Lendo a Bíblia TODA em um ano - 08/04/2018 - 98º Dia


Bem vindos ao 97º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Hoje vamos seguir com o estudo de II Samuel, faltam somente 02 dias para o encerrarmos e iniciaremos Salmos, pois como tenho dito, estamos lendo a bíblia em ordem cronológica.

A maioria das autorias dos Salmos foi atribuída a Davi, e como estudamos toda a sua trajetória será muito bom agora lermos seus salmos, nos ajudará na compreensão dos mesmos, os motivos que os levaram a escrever.

Salmos é sem dúvida o livro mais lido por todos, pois em muitos momentos parece que traduz nossa alma, então tente pensar como será MARAVILHOSO, estou muitoo animada...

São 150 Salmos por isso vamos passar todo o restante do mês estudando Salmos, encerraremos no dia 30/05/2018, ou seja, dedicaremos praticamente dois meses ao estudo aprofundando de Salmos, vai ser SENSACIONAL...

Agora vamooos lá!!!


Hoje vamos estudar II Samuel 16, 17 e 18

II Samuel 16 - Cuidado com o conselho de Aitofel

Então Absalão disse a Aitofel: "Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer? "

Aitofel respondeu: "Tenha relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou para tomar conta do palácio. Então todo o Israel ficará sabendo que te tornaste repugnante para teu pai, e todos os que estão contigo se encherão de coragem".
E assim armaram uma tenda no terraço do palácio para Absalão, e ele teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.
Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus.

Para Davi e Absalão os conselhos de Aitofel era como se fossem a palavra do próprio Deus, era como muitos dizem voz de Deus na terra, eles confiavam em Aitofel, mas Aitofel perdeu a sensibilidade, contaminou o seu coração, e o próprio Davi orou para que fosse assim, veja...

Quando informaram a Davi que Aitofel era um dos conspiradores que apoiavam Absalão, Davi orou: "Ó Senhor, transforma em loucura os conselhos de Aitofel".



Eu valorizo muito conselhos, e tenho inúmeros conselheiros de minha máxima confiança, mas em última instância não tomo nenhuma decisão sem ouvir o PRÓPRIO DEUS, sem dúvida Deus é o meu melhor amigo, e meu maior conselheiro.

Davi nos ensina isso, ele estava rodeado de conselheiros, mas quantas vezes ele tomava decisões contrárias aos conselhos recebidos, Davi era dependente de Deus, sempre procurava ouvir a Deus, e ele mesmo em seus salmos declara isso, veja...


Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!
Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.
Salmos 16:7,8

Ao subir aos céus Jesus disse "Não vos deixarei sozinhos, vos deixarei o consolador, o Espírito Santo, que os conduzirá a toda verdade, que os ensinará, os aconselhará, os orientará, levará á verdade" (João 16.13).

O Espírito Santo consola (João 14.16), orienta, sente ciúmes (Tiago 4.5), não abra mão da pessoa do Espírito Santo, não abra mão dos seus conselhos, Davi vai dizer...

O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.
Salmos 33:11

O primeiro princípio que tenho para ouvir ou não um conselho é analisar se ele concorda com a Palavra de Deus, se o conselho não concorda com a Palavra simplesmente o rejeito.

Quantos ouvindo conselho do Aitofel que não tem mais sensibilidade de Deus, "A fila anda", "vá embora, abandone", "olho por olho", etc... CUIDADO com conselhos que te afastam de Deus, escute quem te aproxima de Deus, 

O conselho maligno de Aitofel foi que Absalão pegasse 10 concubinas do seu pai, 10 mulheres do seu pai, que tinham ficado no palácio e dormisse com elas na frente da nação para que todos soubessem que ele estava contra Davi, um homem que joga o filho contra o pai, que o faz manchar a família nunca deveria ser ouvido.

Que Deus neste dia possa ser o nosso maior conselheiro, e que possamos ter cuidado com conselhos de Aitofel, conselhos que nos afastam de Deus.



II Samuel 17 - Suicídio de um profeta

Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão.

Aitofel era um ícone do seu tempo, como dito acima para Davi e Absalão ouvir Aitofel era como ouvir o próprio Deus (II Samuel 16.23).

Aitofel que era tão respeitado na nação, pelo governo, pelo rei, acaba se perdendo, e o pior não se encontra novamente.

Aconselha Absalão a dormir com as concubinas de Davi diante de todo Israel, e em seguida pede que Absalão o libere com 12 mil homens para matar Davi, mas neste momento de alguma forma Absalão percebe que Absalão tinha perdido a essência, não é mais o que era.

Absalão não segue o conselho de Aitofel e quando ele percebe isso, toma uma decisão terrível, veja...

Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem, e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai.

Nos últimos dias temos tido notícias de tantos líderes, homens e mulheres que eram ícones neste tempo, muitos os consideravam como voz de Deus na terra, e que por algum motivo, foram vencidos pelas circunstâncias e tiraram a sua vida.

Hoje quero falar, NÃO DESISTA DA SUA VIDA, lute, temos visto que a depressão tem sido o gigante de muitos líderes, procure ajuda, trate-se, ore, jejue, dedique tempo a fazer aquilo que te faz bem, cuide da sua saúde emocional, espiritual, não permita ser alguém que vai ganhar o mundo todo, mas perderá a sua própria alma.

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?


O pugilista não perde a luta porque cai e sim porque não levanta, não é mesmo???

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará

Pedro nega Jesus 3 vezes e depois da morte de Cristo, fica perdido, e volta atrás, volta á pesca de onde Jesus o tinha chamado (João 21), mas Jesus o encontra na beira do mar, ele não desiste de Pedro, e Pedro torna-se um dos maiores ícones da Igreja Primitiva.

Por favor, não desista da vida, caiu LEVANTA, lute pela vida, não desista dos planos e projetos de Deus para a sua vida, decida ser feliz hoje, decida cuidar de sua saúde emocional e espiritual.




II Samuel 18 - Morreria em seu lugar

E Joabe disse: "Não vou perder mais tempo com você". Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore.
E dez dos escudeiros de Joabe cercaram Absalão e acabaram de matá-lo.
A seguir Joabe tocou a trombeta para que o exército parasse de perseguir Israel, e assim deteve o exército.

Absalão teve um fim terrível, veja o perigo da raiz de amargura, uma família vivendo uma história de terror.

Começa com Amnon, filho mais velho de Davi violentando Tamar, irmã de Absalão, a omissão de Davi que gera a morte de Amnon.

Absalão foge durante 3 anos da ira do seu pai, quando volta o pai o ignora, o rejeita, tudo isso cresce no coração de Absalão que o faz perseguir o próprio pai, que terror!

Ainda assim Davi ama o filho e pede que ao encontrar com ele não o matem, mas Joabe não escuta Davi, e o mata, Davi está livre da perseguição do seu filho, alguém pode pensar que ele vai se alegrar com isso, mas NÃO, veja...

O rei perguntou ao cuxita: "O jovem Absalão está bem? " O cuxita respondeu: "Que os inimigos do rei meu senhor e todos que se levantam para lhe fazer mal acabem como aquele jovem! "
Então o rei, abalado, subiu ao quarto que ficava por cima da porta e chorou. Foi subindo e clamando: "Ah, meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho! "

A afirmação de Davi encheu meu coração, "quem me dera ter morrido em seu lugar"... e numa proporção MUITO MAIOR é assim que Deus nos vê!

É nisto que consiste o amor de Deus, não em que mereçamos o seu amor, ele simplesmente nos ama, e isso é GRAÇA, um favor IMERECIDO!

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós


Paulo perseguia os cristãos que seguiam a Cristo, e Jesus o encontra no caminho de Damasco, veja...

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Mas Jesus continua atraindo a atenção de Saulo, mesmo sendo perseguido, Ele não desiste, muda seu nome para Paulo, e o levanta como um dos maiores ícones da Igreja Perseguida!

O amor de Cristo por nós é incondicional, seu amor nos fascina, seu amor nos atrai, que amor é este???

Porque o amor de Cristo nos constrange


Jesus não apenas disse "eu morreria por você, eu morreria em seu lugar", ele morreu POR VOCÊ, ele morreu por nós, Aleluia!


Vamos orar???

Senhor Jesus neste dia quero Te ter como meu maior conselheiro, rejeito todo o conselho de Aitofel, todo conselho que me afasta da Tua presença. Haja o que houver quero lutar pela minha vida, não vou parar de lutar, não abro mão dos teus sonhos e planos para a minha vida. Eu te louvo porque o Senhor morreu em meu lugar, mesmo sem merecer, a Tua graça me alcançou, eu te louvo neste dia, em nome de Jesus Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindooo!!
Não deixem de ver...




Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii







Veja outras devocionais aqui

comentários