus frutos e dos seus bons produtos. Entretanto, vocês contaminaram a minha terra; tornaram a minha herança repugnante.
Jeremias 2.7

Deus mandou Jeremias entregar uma denúncia séria à nação de Israel. Lembrava do seu tempo de fidelidade, quando era jovem, de um tempo que como noiva, Israel amava a Deus o seguia pelo deserto, mas agora trilhavam seus próprios caminhos.

Semelhantemente a Igreja de Éfeso recebeu a denúncia de ter perdido o primeiro amor (Apocalipse 2.4). Valorizamos muito o inicio e muitas vezes negligenciamos o fim, o povo tinha se perdido no processo, na caminhada.

Ao olhar para o passado o que percebe? Está melhor do que ontem, tem lido a Palavra e orado mais do que ontem? Tem amado e seguido a Deus hoje mais do que ontem? Deus lembra-se com saudades dos tempos passados de Israel, será que neste dia Deus tem saudades de um tempo que viveu ontem com Deus, ou hoje é ainda melhor?

Deus olha com espanto o fato de que as demais nações não trocavam os seus deuses, e nem eram deuses! Mas Israel servindo a Deus vivo, o trocou por deuses inúteis que não podiam fazer nada por eles. Trocaram a fonte de água viva, por cisternas rachadas que não retêm água.

Quantos trocando Deus por pessoas, por coisas, por outros deuses que nada podem fazer por eles, trocando Deus por uma promessa humana, colocando suas expectativas em cisternas rotas.

Agora Israel estava sofrendo, sendo devastada e Deus responsabiliza Israel por tudo o que estavam vivendo, o cenário vivido era fruto da escolha que tinham feito, escolheram abandonar a Deus. 


Voltaram para mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: ‘Vem salvar-nos’
Jeremias 2.27


Quantos são assim, abandonam Deus, a busca por Deus por intermédio da Palavra e oração, viram as costas para a casa de Deus, mas na hora da adversidade clamam "Vem salvar-nos".

Precisamos aprender a buscar a Deus antes que adversidade venha, então quando ela chegar não nos abalará, mas como dito a Jeremias seremos cidades fortificadas frente às adversidades.

Quero concluir com uma denúncia terrível, feita por Deus. Ele afirma que tirou o povo de um tempo de escravidão, trouxe para uma terra fértil, para comerem dos seus BONS PRODUTOS, mas aquilo que era para ser bênção, o povo transformou em maldição ao contaminar esta terra.

Quantas pessoas tem contaminado aquilo que Deus entrega em suas mãos. A família era para ser bênção, o ministério, o emprego, mas eles acabam não sabendo cuidar e acabam contaminando a terra, aquilo que era para ser motivo de sorrisos, passa a provocar lágrimas.

Que neste dia Deus nos ajude a conservar a nossa terra!
Aprenda a cuidar da terra que Deus entrega em suas mãos.


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia abro mão de todo rancor e da falta de perdão, não quero perpetuar feridas, mas quero tratar daqueles que encontro feridos no caminho. Quero olhar hoje para a amendoeira e renovar a minha esperança, lembrar que o Senhor vela pela sua Palavra e a sua tempo cumprirá em minha vida as suas promessas. Ajude-me a não contaminar a terra que entregou em minhas mãos, em nome de Jesus, amém!

Deixo vocês com este vídeo lindo!
Não deixem de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 


Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii




Veja outras devocionais aqui

comentários